segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Semana da Pessoa com Deficiência promove inclusão no IFPE Garanhuns



A inclusão das pessoas com necessidades específicas será o tema de oficinas, palestras, peça de teatro e apresentações musicais entre os dias 9 e 11 de setembro em Garanhuns. É a 2ª Semana da Pessoa com Deficiência, que terá atividades gratuitas e abertas ao público no Campus Garanhuns do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail napne@garanhuns.ifpe.edu.br ou no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Garanhuns do IFPE. Os interessados precisam informar nome, instituição, CPF, celular e a oficina pretendida, pois haverá entrega de certificados. 




Wiliene Souza, Coordenadora do Napne e organizadora do evento, destaca que o objetivo é proporcionar um espaço de conhecimento sobre as necessidades das pessoas com deficiência. “Queremos possibilitar o acolhimento, a convivência e inclusão de todos. Dessa forma, podemos eliminar as barreiras para a plena participação de todos na sociedade”, explica. 

ATIVIDADES - Sob o lema “Conhecendo para agir, mudando para incluir”, a programação começa na próxima terça-feira (9), às 9h30, com a apresentação de teatro musical com estudantes surdos da Escola Dom Juvêncio de Britto e palestra da Coordenadora de Políticas Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do IFPE, Alaíde Cavalcante, sobre o acesso à escolarização entre pessoas com deficiência. A programação ainda inclui oficinas de Libras promovidas por intérpretes do IFPE e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

O segundo dia abordará o processo de ensino entre pessoas com dificuldade de aprendizagem, em oficina destinada a professores, que será oferecida pelo Centro de Reabilitação e Educação Especial Lions Clube de Garanhuns. A Faculdade Asces, de Caruaru, também participa com palestra sobre atividade física adaptada. No último dia (11), o Campus também recebe apresentação musical da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garanhuns e oficina de Braille oferecida pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP).

O Campus Garanhuns do IFPE fica localizado na Rua Padre Agobar Valença, s/n, no Bairro Severiano de Moraes Filho. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site http://garanhuns.ifpe.edu.br.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.