quinta-feira, 31 de março de 2011

7 FM vai ao encontro dos jovens para debater temas da atualidade


Recebi o convite do Gerson Lima para o lançamento no programa Orelhão da Sete, que todas as Quintas-Feiras será transmitido ao vivo de uma Escola da cidade. O projeto denominado "O Rádio na Escola" tem a finalidade de levar a emissora aos jovens, promovendo debates, envolvendo temas diversos, sempre ligados a educação.

A iniciativa da FM 7 Colinas é digna de todos os elogios, pois abre entre os jovens a necessidade de conhecer e debater os temas da atualidades, participar e interagir, contando com a participação do Radialista Gerson Lima, que produzirá e também comandará os debates ao lado de Fernandinho DJ.

Espera-se a participação de alunos, pais, diretores, professores, artistas e autoridades locais. Temas como: Bullying na escola, informática, Enem entre outros, serão debatidos semanalmente durante o programa, que começará às 20h30.

A idéia, coloca a FM Sete Colinas na vanguarda do rádio local, por tratar e promover debates sobre assuntos "úteis" e de interesse de toda a comunidade.

Não pude participar deste lançamento, já havia assumido outros compromissos inadiáveis, mas prometo estar presente e ajudar no que for preciso. Precisamos realmente colocar a juventude pra debater e participar.

Parabéns aos envolvidos no projeto.
.
O texto tem informações do Blog do Programa Censura Livre, também da 7 Colinas FM, assinado pelo Jonas e pela Jaíra.

Confira as alterações nos itinerários dos ônibus coletivos de Garanhuns


A Associação das Empresas de Transporte de Garanhuns (AETG), em parceria com a Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), realizou uma pesquisa em novembro de 2010 com os usuários de transporte coletivo do município para identificar o desenho ideal de itinerários e propor melhorias nas rotas, no intuito de aperfeiçoar o atendimento a população.

Com base nessa pesquisa, estão sendo realizadas algumas alterações nas linhas, rotas e horários de ônibus a partir deste dia 1º de abril de 2011. Entre elas, a principal é a implantação da nova linha Circular Brasília – Liberdade, sentido horário e anti-horário com intervalos de 15 minutos.

Outra melhoria é que a linha da Cohab 1 receberá mais um ônibus convencional e a rota será prolongada até os bairros Parque Fênix e Radialista Aluísio Alves, a popular Massaranduba. Além disso, será diminuído o intervalo de espera nos pontos de paradas de ônibus para oito minutos. Os usuários que utilizam a linha do bairro Francisco Figueira (Cohab 2) também vão demorar menos nas paradas de ônibus, dez minutos será o tempo de espera estimado.

Outra importante mudança será a alteração das rotas das linhas Cohab 1, Indiano e José Maria Dourado, que sairão da praça Irmãos Miranda, direto pela avenida Santo Antônio, sem passar pela praça Jardim. “A pesquisa detectou a necessidade de fazer essa alteração, de maneira que o local não será mais percurso de ônibus, uma vez que a demanda não está justificando a necessidade de desviar as principais linhas pela localidade. Termos assim uma redução no tempo de viagem dos passageiros”, registra o Diretor Executivo da AETG, Adeilto Oliveira. Outra mudança é que o ponto de parada da avenida Santo Antonio, no centro comercial da Cidade, será exclusivamente para embarque e desembarque, sem tempo de espera.

Para que essas informações cheguem mais rápido aos usuários das linhas de transporte coletivo, estão sendo distribuídos panfletos informativos, de maneira que todos conheçam bem o novo percurso. “Acredito que todas essas modificações proporcionarão melhorias na mobilidade dos usuários através do transportes coletivos em Garanhuns, bem como uma melhor fluidez do trânsito”, finaliza o Diretor Executivo da AETG, Adeilto Oliveira.

SESC realiza Forum de Teatro


O Sesc Garanhuns, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, realiza nos dias 1º e 2 de abril, o segundo Fórum de Teatro Movimenta a Cena. Palestras, mesa redonda, lançamento de livro e apresentação de espetáculos, compõem a programação.

A abertura do Fórum acontece no Centro de Turismo e Lazer do Sesc Garanhuns, localizado na rua Manoel Clemente, nº161, Centro. O evento é destinado a classe artística cultural, principalmente profissionais da área de teatro, como maquiador, sonoplasta, cenógrafo, escritor, diretor, ator, entre outros, de Garanhuns e cidades circunvizinhas. Representantes de 11 municípios do Agreste Meridional estão sendo aguardados.

