quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Ranking dos Municípios pelo TCE de Pernambuco - Transparência

O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou, em forma de ranking, o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITM/PE), que avalia a situação dos Portais de Transparência das 184 prefeituras do Estado. 

O índice elaborado pelo TCE se baseou em 51 critérios, subdivididos em 149 subcritérios de avaliação, que incluíram, desde o conteúdo apresentado nos sites, até a utilização dos recursos tecnológicos exigidos pela LRF e Lei de Acesso à Informação.

O levantamento mostrou também que, apesar de os municípios cumprirem a exigência da lei de manter sites e portais, as informações disponibilizadas à população não atendem a um nível desejado de transparência, de acordo com os critérios estabelecidos pela metodologia criada pelo Tribunal.

O ranking não trata diretamente do conteúdo dos portais, mas as formas de disponibilização e os recursos utilizados, facilitando o acesso do usuário. Portanto, não entenda que o fato de estar bem posicionado ou mau posicionado não quer dizer diretamente que as contas estão em ordem ou desorganizadas.

Recife, como capital do estado, deu o bom exemplo de liderar, e ser a única considerada em nível desejado.

Dos municípios da nossa região, merecem destaques positivos: Canhoeirinha (3º), Garanhuns (4º), Lajedo (10º), Bom Conselho (12º), São João (15º), Jurema (17º), Lagoa do Ouro (18º).

São destaques negativos: Correntes (176º), Capoeiras (175º), Brejão (165º), Terezinha (152º) e Canhotinho (147º). Todas em nível crítico.

Para ver todas as informações e o ranking completo, clique aqui.

Mas vamos ao resultado dos 10 melhores e piores:


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.