terça-feira, 26 de novembro de 2013

GARANHUNS: Câmara Municipal, população e Compesa encontram solução emergencial para abastecimento do Distrito de São Pedro



O Distrito de São Pedro, em Garanhuns, recebeu autoridades municipais para debater junto com a população o problema do abastecimento de água da comunidade, que tem sofrido com a falta do precioso líquido, e que quando tem, contata-se que é de má qualidade, com alto teor de sal, reconhecido até pela Compesa, que enviou seus gerentes regionais para apresentar e buscar soluções. A população reclama que está sendo abastecida pela água da Barragem da Cajarana, que fica no próprio distrito, e que se encontra com menos de 10% de sua capacidade, segundo a Compesa. O alto grau de salinização aconteceu devido à
estiagem.

 Audiência Pública, requerida pelo vereador Alcindo Correia, aconteceu na Escola Municipal José Ferreira Sobrinho, nesta segunda, 25, e contou com grande participação popular, inclusive donas de casa que fizeram questão de levar mostras da água e de roupas que ficaram inutilizáveis depois de lavadas com a água distribuída pela encanação da empresa. O diretor da escola, Prof. Amauri Eloi, também deu seu depoimento dizendo que precisa comprar água para dar aos alunos, aliás, situação idêntica de compra de água mineral vive grande parte da população, principalmente aqueles que podem pagar.

Além de Alcindo Correia, que registrou os motivos da Audiência Pública na localidade, aproximando o povo da Casa Legislativa e levando os seus pares para conhecer "in loco" os problemas da comunidade, estiveram presentes os vereadores Audálio Ramos Filho (que presidiu a sessão), Paulo Leal (que também reside no distrito), Sílvio Sabino, Luzia da Saúde, Gil PM e Zaqueu Lins. Todos reforçaram o pedido pela resolução do problema. Gil PM foi mais incisivo, dizendo que o problema era mais uma vergonha, como a inexistência do asfalto que liga o distrito à BR-423, e fez o apelo ao governo do estado. Luzia da Saúde relembrou que já havia apresentado um requerimento no mês de março, pedindo ao Governo do Estado e a Compesa, a construção da Adutora da Barragem da Cajarana.

O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos de Garanhuns, Dr. Epaminondas Borges, que representou o prefeito Izaías Régis, mostrou preocupação com o Meio Ambiente, e a recuperação da Barragem da Cajarana e das Matas Ciliares.

Várias pessoas utilizaram do microfone para externar o drama vivido pela população. Moradores do distrito, além de representantes de associações e cooperativas de agricultores, relataram que a situação e a luta pela melhoria já vem há alguns anos, entretanto, renovaram a esperança diante do novo momento criado pela Audiência Pública.

Representando a Compesa, estiveram presentes o Coordenador Regional, Ednaldo Peixoto, e o Gerente Regional, Gilvandro Tito, que apresentaram um projeto já encaminhado à diretoria da empresa que visa levar água de Garanhuns para o distrito com a implantação de um novo sistema, orçado em torno de R$ 2,4 milhões. Entretanto, a população cobrou medidas imediatas, e no debate com apresentação de propostas, ficou acertado que a Compesa irá disponibilizar, pelo sistema antigo, água de Garanhuns (Barragens de Cajueiro e Inhumas) em dias ainda a serem informados, depois de um estudo da empresa, pois será necessário alguns serviços e a divisão da água que está abastecendo a zona rural.

Uma das propostas levantadas pela empresa de enviar água utilizando carros-pipa não foi aceita. Segundo os presentes: "É hora de dividir o pão, queremos água na torneira". Ednaldo Peixoto lembrou que mesmo nesta situação, o distrito ainda está melhor que muitos municípios que nem água tem. "Precisamos mandar água de Garanhuns, com carros-pipa, para Águas Belas, por exemplo."

"O povo do Distrito de São Pedro quer receber água de qualidade de Garanhuns, com uma tubulação nova, bomba nova. É um direito para quem está pagando as suas contas em dia" - afirmou o vereador Alcindo Correia.

O Presidente da Câmara Municipal comemorou o resultado da Audiência Pública. "Tivemos um grande momento de encontro das pessoas com as autoridades competentes, em uma busca de soluções urgentes e apresentações de projetos que vão beneficiar nosso município." - finaliza Audálio Ramos Filho.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.