A lua faz um percurso oval ao redor da Terra, e exatamente neste domingo estará em seu ponto mais próximo do nosso planeta, por isto, estará enorme, dando uma impressão de ter crescido, fenômeno chamado de Superlua.
Mas hoje será ainda mais especial, a Lua, que estará grande e luminosa, se vestirá de vermelho no final deste domingo (27) em um eclipse total, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033.
saiba mais
"As condições convergem para que seja um eclipse espetacular", garantiu o astrônomo Pascal Descamps, do Observatório de Paris, à agência AFP.
O eclipse total da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora, por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio.
Segundo o astônomo Cassio Barbosa, autor do blog Observatório, o Brasil estará em situação privilegiada para acompanhar o evento.
Aqui no agreste pernambucano, o tempo nesta tarde está aberto, com algumas nuvens. Muito provavelmente vai dar para apreciar o fenômeno, e pra galera das fotografias, captar umas belas imagens.