quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aécio é melhor no Debate do SBT



Se no debate da Band a presidente Dilma surpreendeu Aécio e levou a melhor, o senador mineiro mudou a estratégia e venceu o debate do SBT, que acabou agora a pouco, num horário de matinê, começou às 18h e findou pouco antes das 19:30h. Os outros têm sido tarde da noite.  

No primeiro debate Dilma estava concentrada e levou uma agressividade que surpreendeu Aécio, deixando o candidato do PSDB sempre na defensiva. Quase não tergiversou nem gaguejou, estava com o discurso pronto e foi melhor. 

No debate do SBT, Dilma não trouxe nada de novo, bateu nas mesmas teclas: Aeroporto de Cláudio, Bolsa-família, Lei Seca, FHC, etc. 

Diferente do debate anterior, Aécio partiu para a ofensiva, deu respostas rápidas sobre os assuntos perguntados e usou o restante do tempo para desconstruir Dilma e seu governo, que estava desconcentrada, sem conseguir acuar Aécio como fez na Band. Aécio falou para a televisão e o rádio, pela força da Rádio Jovem Pan em São Paulo, que estava retransmitindo o debate. Também afirmou várias vezes que Dilma desrespeitava Minas Gerais em cada acusação. Os dois estados são os maiores colégios eleitorais do Brasil. Um exemplo de como a equipe de Aécio estudou a estratégia de Dilma e buscou respostas foi a questão sobre nepotismo. Dilma fez a mesma pergunta da Band, sobre irmã, tios e sobrinhos de Aécio em Minas Gerais. Aécio surpreendeu citando um irmão de Dilma, que foi contratado em uma prefeitura petista e nunca apareceu para trabalhar. Aécio disse que sua irmã fez um trabalho voluntário. "Minha irmã trabalhou sem receber. Seu irmão recebeu sem trabalhar".

Aécio também creditou a Dilma a campanha mais baixa da recente história eleitoral no Brasil, desde Fernando Collor. Levou uma série de notícias falsas que estão sendo divulgadas nas redes sociais pela campanha petista. "Vocês fizeram isto com Eduardo Campos. Fizeram com Marina. Mas comigo não".

Dilma usou o tempo de duas perguntas sobre o aeroporto de Cláudio-MG, que Aécio teria construído em uma fazenda de um tio. Aécio pegou de novo o tema da Petrobras, lembrando que todo dia tem novas denúncias.

Teve um momento que Aécio disse que a presidente estava presa nas escritas do marketeiro. Pareceu sim, sempre puxando os mesmos temas, com as mesmas frases, e sem conseguir sair da pressão colocada por Aécio, que usou melhor a televisão, interpelou com eficiência e não foi surpreendido.

Ao final, esta impressão que Aécio foi melhor, Dilma não imaginava que Aécio levaria novas respostas para as mesmas perguntas. Acabou desconcentrando, tanto é que deu a entrevista final, após o debate, e achou que estava sendo gravada, errou e pediu para recomeçar, não tinha como. 

QUEDA DE PRESSÃO: A presidente reclamou da pressão baixa durante a entrevista, e foi levada para uma cadeira para tomar um copo com água. Quis depois retomar a entrevista, mas já havia utilizado seu tempo durante a resposta anterior.

Para o próximo debate, Dilma deve partir pra cima e levantar a pressão... Pra cima de Aécio.


ENQUETE: O debate foi uma co-realização do SBT, Rádio Jovem Pan e Portal UOL, que está com uma enquete perguntando quem foi melhor. Neste momento, com mais de 110 mil votos, Aécio tem mais de 80% dos internautas.

É claro, não tem valor científico, mas dá uma ideia do que as pessoas acharam do debate.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.