terça-feira, 20 de agosto de 2019

Como foi a entrevista de Sivaldo na Rádio Jornal




Repercutiu muito bem a entrevista que Sivaldo Albino concedeu na Rádio Jornal Garanhuns nesta segunda-feira (19), por vários motivos. O clima do bate-papo entre o radialista Eduardo Peixoto e Sivaldo foi dinâmico, com leveza e conteúdo.

Sivaldo mostrou maturidade e, segundo Roberto Almeida, que fez uma análise da entrevista, o parlamentar não deu certeza da sua candidatura a prefeito, embora lidere todas as pesquisas.

Sivaldo relembrou sua atuação como vereador, onde aprendeu as lições de ser situação, inclusive presidindo a Câmara Municipal, e oposição propositiva, mostrando falhas nos governos e sugerindo caminhos, como fez com Luiz Carlos e Izaías Régis. Este aprendizado lhe levou a disputas maiores, a exemplo de prefeito e deputado. Perdeu uma de cada antes de se eleger para a Assembleia Legislativa, e foram campanhas "pé no chão", olho no olho, aperto de mão, sem dispor de recursos de candidatos muito mais abastados, contudo, conquistando o respeito das pessoas. Este tipo de voto leva tempo de ser conquistado.

A última campanha para prefeito foi um desafio, quando poucos queriam enfrentar a campanha poderosa da reeleição de Izaías, Sivaldo aceitou a missão da Frente Popular em Garanhuns, deixando eleição certa de vereador. Acabou com cerca de 15 mil votos, mais que o dobro do que lhe davam as pesquisas divulgadas da época. Foi o suficiente para ganhar a admiração de Paulo Câmara, do PSB e da Frente Popular. Com seu entusiasmo e representatividade regional, virou gerente da Casa Civil, aproveitando o espaço para levar as demandas de Garanhuns.

Em 2018 veio a campanha de deputado, e novamente as pesquisas foram injustas com Sivaldo. E ele mais uma vez conseguiu. Na primeira suplência, Paulo sabia que aquele jovem era confiável, inteligente e tinha futuro. Sivaldo virou deputado, depois vice-lider do governo e logo em seguida lider do PSB, partido do governador, de Eduardo Campos, de Arraes e que tem a maior bancada na ALEPE. A campanha de 2016 elegeu Sivaldo em 2018.

Se Sivaldo diz que aprendeu na Câmara Municipal, podemos imaginar que vem aprendendo mais entre os deputados pernambucanos. É bem quisto, como vimos na comemoração de seu aniversário, e tem usado este prestígio em favor de Garanhuns e região, como vimos no excelente Festival de Inverno, onde visitou praticamente todas as secretarias do estado, e em sua luta pelo desenvolvimento econômico regional. Falou sobre isso, e também sobre o FIG 2020, quando o evento completará 30 anos.

Em outro momento, Sivaldo deu mostras desta maturidade quando elogiou a mudança de atitude de Izaías. “Nos outros anos ele bateu muito no governador e isso não constrói, este ano houve uma mudança de atitude e isso foi positivo”, disse, defendendo o entendimento institucional entre as autoridades, independente de ser governo ou oposição, transcrito de Roberto Almeida.

Quanto a Silvino Duarte, de quem foi fiel aliado em seu governo, Sivaldo relembrou a época, quando aguardou ser o candidato a prefeito do grupo, inclusive o próprio Silvino havia dito isto a ele, mas acabou apoiando Luis Carlos, que ganhou a eleição para Bartolomeu. Mesmo assim, Sivaldo continuou no grupo, embora pouco tempo depois o próprio Silvino já estava brigado com o novo prefeito.

Quanto a Silvino em 2020, Sivaldo afirmou que acredita que o momento é outro, que o ex-prefeito já deu sua contribuição a Garanhuns. “É preciso caminhar numa outra direção, buscar coisas novas”, completou. Eduardo perguntou se Sivaldo aceitaria ser vice, e o deputado afirmou que não tem lógica deixar um mandato de deputado com a liderança do partido e apoio do Governo Estadual para vir disputar uma vice, e que não sabe ainda nem se será candidato a prefeito.

É lógico que Sivaldo queria ser prefeito em 2004, mas o tempo parece ter dado mais tempo para que desenvolvesse mais capacidades, conseguisse agregar mais apoios importantes dentro e fora de Garanhuns e chegasse mais maduro a mais uma disputa, desta vez, liderando as pesquisas. Se vai ser candidato e depois prefeito, ninguém sabe, mas que está mais preparado, isto é inegável.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.