sexta-feira, 24 de maio de 2019

Audiência Pública prestigiada debate Desenvolvimento de Garanhuns



A Assembleia Legislativa de Pernambuco, através de sua Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou nesta sexta-feira (24) uma Audiência Pública para debater o desenvolvimento de Garanhuns e região. O encontro que foi presidido pelo deputado Erick Lessa, foi uma solicitação do deputado Sivaldo Albino, e aconteceu no auditório da UPE Garanhuns.

Cerca de 200 pessoas, a maioria representando instituições, estiveram presentes, e puderam se manifestar durante as quase cinco horas que durou a Audiência. A presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, foi muito importante, pois parte do debate teve como pauta o Meio Ambiente, com participações relevantes de Marcos Renato (Codema) e de representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas, que trouxeram a discussão sobre o Comitê da Bacia do Mundaú. Marcos Renato mostrou preocupação com o crescimento desordenado da periferia do município, que está invadindo a zona rural, devastando matas e aterrando nascentes. Destaco também a fala de Reinaldo Junior, do Sindiloja e Sistema Fecomércio, que fez uma síntese de investimentos do SESC e do Senac.

Muito importante também foi a participação das universidades. O reitor da UPE, profº Pedro Falcão trouxe sua equipe de pró-reitores e destacou, como anfitrião, que a instituição está disposta a contribuir para construção de alternativas para a região. Airon Melo (UFRPE/UAG/UFAPE), José Carlos (IFPE) e Nadison Rodrigues (AESGA) também representaram suas unidades de ensino superior. A situação da UFAPE, devido o corte de receitas por decisão do Governo Federal, foi destaque em vários pronunciamentos, todos demonstrando preocupação. O mais enfático foi Pedro Falcão, defendendo a união pela educação e relatando a importância econômica da Universidade Rural em nosso município.

Erick Lessa iniciou com um panorama econômico de Garanhuns e região, estudo realizado pela assessoria da ALEPE. A partir dele, as pessoas puderam contribuir com breves falas ou por escrito. O material colhido será juntado à ata da audiência, e deve embasar a atuação de grupos de estudo, que terão o deputado Sivaldo Albino presidindo, conforme determinação da Comissão Legislativa. A AD-Dipper - Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, também esteve presente com um estudo sobre arranjos produtivos regionais.

A prefeitura de Garanhuns esteve representada pelos secretários Janecélia Marins (Desenv. Econômico) e Carlos Carvalho (Planejamento). A Câmara Municipal contou com os vereadores Zaqueu Lins, Audálio Filho e Tonho de Belo. Várias lideranças políticas da região também participaram, muitos deles fizeram uso da palavra. De Garanhuns, registro ainda a presença de Luizinho Roldão e Givaldo Calado, pré-candidatos a prefeito.

Ao final do encontro, todos elogiaram, pois o encontro foi objetivo. O deputado Erick Lessa deliberou na hora algumas situações junto a secretarias e outros órgãos do estado, ajudou a deixar o clima leve e produtivo, com a democratização da palavra e objetividade nas falas.

Assuntos como industrialização, empregos, duplicação da BR-423, comércio, formação profissional, serviços, crescimento urbano, cursos superiores, festivais, clima, produção rural, sustentabilidade e recursos hídricos, transposição do Rio São Francisco, integração regional, entre outros, estiveram contemplados ao final do encontro.

Esta é a importância de uma representação política na ALEPE, que há anos Garanhuns já não contava. Sivaldo Albino está aproveitando bem seu mandato para oferecer à região este protagonismo. Este tempo tem sido importante também para criar e estreitar relações com lideranças e instituições que serão fundamentais neste processo de debate e investimento.

Vamos falar mais sobre a Audiência Pública em nova postagem.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.