quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Exame de Biópsia da Próstata guiada por Ultrassom na UPAE Garanhuns beneficia população‏


A UPAE Garanhuns encerrou as atividades do Novembro Azul, mês de informação e combate ao Câncer de Próstata, com uma ação de atendimento inédita na unidade. 

Na última quinta-feira, 25 Pacientes, encaminhados pelos urologistas Dr. Guilherme Agra e Dr. Xisto Pessoa, fizeram o exame de Biópsia da Próstata guiada pro Ultrassom. Para os atendimentos, o médico urologista Dr. Ítalo Marcelo R. Nascimento se deslocou de Maceió para Garanhuns, para a realização dos exames.

Para a ação inédita, a UPAE precisou criar uma operação especial, como explica o chefe do setor de exames, enfermeiro Luiz Cezar; "Foram utilizadas duas salas, durante os dois expedientes. Com a equipe reforçada por outros setores" - afirmou.

O gestor da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, enaltece o trabalho desenvolvido e a importância do exame: "Trata-se de um exame recente, onde poucas instituições de saúde, inclusive particulares, têm neste momento para oferecer. Nossa unidade fez isto como uma campanha, onde atendemos 25 homens no mesmo dia, cujos exames laboratoriais mostraram grande possibilidade de desenvolver a doença. Desde a consulta até o exame, com diagnóstico, oferecemos tudo gratuitamente, agilizando o tratamento e, possivelmente, salvando vidas. Percebemos que a grande maioria dos nossos pacientes são pessoas simples, sem condições financeiras para pagar por consultas e exames, e ficamos felizes de poder oferecer esta oportunidade." - finaliza o gestor.


ENCAMINHAMENTOS REGIONAIS

Os pacientes da região buscaram atendimento nos Postos de Saúde, e depois, sendo verificada a necessidade de consulta com os especialistas, foram encaminhados para a UPAE Garanhuns.

Os médicos da unidade solicitaram exames, que foram realizados na própria UPAE. Nos casos que o PSA (Antígeno Prostático) apresentou alteração, foi agendado exame de Biópsia, e realizada na última quinta-feira (26).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.