GOVERNO DO ESTADO

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Pernambuco ganha Academia de Polícia Penal




O estado conta a partir de agora com a Academia de Polícia Penal (APPE) e a Unidade de Operações com Cães (Unoc), ambas funcionando dentro da Escola Penitenciária de Pernambuco (EPPE), localizada no município de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte. Os projetos são todos direcionados para os profissionais ligados ao sistema prisional. A EPPE é uma realização da Secretaria de Justiça e 
Direitos Humanos (SJDH), através da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

A Academia será responsável pela formação inicial, continuada e aperfeiçoamento dos profissionais, sejam eles policiais ou não. Já a UNOC, será responsável por preparar, cuidar e adestrar cães para atuarem na área policial, dentro das unidades e no entorno delas.

Os cães estão sendo treinados para guarda, proteção e atividades de faro, na identificação de drogas, armas, munições, explosivos e celulares, bem como outros itens não permitidos nos presídios. Atualmente, há quatro cães da raça Pastor-belga Malinois; o objetivo é chegar a 18 animais.

A EPPE funciona dentro do Centro Integrado de Ressocialização (CIR), onde há o campus de treinamento. O local possui auditório para 200 pessoas; seis salas de aula; que comportam juntas 200 alunos, oficina de material bélico; sala de informática; alojamentos; estande de tiro; área de treinamento de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, caso alguém se machuque durante os treinamentos, além de refeitório e área de lazer.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.