segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PESQUISA IBOPE: Lula pode ganhar eleição no primeiro turno



O IBOPE divulgou os resultados de sua primeira pesquisa da corrida eleitoral para presidente em 2018. Os números não diferem muito de outros institutos ao longo dos últimos meses. Mostram Lula disparado na frente, Bolsonaro consolidado em segundo. Marina em terceiro. O PSDB patinando entre Dória e Alckmin. E Ciro se colocando como alternativa a Lula.

O fato novo é a inclusão do showman Luciano Huck como provável candidato. A Folha de Pernambuco inclusive dá sua manchete nesta segunda-feira afirmando que o PPS, do ministro Raul Jungmann, ofereceu a legenda ao apresentador da Globo.

Lula tem uma folga razoável em todas as pesquisas, o que indica que se a justiça deixar, o ex-presidente estará, no mínimo, no segundo turno. Lula tem hoje dois tipos de eleitores: a) Aquele que acha que ele está sendo perseguido politicamente e não é corrupto. b) Aquele que acredita que o ex-presidente não é santo, mas mesmo assim é melhor que os outros.

Nas pesquisas, a soma dos outros candidatos praticamente empata, dentro das margens de erro, com Lula, o que mostra uma possível vitória do conterrâneo no primeiro turno. É claro que muita coisa vai mudar ainda no cenário, e pesquisa aponta apenas o retrato do momento. Mas é importante notar que seus adversários, exceto Bolsonaro, não conseguem subir nas pesquisas, e Lula, mesmo diante milhares de manchetes negativas, consegue melhorar nos índices de intenção de voto e reduzir sua rejeição, imaginem, com seu poder de comunicação, com espaço em rádio e TV, e as alianças que serão feitas, como pode pensar em liquidar a fatura já na primeira disputa. E por falar em Bolsonaro, seria o melhor adversário para Lula, pois a radicalidade sempre assusta, e Lula só se elegeu quando caminhou pro centro.

Resultado da pesquisa Ibope para Presidente - 29/10/2017 - Feita entre 18 e 22 de outubro, ouvindo 2002 pessoas em todos os estados

Lula - 35%
Bolsonaro - 13%
Marina - 8%
Alckmin - 5%
Luciano Huck - 5%
João Dória - 4%
Ciro Gomes - 3%
Branco e Nulos - 18%
Não sabem - 5%

Em setembro, o Datafolha deu 36% a 16%, portanto, mesmo dentro da margem de erro, o cenário é amplamente favorável a Lula, lógico, se puder ser candidato.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.