O novo edital do Proupe irá conceder 1.300 bolsas de estudo em 2018.1. As inscrições foram iniciadas e seguem até 03 de janeiro de 2018, através do site da Secti . A secretária Lúcia Melo garantiu que no segundo semestre de 2018 serão concedidas mais 1.000 novas bolsas.
Um encontro ocorrido no Recife, na segunda-feira, 11 de dezembro, reuniu os presidentes das 13 autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco. A reunião foi conduzida por Antonio Habib, presidente da Assiespe, entidade que representa as instituições no Estado. Na ocasião foi assinado o termo de adesão ao novo Proupe. A solenidade foi convocada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti, órgão do Governo do Estado responsável pela condução do programa.
O fomento ao ingresso no ensino superior em Pernambuco, através de bolsas de estudos do Proupe, foi uma das bandeiras defendidas pela gestão do professor Habib frente à Assiespe. A abertura do diálogo com o Governo do Estado, através da Secti, foi um dos vetores que permitiu a requalificação do programa, o que garantiu a expansão no número de bolsas e oportunizou que mais pessoas tenham acesso a graduação.