quinta-feira, 14 de maio de 2020

Contabilidade para empresas: Ter apoio de um contador pode te ajudar em momento de crise

Este artigo tem por objetivo expor, resumidamente, a necessidade dos serviços contábeis, principalmente em momentos de crises, para pequenas e grandes empresas.




A crise econômica é um momento em que acontece uma baixa inclinação no consumo, na produção e na comercialização de produtos e serviços. É um período que afeta diretamente várias realidades da organização social ao mesmo tempo, como por exemplo, na receita das empresas, já que as pessoas compram menos em momentos de escassez. As empresas, portanto, ficam estagnadas e começam demitir pessoas e como resultado o desemprego cresce. Iniciamos este ano com uma crise, o qual prejuízo não poderíamos imaginar antes, um grande desafio para os empresários de todo mundo. Para enfrentar esse momento de crise, muitas empresas enxergaram a necessidade de obter orientações mais adequadas para administrar e gerenciar os processos da sua organização, muitas iniciaram parcerias contábeis, ou seja, acontece um aumento na procura nesse segmento, por este motivo, alguns escritórios de contabilidade em Recife precisaram aumentar seu time para poder atender e executar os serviços referentes a esta demanda. 

Para uma empresa perpetuar 100% ela precisa ter uma contabilidade bem estruturada em sua operação, precisa seguir desde dos procedimentos básicos de abertura e regularização da empresa aos procedimentos de manutenções e atualizações contábeis que decorrerão ao passar do tempo. Em momentos de crise alguns procedimentos contábeis mudam e outros novos surgem para melhorar a execução dos procedimentos operacionais de uma organização. Ficando assim a compromisso dos profissionais da área contábil, se atualizarem e se preparem para a alta demanda. 

A contabilidade em Recife está bem posicionada e atualizada de acordo com os decretos e as medidas provisórias impostas pelo nosso governo, visto que muitos empreendedores, hoje, têm suas necessidades dependentes a uma alternativa que solucione a redução dos custos e manutenção da sua receita, por exemplo. Por falta de informação adequada, muitas empresas não suportarão a crise e acabarão demitindo em massa ou fechando de fato, caso não tomem algumas decisões estratégicas, necessárias para mudar o seu cenário e ir no caminho do seu sucesso. Ter um contador como orientador é fundamental para qualquer empresa, da mesma forma que a sua saúde precisa ser cuidada por um médico, a saúde financeira da sua empresa também precisa ser cuidada por um contador para seguir estrategicamente. 

A pandemia traz impactos negativos para o andamento das atividades das empresas, diminuindo seu crescimento econômico. Por esta razão, algumas empresas precisam adotar de novos procedimentos que facilitem a operação dos seus processos. Buscar um apoio financeiro para cobrir algumas despesas estáveis ou redesenhar o cenário com os custos que terão com seus colaboradores, por exemplo, são algumas das alternativas essenciais que podem contribuir beneficamente na vida financeira da empresa. O empreendedor pode aderir pelas linhas de créditos ou pode aderir pelas medidas provisórias, uma dessas alternativas, com certeza, lhe ajudará financeiramente em momento de crise. 

Linhas de Créditos 
(FAMPE, BNDES e Bancos Privados) 

Hoje podemos encontrar três linhas de créditos que são FAMPE, BNDES e os bancos privados, estas são as principais para enfrentar a crise da COVID19, crise que está atingindo mais de 90% das empresas do nosso país. Os empreendedores podem se beneficiar desde recurso, que é apoiado pelo governo, para auxiliar em suas prestações de contas. 

FAMPE é uma linha de crédito, instituída pelo Sebrae junto com a Caixa Econômica Federal e outros bancos conveniados, eles estão promovendo essa linha crédito como garantia para a empresa poder ir aos bancos conveniados e conseguir um capital de giro, conseguir uma linha de crédito para investimento, conseguir uma linha de crédito para exportação, seja qual for a necessidade. O FAMPE pode ajudar ao MEI, a empresa de pequeno porte que está sem garantia ou que não tem garantia para solicitar um empréstimo no banco. 

Linhas de crédito no BNDES, nele a empresa encontrará uma grande variação de linhas de crédito, só que as principais estão mais em foco são para capital de giro, para o pagamento da folha etc. As linhas de crédito do BNDES solicitarão uma garantia mínima, para que venha sucesso na ativação do pedido do empréstimo. Vale a pena a organização procurar seu contador para se orientar melhor sobre quais documentações e de como você adere desses pequenos créditos que podem ajudar em momento de crise. Tem contador em Recife que orienta o passo a passo de como a empresa pode buscar desse apoio financeiro, que auxilia no pagamento de algumas obrigações que são essências para manutenção do negócio, custos e despesas fixos, por exemplo. 

Também tem como linha de crédito, as linhas de créditos já nos bancos privados, essas são linhas de crédito subsidiadas pela movimentação que a pessoa jurídica tem dentro dos principais bancos (bancos comerciais ITAÚ, Santander ou Bradesco). Se a empresa já tem uma movimentação, se já tem um histórico nesses bancos fazendo pagamento pelo próprio sistema do banco, esses bancos também estarão liberando crédito com processo de pré aprovação mais fácil e sem a garantia. 

Medidas Provisórias (927, 928 e 936) 

As medidas provisórias 927, 928 e a 936, resumidamente resume as relações de trabalho nesse momento de pandemia, onde elas falam do processo de suspensão, do processo de redução de jornada de trabalho, sobre antecipação de férias, rescisão por força maior dentre outros processos gerais trabalhistas. O empreendedor poderá aplicar uma redução de jornada que pode variar de 70%, 50% e 25%. Caso a empresa reduza 50% da jornada de trabalho, o governo assumirá com os outros 50% dos custos. Lembrando que em ambas situações, a empresa continuará pagando os benefícios ao funcionário, como por exemplo a alimentação e a passagem. Com essas medidas a empresa também poderá aplicar a suspenção do contrato de trabalho, se suspender o contrato de trabalho, não haverá o trabalho e não haverá a obrigação de pagar o salário, ficando aos custos do governo pagar 100% do salário, em caráter de ajuda do seguro desemprego, a empresa só pagará a manutenção do posto do trabalho que são os benefícios, eles serão mantidos. Alguns sindicatos estão solicitando o acordo que foi feito de forma individual para que eles possam registrar e dá uma devolutiva positiva do acordo realizado com o funcionário para algumas categorias, assim ficará as empresas enviar esses documentos. 

Para mais detalhes de como você pode melhorar o gerenciamento dos processos da sua empresa procure seu contador, ele poderá lhe orientar com informações mais completa sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o departamento pessoal e eSocial para empresas. 

escritório de contabilidade em Recife preparado para lhe atender e dá o suporte que sua empresa precisa, com equipe de profissionais especializados e atuantes no segmento.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.