sexta-feira, 17 de julho de 2020

GARANHUNS: Juca Viana e César Mota entram na justiça pela vaga de Daniel na Câmara

Juca Viana

Primeiro suplente na Coligação PSC/DC e PRB que disputou o legislativo municipal na eleição de 2016, Juca Viana deixou o PRB (Republicanos) pelo PTB na janela partidária. Tem direito à vaga aberta com a morte precoce de Daniel na Câmara de Vereadores?

Esta situação trazida pelo blog logo cedo hoje pela manhã já está na justiça eleitoral. O segundo suplente, César Mota, que permanece no Republicanos, entende que tem o direito à vaga.

Ambos já entraram com seus pedidos e cabe à Justiça Eleitoral decidir, enquanto não tem esta solução via justiça, a Câmara deve seguir com a convocação e posse de Juca, atualmente filiado ao PTB do prefeito Izaías Régis.

César Mota e seus advogados entendem, assim como o TSE, que a vaga pertence ao partido e coligação, e neste caso a convocação está acontecendo agora, e Juca Viana não está mais filiado, o que levaria a uma aberração jurídica de se dar um direito de um partido a outro. 

Por sua vez, Juca assegura ter o direito, pois a janela de mudança partidária é válida para vereadores e suplentes. Portanto, por infidelidade Juca não perde a vaga. 

Enfim, o que está em discussão é se o direito de Juca está assegurado desde a eleição, ou se vale este momento da convocação de suplente, quando não se encontra mais nos quadros do partido/coligação que tem direito à vaga, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral. 

É uma boa discussão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.