terça-feira, 24 de agosto de 2010

Modelo de campanha eleitoral brasileiro privilegia quem tem dinheiro!


Constatação: Exatamente hoje, estamos a 40 dias (ainda) das eleições, pensem no que já foi gasto por muitos candidatos e no que ainda será derramado de dinheiro daqui pra frente. Não deveria ser assim, numa lógica razoável, todos deveriam ter as mesmas condições de se eleger. O cidadão eleitor deveria saber o que aquela pessoa deseja realizar caso venha a ser eleito, conhecer as diferenças entre os que estão na disputa e escolher o que melhor lhe representa. Deveria.
Além da compra de votos e de apoios que acontece de forma direta, ainda há a propaganda eleitoral. Proibiram shows, camisetas, bonés, brindes, etc, etc. Mas isto não impede que aquele que tem maior poder econômico se manifeste de outras formas. Vemos agora a super exposição de banners e compra de líderes comunitários. Cada um tem seu preço, de acordo com o que possam conseguir em votos. Ah, vereadores custam mais caro! Não se trata da simples contratação de um serviço, pois está em jogo a representação de um povo. Assim, quem tem mais apoio em cima, tem mais voto embaixo. Portanto, mesmo que uma liderança local, compromissada com sua gente, e com interesse apenas em ser honesto e batalhador pelo desenvolvimento local, fosse ele um sindicalista, professor, comerciário, feirante ou outra profissão dessas, que além de serem dignas, não dão dinheiro, e aí ficaria este, legítimo representate, alijado da campanha porque não tem dinheiro para derramar.
Isto se manifesta em todos os níveis desta e de todas as outras eleições. De presidente a prefeito. Muita gente compromissada e competente está se afastando da política por desacreditar nesse processo, deixando os cargos eletivos para quem está fazendo disso um grande negócio econômico. Um grande investimento, que se gasta agora para ter retorno depois.
Faltam, portanto, 40 dias para as eleições, por mim, eraq já no próximo domingo, para que o país, o estado e a cidade possam voltar às suas atividades normais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.