quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

REPORTAGEM ESPECIAL: Pernambuco ganha o primeiro Centro de Software da Fiat Chrysler da América Latina‏

A unidade, instalada no Recife Antigo, integra complexo de inteligência da montadora no Estado



A inauguração do Centro de Software da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), nesta quarta-feira (02/11), no Recife Antigo, consolida Pernambuco como um dos principais polos de geração de tecnologia automotiva mundial. A unidade, que é a primeira da montadora com esse perfil na América Latina, integra o complexo de inteligência da FCA, composto por outras três estruturas que estarão funcionando em 2016. 

A complexidade do projeto e as perspectivas de desenvolvimento com mais inovação e criatividade que o acompanham foram exaltadas pelo governador Paulo Câmara, que prestigiou o evento. 

Atuando de forma integrada com outras unidades da fábrica italiana, o Centro de Software vai desenvolver programas que vão proporcionar maior eficiência energética, redução do consumo de combustível e da emissão de gases na atmosfera. 

Além do empreendimento localizado no bairro do Recife, o complexo tecnológico da FCA em Pernambuco é formado pelas unidades Projetos, Centro de Testes Veiculares e Campo de Provas. Somadas, as estruturas vão gerar 500 empregos. Atualmente, 210 pessoas já atuam no parque, que possui um investimento total de R$ 140 milhões. 

"Pernambuco, mais uma vez, entra na agenda do século XXI. A agenda da economia criativa, do conhecimento e do pensar. Esse é um centro que vai dar muito o que falar no segmento. Vamos extrair muitas coisas. Vamos ter o DNA pernambucano no futuro da industria automotiva, a partir de uma inovação que estamos apresentando hoje. Estou orgulhoso de fazer parte de um Estado, onde investir vale a pena. Um lugar onde as pessoas investem com confiança, e sabem que as coisas vão acontecer", afirmou Paulo Câmara. 

QUALIDADE - Ao enfatizar a qualidade encontrada na mão de obra pernambucana, Stefan Ketter, presidente da FCA para a América Latina, afirmou que o Porto Digital foi um dos principais atrativos para a implantação do centro."No Porto Digital, já foram formadas mais de 200 startups e a receita no momento está acima de um R$ 1 bilhão por ano. Essa unidade vai ser a quarta da FCA Mundial e nós temos confiança na mão de obra local", afirmou o executivo. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, a inauguração do centro representa o máximo aproveitamento do talento e da capacidade dos jovens pernambucanos. O gestor adiantou ainda que outras empresas já mostraram interesse no segmento. "As empresas que trabalham com a Fiat Chrysler, inclusive nessa área de teste, concepção e pesquisa, já estão conversando conosco. A instalação desse centro significa que nós estamos vivendo futuro da inovação ", ressaltou.

Para a implantação desse empreendimento, foram estabelecidas parcerias com oito instituições de ensino, das quais seis estão em Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PE) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE), além de um Programa de Residência com o C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. 

TALENTO - Na cerimônia, o governador Paulo Câmara foi apresentado ao jovem Saulo Vinicius, engenheiro eletrônico formado pela Universidade de Pernambuco (UPE). O recifense é um talento do Porto Digital que hoje faz parte do time da Fiat Chrysler Automobiles. 

Em sua fala, Saulo destacou que a presença da montadora italiana no bairro do Recife vai ser bastante proveitosa para os jovens pernambucanos. "Quando a Fiat escolheu o Porto Digital para implantar o Centro de Software, fiquei muito orgulhoso. Isso porque essa é uma área onde os jovens se sentem muito bem em trabalhar e acontece muita efervescência no campo da inovação", comentou. 

Para o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o empreendimento vai reforçar o parque tecnológico local. "A FCA vem fortalecer o nosso parque tecnológico. O Recife hoje é uma cidade que sonha em vender inteligência. Essa é a vocação do Recife. O talento da cultura se transformou no talento da economia criativa e da inovação", argumentou o gestor.

Crédito das Fotos: Roberto Pereira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.