terça-feira, 20 de agosto de 2019

V GERES REALIZA OFICINAS SOBRE SÍFILIS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Durante três dias, representantes de cerca de 10 municípios montaram estratégias regionais de enfrentamento à doença



Com o aumento dos casos de sífilis verificados nos últimos tempos em diversas regiões do país, inclusive Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde tem intensificado o trabalho em todas as regiões do estado. Em Garanhuns, a V Gerência Regional de Saúde (GERES), iniciou na última semana uma série de oficinas de prevenção à doença. A primeira etapa aconteceu no auditório da Autarquia Municipal de Ensino Superior (AESGA), de 12 a 15 de agosto, para profissionais da saúde da família e coordenadores dos municípios de Garanhuns, Angelim, Caetés, Capoeiras, Correntes, Jucati, Palmeirina, Paranatama e Saloá.

Segundo Catarina Tenório, gestora regional de saúde, as oficinas foram exitosas e reuniram profissionais compromissados em prevenir a Sífilis na região. "Durante três dias, em dois expedientes, com cerca de 10 municípios, conseguimos passar informações imprescindíveis para combatermos o avanço da doença. Vamos dar continuidade às oficinas, conforme cronograma, e no trabalho regular da nossa GERES também estamos visitando os municípios objetivando o êxito das ações de prevenção" - Afirma a gestora.

Os demais municípios também passarão pelas oficinas, ficando assim programadas: 
Dia 27/08 - Em Jupi, para os municípios de Jupi, Calçado, Canhotinho e Lajedo.
Dia 28/08 - Em Bom Conselho, para os municípios de Bom Conselho, Brejão, Lagoa do Ouro e Terezinha.
Dia 29/08 - Em Águas Belas, para os municípios de Águas Belas, Iatí e Itaíba.

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO 

Durante o Festival de Inverno de Garanhuns foi realizado o projeto Prevenção para Tod@s, iniciativa do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, que ofertou testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público. "São ações educativas, assim como o Chalé da Saúde, em eventos que aglomeram milhares de pessoas, para que possam ser multiplicadoras destas informações", afirma Catarina Tenório, que conclui: "Com as oficinas levamos as informações técnicas, com cronogramas de atividades e ações a serem desenvolvidas, alcançando os profissionais das secretarias municipais e profissionais de saúde da ponta de atendimento".

As oficinas em Garanhuns e região são realizadas pelas coordenações da V GERES.

SAIBA MAIS

Sífilis é uma doença infecto-contagiosa, sexualmente transmissível, que pode levar à morte se não tratada a tempo. É especialmente perigosa se a pessoa infectada for uma gestante. (Dr. Dráuzio Varella)

Esta aí mais um motivo para o uso da camisinha.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.