“SIM, NÓS PODEMOS.”
Esse que já foi o slogan de campanha do presidente Barack Obama, em sua primeira eleição, tinha o objetivo de encorajar aqueles que queriam vê-lo presidente, mas não acreditavam que um negro fosse capaz de chegar à Presidência da maior potência do planeta.
A campanha deu certo!
Aqui em Garanhuns, bem antes do Obama (rsrs), nós que trabalhamos na campanha do ex-prefeito Bartolomeu Quidute, utilizamos um slogan semelhante, mas que tinha o mesmo objetivo: “Bartolomeu Prefeito – É só a gente querer”. Naquela época o povo queria mudança, mas não acreditava que um médico de classe média, junto com um bando de sonhadores, fosse capaz de derrotar o candidato indicado pelo todo poderoso e bem avaliado ex-prefeito Ivo Amaral.
A campanha deu certo!
Em relação à campanha de deputado estadual desse ano, vejo Sivaldo numa situação parecida: estamos muito próximo de eleger um deputado da terra, mas ao mesmo tempo percebemos a falta de crença de alguns conterrâneos de que é possível sim, elegê-lo deputado e termos um bom representante de Garanhuns na Assembleia Legislativa do estado.
Sem nenhum demérito para os demais candidatos de Garanhuns, pelos quais tenho grande apreço, mas Sivaldo é (de longe) o que possui maiores chances de se eleger e também o mais preparado.
O próprio Liberato Costa Júnior, que ao longo dos seus 96 anos é considerado um dos grandes visionários da política pernambucana, o colocou em sua famosa lista como um dos que “estão na briga”. Lista esta da qual não consta o candidato do prefeito.
É uma pena que Garanhuns seja uma cidade tão cruel com seus filhos. Muitos daqui preferem acreditar (ou vender o voto) aos candidatos de Lajedo, Canhotinho, Águas Belas, São Bento do Una, Recife... do que ter a postura cívica e corajosa de eleger um legítimo e verdadeiro representante de sua própria terra. Parece até que temos um eterno complexo de inferioridade.
Além das dificuldades normais de uma campanha, de lutar contra a falta de recursos, a força dos candidatos detentores de mandato, nossos candidatos ainda enfrentam a pior de todas as barreiras, aquela que até o próprio Jesus Cristo sofreu na pele: a de não conseguir ser profeta em sua própria terra.
Muitos não percebem que ao desacreditarmos em nossos conterrâneos e votarmos nos “forasteiros”, estamos afundando o nosso próprio barco, ou seja, deixaremos nossa cidade sem nenhum representante junto ao Governo do Estado e junto ao Poder Legislativo Estadual.
Alexandre Marinho |
Jovem, corajoso, bom orador, experiente (já no seu 4º mandato de vereador), ex-presidente da Câmara dos Vereadores, atencioso com seus amigos e correligionários, apaixonado por Garanhuns, vive política 24 horas, acho que com essas características, Sivaldo está pronto para ser nosso deputado - num nível bem superior aos “aventureiros” que estão garimpando votos em nossa cidade.
Alexandre Marinho