De acordo com a analista de Cultura do Sesc Garanhuns, Lílian Ferreira, o objetivo é fomentar Políticas Públicas específicas para a área teatral, além de estimular a criação de novos grupos. “Trata-se de uma oportunidade para movimentar a cadeia produtiva de teatro, na intenção de nivelar a qualidade das produções, focando o mercado de trabalho. Além disso, estimular o empreendedorismo nos grupos cênicos”, registra.

De volta a Garanhuns

Estamos voltando à Suíça Pernambucana depois de participarmos dos cursos da Petrobras e Seminários dos Diários Associados sobre o Pré-Sal e os grandes investimentos que a estatal tem feito em Pernambuco, e principalmente o impacto em nossa economia.

Nesta quarta-feira estivemos também no Arrudão, onde vimos uma noite histórica com a vitória do Santinha sobre o todo-poderoso São Paulo, mostrando que tem poencial para vltar a ser o clube vencedor de outrora.

Recife está a de sempre, trânsito caótico, calor insuportável e stress natural. Mas continua linda e cheia de opções, em qualquer segmento.

Hoje meu filho mais velho completa 18 anos, neste mesmo dia em que se lembra do golpe de 64. O mais novo fez 14 no domingo passado. São jovens, bonitos e afáveis. Duas bençãos que Deus nos deu!

População desaprova Usina Nuclear em Itacuruba


O governo do estado levou um azar danado. Já estava encaminhado para Itacuruba receber uma Usina Nuclear, estudos técnicos estão sendo feitos, que afirmaram o potencial da cidade e da região para receber o empreendimento gerador de energia, e aí veio a catástrofe do Japão para reassombrar o mundo pós-Chernobyl.

Estudiosos destacam que a Energia Nuclear é uma alternativa ao combustível fóssil, e não mais passível da insegurança em termos de acidentes, mas...

A verdade é que abalou a credibilidade novamente e o resultado ficou perceptível em nossa enquete. Perguntamos se nossos e-leitores aprovam a Usina Nuclear em Itacuruba, tivemos 221 votos, um número bastante significativo, e 164 pessoas, representando 74% dos e-leitores dosseram NÃO.

Pois é, está dado o recado. Talvez seja por isso que o assunto deu uma esfriada no governo, ou desistiram ou vão esperar a poeira da radiação baixar. Como é um investimento de Bilhões de reais do governo federal, deve voltar a ser discutido em breve.

Cine Theatro tem exibição gratuita nesta quinta-feira - Confira a programação dos filmes até o mês de junho



Dando continuidade ao projeto Cine Theatro, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, apresenta nesta quinta-feira, dia 31 de março, o filme: Cinema, Aspirinas e Urubus. A exibição tem início às 19h30min no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A Sessão é gratuita.

O filme se passa no meio do Sertão Nordestino, no ano de 1942, e trata da história de dois homens que se encontram: um alemão fugido da segunda Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do País. O outro, um homem simples que sempre viveu no sertão, e após ganhar uma carona desse alemão, passa a ser seu ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” a pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema.

Antes da sessão, será exibido o curta O Crime da Imagem. “A partir desta edição todas as quintas-feiras serão exibidos curtas-metragens no Cine Theatro. Trata-se de uma oportunidade de divulgar outros trabalhos, inclusive de produtores de Garanhuns”, registra a secretária de Cultura, Gabriela Valença.

= CINE THEATRO - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO =

Dia 31/ 03 – Cinema, Aspirinas e Urubus.
Dia 7/ 04 – O Homem que virou Suco.
Dia 14/ 04 – Cafundó.
Dia 21/ 04 – Dom Hélder Câmara – O Santo Rebelde.
Dia 28/ 04 – Macunaíma.
Dia 5/ 05 – Quase Dois Irmãos.
Dia 12/ 05 – Mais que a Terra
Dia 19/ 05 – Madame Satã.
Dia 26/ 05 – Uma Vida em Segredo.
Dia 2/ 06 – O Homem Nu.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Cafeicultores participam de encontro em Garanhuns


Esta eu estou trazendo do blog de Brejão - A Terra do Café!

