terça-feira, 15 de setembro de 2015

Prefeitos do Agreste de Pernambuco se unem contra a Crise Econômica



A CODEAM recebeu nesta terça-feira (15) prefeitos da região para debater a crise que toma conta das prefeituras. Foram ao todo 19 chefes de executivos municipais que demonstraram dificuldades em honrar compromissos.

O prefeito de Inajá e presidente da CODEAM, Leonardo Martins, coordenou o debate, que buscou diagnosticar quais os principais problemas, principalmente os que sejam comuns às administrações, e que medidas podem ser tomadas em conjunto.

O encontro contou também com a presença do deputado Álvaro Porto, que nesta segunda-feira já havia provocado uma audiência pública na ALEPE sobre o tema. No próximo dia 22 será a AMUPE, através de seu presidente, José Patriota, que reúne os prefeitos de Pernambuco com a mesma preocupação.

Dentre os problemas levantados estão os gastos com pessoal, principalmente contratados, repasses e gerenciamento dos Institutos de Previdência, atrasos e diminuições de recursos advindos dos Governos Estadual e Federal, dentre outros.

Um documentos será redigido contendo as várias sugestões para ser apreciado pelos prefeitos associados e ainda esta semana publicado nos meios de comunicação.

Podem acontecer manifestações mais contundentes para atrair as atenções da mídia e da população.

foto: Marcelo Jorge
Uma das sugestões é limitar os gastos com eventos, principalmente as grandes festas.

A mais contundente é cobrar dos governos estadual e federal que honrem os repasses, inclusive nos percentuais e períodos. A queda do FPM tem sido o principal problema, mas outras receitas também decaíram, o que está levando os municípios ao colapso administrativo.

A preocupação é também devido a este tipo de problema nem sempre chegar às populações, que debitam nos prefeitos os problemas gerados pela crise financeira nacional. Com as eleições de 2016 se aproximando, muitos dirigentes têm receio da repercussão negativa e o crescimento das oposições, que cresce nestes momentos de dificuldades. Como disse um dos prefeitos: "Eles não estão fazendo nada e a população acha que a culpa é da prefeitura e do prefeito".

Os prefeitos estarão juntos em entrevistas em rádios nos municípios e em outros momentos para mostrar unidade no enfrentamento à crise, e na cobrança, principalmente aos governos do estado e a União.

Neide Reino, prefeita de Capoeiras, lembrou que o pacote apresentado pelo Governo Federal em nada ajuda os municípios. Na verdade, pode ainda aumentar o problema, com a cobrança de novas taxas sobre a população e a queda de investimentos sociais. Ambas as medidas tiram dinheiro de circulação, principalmente nas camadas mais pobres da sociedade.

E o arrocho só está começando.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.