O líder do PT no Senado, Humberto Costa, se reuniu no último sábado com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Julianeli Tolentino, com comerciantes e lideranças políticas da região do Araripe para discutir a implantação de um novo campus da universidade no município de Ouricuri, a cerca de 200 km de Petrolina. “O Araripe abriga cerca de 350 mil habitantes e tem um grande destaque nacional por conta da sua produção de gesso, então é uma região que precisa e tem potencial para receber uma universidade federal”, afirmou Humberto.
Após o encontro, o reitor da universidade se comprometeu a iniciar os estudos de viabilidade do campus, realizar audiências públicas e colocar a solicitação dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIVASF. “Temos que discutir a perspectiva de inserção dessa nova unidade de forma ampla. O primeiro passo a gente já está dando, que é colocar a proposta no nosso PDI deste ano, que vai ser apresentado ao MEC”, assegurou Julianeli.
Em outro momento, o senador ainda se reuniu com lideranças petistas de toda a região, em Petrolina. “Num momento como este, onde setores da elite tentam a todo o custo atrapalhar um governo que mudou a forma de governar, priorizando sempre os mais pobres no lugar dos mais ricos, é importante que a gente possa debater a conjuntura nacional, aprender com os erros e continuar trabalhando para mudar a vida das pessoas”, afirmou Humberto Costa.