Aconteceu hoje, no Auditório do SEBRAE/Garanhuns, o 1º Encontro do Programa Cafés Especiais de Pernambuco, coordenado por essa instituição, no sentido de fomentar a recuperação da cafeicultura regional, quando técnicos e consultores deram ênfase para a preparação de cafés especiais.

Estiveram presentes além de produtores dos municípios de Brejão, Saloá, Paratama, Garanhuns, São João, também vieram do município de Taquaritinga do Norte. Presentes ainda técnicos do IPA, empresários e um cafeicultor do Estado de Minas Gerais, onde este Projeto do SEBRAE iniciou-se.

Lamentavelmente este Projeto veio com certo atraso, pois os cafezais, dos municípios relacionados acima estão praticamente extintos. Isto graças ao desestímulo dos produtores em função de baixos preços, falta de financiamento, e em especial a falta de mão de obra.

Jornalista Kitty Lopes é mais uma vítima da perigosa BR-232. Felizmente está bem!


A rodovia Luiz Gonazaga, BR-232, está precisando urgentemente da intervenção do estado em sua manutenção. Atualmente contam-se inúmeros buracos, e em alguns declives, onde a pista está cedendo, estão sendo formadas verdadeiras poças d'água, que tendem a aumentar com a chegada do período invernoso.

Acidentes, inclusive com vítimas fatais já aconteceram. Outros, como o recente acontecido com o professor Rodrigo Freitas, que leciona Direito Financeiro na FDG-AESGA, têm causado prejuízos financeiros, e na maioria das vezes machucando bastante as vítimas.

Agora, recebemos a notícia que a Jornalista Kitty Lopes e sua filha, também jornalista, Larissa Lopes, sofreram um acidente muito parecido com os que têm acontecido. Após passarem por essas poças, perderam o controle do veículo, capotaram, e segundo a própria Kitty, faltou muito pouco para uma fatalidade, como pode se ver pelo estado do veículo.

Gostaríamos de utilizar este espaço para sensibilizar as autoridades competentes para prover a manutenção, que o façam o mais rápido possível, antes que mais vidas sejam perdidas, e outras pessoas percam seus patrimônios simplesmente pela omissão no serviço público.

Quanto a Kitty, conversei com ela, encontra-se com muitas dores pelo corpo e utilizando um colete no pescoço devido ao forte impacto, mas está bem e se recuperando do susto. Larissa também foi atendida e claro, superando o trauma.

O governador não vai pegar no braço de ninguém. Não agora!

Estamos vivendo o momento de viabilização de candidaturas, por isso é natural que eclodam nomes pra todo lado, com isso vê-se a resposta da comunidade. Em Garanhuns temos ainda a eleição de cidade pequena, ou seja, para ser prefeito não precisa ter o apoio da maioria da população, ou seja, a metade dos votos mais um, basta ser o preferido entre os candidatos, por isso, é provável que o futuro prefeito seja eleito com apenas 1/3 do eleitorado.

Quer for ao governador agora deve ouvir a mesma coisa que os outros, viabilize seu nome, cresça e apareça, mas a benção só virá aos 48 do segundo tempo, inclusive o candidato do prefeito deve passar por esta consideração. Ou seja, prefeito e governador devem sentar para analisar pesquisas, os nomes do grupo para a sucessão e as demais opções do grupo ligado ao governador.

2011 marca esse momento de apresentação dos nomes, todo mundo tentando decolar nas pesquisas que certamente estão sendo feitas.

Este será um diferencial das campanhas anteriores, a participação do Planalto. Bartolomeu escolheu Silvino diretamente, praticamente sozinho, e este escolheu Luiz Carlos.

Agora o governador, de olho nos números, deverá intervir na escolha.

Lula chora ao falar de Zé Alencar - Veja o vídeo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou e chorou nesta terça-feira (29) ao comentar a morte de José Alencar, que foi seu vice-presidente durante dois mandatos, entre 2003 e 2010. Ele deu uma entrevista em Portugal, ao lado da presidente Dilma Rousseff, após ter tomado conhecimento da morte do antigo companheiro.



Lula recebeu a notícia por meio de um telefonema do médico de Alencar, Raul Cutait. A presidente estava ao seu lado naquele momento. Alencar morreu nesta terça-feira, aos 79 anos, após uma longa luta contra o câncer.

Segundo o jornalista Mauro Tagliaferri, da TV Record, que acompanha a visita de Lula e Dilma a Portugal e esteve presente na coletiva, o ex-presidente estava emocionado e chorou muito durante toda a entrevista, na cidade de Coimbra.

