Na edição do domingo, dia 17, o Diário de Pernambuco fez uma reportagem especial, e nela traz a informação de que São João foi o maior produtor de feijão deste ano.
Com uma grande área própria para o plantio, São João tem se destacado ao longo das décadas como grande produtora. O feijão é o produto mais forte, mas os agricultores também plantam mandioca, milho, etc. Uma economia que vive em função de forte agricultura, mesmo sofrendo com a estiagem.
A feira de gado tem também grande potencial no município vizinho.
Mas voltando ao feijão, até para reconhecimento ao município do Agreste Meridional, que contribui com a mesa de todos, pois brasileiro não vive sem o principal produto do almoço diariamente, é interessante que a própria cidade otimize cultural e economicamente esta visibilidade. E pode ser de várias formas.
São João precisa projetar na cabeça das pessoas que é a Terra do Feijão, isto ajuda na autoestima da população, e tem potencial até de incrementar a economia, com o reconhecimento à qualidade do feijão produzido no município.
Um projeto do vereador Pierre Santiago propõe criar o Festival do Feijão, e o governo não tem dado a devida importância. Está na hora de São João valorizar o seu principal produto, e por consequência, os produtores rurais, através de ações que dê mais visibilidade a esta importante constatação do Diário de Pernambuco.
Por falar em São João, continua o julgamento nesta quarta-feira, no TRE-PE, sobre a possível condenação do prefeito Genaldi Zumba. Três desembargadores já votaram. Depois a gente posta mais informações.