quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

GARANHUNS: Exército na guerra ao Mosquito Aedes Aegypti



O Exército Brasileiro (EB) está participando do esforço nacional de combate ao mosquito AEDES AEGYPTI desde dezembro de 2015 e, devido ao crescente aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Microcefalia, intensificará suas ações.

A Força Terrestre, valendo-se da credibilidade e da confiança nela depositadas pela sociedade, de sua capilaridade, flexibilidade e prontidão, empregará todo o pessoal e o material disponível, no intuito de contribuir de forma efetiva neste momento de grande comoção da população.

Esta mobilização se desenvolverá em diferentes etapas, da seguinte forma:

- MUTIRÃO DA LIMPEZA - Conscientização e Motivação do Público Interno e Combate aos Focos de Proliferação do Mosquito nas Organizações Militares (OM). Iniciou no dia 29 de janeiro, com o término previsto para o dia 04 de fevereiro de 2016, quando todas as OM realizarão em suas áreas de responsabilidade uma intensificação das atividades de manutenção e limpeza, empregando todos os militares disponíveis, com a finalidade de eliminar os focos do mosquito que por ventura ainda existam.

Em Garanhuns, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realiza a limpeza em todas as instalações do quartel, áreas de instrução, bem como nas residências e áreas de lazer localizadas na Vila Militar, no bairro de Heliópolis, com o objetivo principal de eliminar os focos de proliferação de mosquitos, priorizando as áreas edificadas, tendo em vista que o agente transmissor é um mosquito de hábitos eminentemente urbanos. As ações seguirão até o próximo dia 04 de fevereiro.

- DIA NACIONAL DE ESCLARECIMENTO (Esclarecimento e Motivação da População) – etapa que acontecerá em 13 de fevereiro de 2016, com o objetivo de realizar um aprofundamento do nível de conscientização quanto à gravidade do problema e ao grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito. Juntamente com profissionais da área de saúde, todos os militares disponíveis do Exército atuarão em diversos municípios em todo o território nacional.

O 71º BI Mtz atuará em Garanhuns, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em diversos bairros da cidade. Os militares distribuirão à população material informativo contendo as medidas de prevenção e de combate ao mosquito. Ao mesmo tempo, passarão orientações às pessoas sobre a importância da participação de todos na campanha.

A ação poderá ser estendida a outros municípios, conforme as prioridades do Governo Estadual.

- MUTIRÃO DE ERRADICAÇÃO DE FOCOS DE PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO E DESCONTAMINAÇÃO (Erradicação de Focos de Proliferação do Mosquito nas Áreas Urbanas) – esta fase se desenvolverá no período de 15 a 19 de fevereiro de 2016, junto à população de áreas urbanas e de maior risco.
O Exército será empregado, nesta ação, em apoio às autoridades federais, estaduais e municipais, para o combate e a erradicação de focos do mosquito;

- CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO EM ESCOLAS (Conscientização e Motivação de Estudantes nas Escolas) – em data ainda a ser definida, o Exército integrará uma grande mobilização de orientação escolar, nas redes públicas e privadas, com o objetivo de ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada um dos brasileiros nesta “guerra” e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar dessa campanha nacional.

Militares do 71º BI Mtz visitarão escolas de Garanhuns, bem como de cidades vizinhas, a fim de levar informação, além de orientar e conscientizar os alunos, para que junto com seus familiares, entrem na campanha contra o Aedes Aegypti.

Outros esclarecimentos poderão ser obtidos junto à Seção de Comunicação Social do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado; por intermédio dos telefones (87) 3762-2000 Ramal 231 e (87) 99952-9332; ou, ainda, pelo e-mail: comsoc71@yahoo.com.br

EXÉRCITO BRASILEIRO
BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.