Lula contou que sofreu com a notícia e que sua relação com Alencar era de "pai e filho".

- É um momento de muita dor e muito sofrimento. A nossa relação era de irmãos, de companheiros [choro]. Era como se fôssemos dois irmãos, pai e filho.

Ele lembrou do "amigo" José Alencar como a pessoa que o ajudou a ser presidente do Brasil.

terça-feira, 29 de março de 2011

Atleta de Garanhuns é contratado pelo Cruzeiro


O atleta garanhuense José Márcio Leão da Silva foi contratado pelo Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte, e passa a integrar a equipe de atletismo do Clube Mineiro. Mesmo tendo no futebol o seu maior foco, o Cruzeiro é tido como uma das principais forças da modalidade.

José Márcio Leão é natural de Brejão, mas reside em Garanhuns desde os 14 anos, quando passou a compor a equipe de Atletismo do Município. Com 20 anos de idade, o atleta é bicampeão da Meia Maratona de Natal-RN; campeão da corrida Volta de Aracajú; Corrida dos Carteiros – fase Paraíba, entre outras conquistas que completam seu currículo.

De acordo com o treinador Adejilson Mendes, o popular Bingo, a contratação se deu devido ao desempenho do atleta em provas de 10 e 21 km, em que o jovem atleta, que conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns nas provas disputadas, chamou atenção do treinador de atletismo do Cruzeiro, viabilizando assim a sua contratação. “Depois de vários resultados positivos e conversas entre as duas equipes foi confirmada a contratação do atleta, que firmou contrato de um ano o clube”, informou Bingo, complementando que “o clube também demonstrou interesse em outros atletas da equipe de atletismo de Garanhuns, entre eles Marcos Antônio, que esta em processo de renovação com a equipe ACRIMET”, ressaltou Bingo.

Ainda não dá pra Zé da Luz

O Diário de Pernambuco corrigiu a informação que apontava a posse de Zé da Luz no lugar do deputado Francismar, vejam a notícia de hoje no site do Diário.
.
A semana começou com um susto para o deputado estadual Francismar Pontes (PTB). Ontem o parlamentar foi informado de que, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aplicar a Lei do Ficha Limpa apenas em 2012, ele perderia a cadeira que ocupa na Assembleia Legislativa para José Luiz de Lima Sampaio (PHS), o Zé da Luz. ´Levei um susto sem tamanho, ainda mais na insegurança jurídica que estamos vivendo agora. Graças a Deus não passou disso e eu permaneço na Casa`, comemorou aliviado Francismar, já no final do dia.

O imbróglio foi consequência de um erro de cálculo do economista e especialista em sistema eleitoral Maurício Romão. Os candidatos considerados fichas sujas, que disputaram o último pleito com base em recursos, tiveram seus votos computados à parte. Com a decisão do Supremo as candidaturas que haviam sido impugnadas tiveram que ser, então, reconsideradas, o que leva a alterações nos coeficientes eleitorais.

O que ocorreu no caso de Zé da Luz foi que, ao refazer as contas do coeficiente eleitoral, o economista tropeçou nos números e computou duas vezes os votos do humanista. Ao perceber a falha, Romão entrou em contato com Francismar Pontes para pedir desculpas. ´Ele me ligou hoje e explicou o que tinha acontecido`, comentou o parlamentar.
.
Agora comigo: Alguns amigos nosso que acompanham essa contabilidade do quociente já haviam apontado aqui que mesmo com a recontagem, Zé da Luz não assumiria. Por isso, deixamos claro aqui que era uma possibilidade, não dando a certeza mostrada pelo matemático consultado pelo jornal. 

Morre Zé Alencar, fica o exemplo do grande homem


Canção do Tamoio (Gonçalves Dias)

I

Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.

...X

As armas ensaia,
Penetra na vida:
Pesada ou querida,
Viver é lutar.
Se o duro combate
Os fracos abate,
Aos fortes, aos bravos,
Só pode exaltar.

.
Agora comigo: Estes versos do poeta Gonçalves Dias exaltam a luta dos fortes, pela vida e por todos. Zé Alencar era um rico que escolheu trabalhar pela sociedade brasileira, marcando a história por ser a base confiável para que Lula pudesse ter o apoio dos conservadores brasileiros para implementar as mudanças pelas quais o país viveu.
E ao final da vida, Zé foi além, mostrou que vale a pena lutar pela vida, pois cada segundo é precioso.

Para encerrar, em entrevista ao programa Studio I, do GNT, ele revelou que pedia a Deus que só o deixasse vivo a cada dia que pudesse se orgulhar dele, que tivesse a honra a ser partilhada.
O homem de ferro se foi, mas deixou o exemplo. Valeu, Companheiro!
.

Pré-Sal é discutido em grande seminário promovido pelos Diários Associados patrocinado pela Petrobras


Os Diários Associados, leia-se em nosso estado o Diário de Pernambuco e as demais empresas que compõem o sistema, com o portal, rádio e TV, e a Petrobras realizam o seminário "O Nordeste e o Pré-Sal". Com foco na importância do pré-sal para o mercado, as novas tecnologias, as mudanças para o setor industrial, da preparação de mão-de-obra específica, dos benefícios para o Nordeste e de muito mais.

A participação está sendo representativa dos diversos setores da economia pernambucana. Vamos trazer nossas impressões e alguns dados que podem ser importantes para nossa região, como por exemplo, já existem 44 empresas inscritas no cadastro da Petrobras para serem fornecedoras da Refinaria Abreu e Lima. De fornecedoras de alimentação a empresas de transportes, as empresas da Petrobras devem absorver a demanda oferecida, desde que dentro dos padrões específicos da empresa.

Vale portanto o questionamento sobre como podemos participar deste grande investimento, pois já se falou muito sobre Estaleiro, PetroquímicaSUAPE, e demais empreendimentos, e na verdade nada foi feito para a inclusão de Garanhuns e região na cadeia  econômico/produtiva, gerada a partir dos megainvestimentos da estatal do Petróleo e Gás.

Acho que está na hora de transcedermos as porteiras da nossa cidade.

Depois tem mais informações sob a nossa ótica, mas se quiserem saber mais é só acessar o site do Diário de Pernambuco, através do http://www.pernambuco.com/

Como já cantava o Mestre Dominguinhos...
"...O mundo não é só aqui, repare naquela estrada que distância nos levará?..."
.

Plano Diretor de Garanhuns deverá ser revisto


A Prefeitura de Garanhuns, por meio do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR), realiza na próxima sexta-feira, dia 1º de abril, Audiência Pública para revisão do Plano Diretor Participativo do Município. O Evento acontece no auditório do Centro Administrativo Municipal, a partir das 9 horas.

A Audiência é aberta ao público. Na oportunidade, a população poderá sugerir novos parâmetros construtivos, urbanísticos e ambientais. A exemplo de um novo zoneamento e setorização para construções de grande porte; abertura de novos loteamentos residenciais e indústrias; zonas de preservação, recuperação e conservação de áreas ambientais, bem como de áreas históricas. As propostas apresentadas durante a Audiência serão analisadas por membros do Conselho, e poderão integrar o novo Plano Diretor.

O Plano Diretor estabelece diretrizes para a ocupação adequada no Município, determinando o que pode e o que não pode ser feito em cada parte da cidade. Trata-se de um instrumento básico da política de desenvolvimento do Município e tem por finalidade, fornecer orientação ao Poder Público e a iniciativa privada na construção dos espaços urbanos. O objetivo é o planejamento municipal, previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade. O Plano Diretor Participativo de Garanhuns foi elaborado em 2008, e segundo a sua regulamentação pode ser revisado a cada dois anos.

De acordo com o presidente Interino do COMPUR e Arquiteto da Secretaria de Planejamento de Garanhuns, Magnum Pontes, a revisão surge diante da necessidade de novos parâmetros urbanísticos para Garanhuns, devido ao crescimento da cidade. “A intenção é melhorar o planejamento e adequar o Plano Diretor a nova realidade de Garanhuns, já que a cidade vem crescendo através da área educacional e, principalmente, com a chegada do Shopping Garanhuns”, revelou.

O processo de revisão do Plano Diretor se dará em três etapas. Nas duas primeiras, que devem acontecer no próximo mês de abril, serão coletadas as propostas sugeridas pela população. A última etapa será a apresentação do documento revisado para apreciação na Câmara de Vereadores de Garanhuns.

Segundo Magnum Pontes, o COMPUR já recebeu uma proposta, criada por um colegiado formado por profissionais e colaboradores da área de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo. “A importância disso é fazer com que o desejo do cidadão seja cumprido, e melhorar a qualidade de vida desses cidadãos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento urbano de Garanhuns”, registra Pontes.

COMPUR - Criado no âmbito da Secretaria Municipal de Planejamento, o Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) exerce atribuições junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). Trata-se de órgão colegiado, consultivo de assessoramento ao Poder Executivo Municipal e deliberativo no âmbito de sua competência, sobre a Política de Desenvolvimento Urbano do Município. Ao COMPUR compete propor a formulação de diretrizes para a política municipal de preservação, recuperação e conservação do ambiente construído; mobilidade, acessibilidade, urbanização, habitação e regularização fundiária, entre outras atividades.
.
Agora comigo: É o momento da participação da sociedade garanhuense no debate sobre um tema que diz respeito diretamente ao crescimento e desenvolvimento de nossa cidade.


Tropicana faz a festa no Alforria. Vem mais por aí!


Estivemos com a banda Tropicana no Bar Alforria no último domingo, e foi um festão!

As imagens vocês podem conferir no http://www.festatropicana.blogspot.com/

E vem muito mais por aí! Sexta-feira, dia 01/04, a Tropicana estará na Boate Mood Pub, a partir das 22h. E no sábado, a festa acontece no distrito de São Pedro, logo após a Radiola de Ficha com Marcos Cardoso. O evento começa às 19h, e a Tropicana faz seu forró às 22h.

No repertório músicas de Gonzagão, Jorge de Altinho, Santanna, Flávio José, Trio Nordestino, Alcymar Monteiro, etc. Além de frevos, côco, ciranda e muito mais.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Petrobras realiza Curso de Energia para Jornalistas



Estamos em Recife onde a Petrobras está realizando um curso para jornalistas, mostrando os vários braços da empresa, com ótica especial em Pernambuco. Nesta segunda foram exibidos vários segmentos, sempre com espaço para questionamentos. Amanhã (terça), outro seminário mostrará exclusivamente o Pré-Sal.

Confiram abaixo a programação das apresentações, onde tivemos ativa participação. Depois, vamos aos poucos fazendo algumas anotações interessantes, que impactam inclusive a nossa região, temas como BioDiesel, GNV, GLP, Etanol, Refinaria, PetroquímicaSUAPE, etc.

Palestras:

Geologia e desenvolvimento do Pré-Sal - Adali Spadini - Geólogo - Apontou a parte científica da descoberta e extração do petróleo encontrado em águas profundas.

Refinaria Abreu e Lima - Wilson Guiherme Ramalho - Gerente Geral da Rnest - Mostrou como está a Refinaria Pernambucana.

Os desafios dos Bio-Combustíveis - João Norberto - Gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustíveis - Apresentou as várias formas que o Brasil tem desenvolvido para a produção de combustíveis "limpos", principalmente os renováveis, com ênfase nos vegetais. Outros como a energia advinda da luz solar e da força dos ventos (eólica) foram também abordados.

PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás - Alexandre Borges Almeida - Consultor da Coordenação do PROMINP - Mostrou como o governo federal tem capacitado os trabalhadores para o setor, principalmente em Pernambuco.

Gás e Energia - Ricardo Rodriguez - Gerente Geral de Avaliação e Desempenho - Abordou o gás natural extraído das plataformas e consumido principalmente pelas grandes indústrias. Toda a cadeia de produção e distribuição foram temas da palestra. É o gás GNV.

Liquigás - A Petrobras no mercado de GLP - Antonio Luiz Levantino - Gerente de Mercado Envasado Nordeste - A Liquigás é o braço da empresa que trabalha com o gás em botijões, que pode ser também à granel. É o gás das cozinhas, que pode ser armazenado, ao contrário do GNV. Vem aí os botijões de 8 e 5 quilos. Hoje é comum a embalagem de 13 quilos.

SMES - Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde - Sormane Araújo - Tratou dos mecanismos que as empresas Petrobras utilizam para a eficiente política de segurança, tanto de evitar acidentes internos, quanto nos externos, que possam atingir o meio-ambiente.

Responsabilidade Social e Ambiental - Gislaine Garbelini - Responsável pela comunicação da Gerência de Responsabilidade Social e Ambiental da Petrobras. Mostrou as várias ações sociais da empresa.

Patrocínios Culturais e Esportivos - Cláudio Jorge Oliveira - Coordenador de Patrocínios Culturais e Esportivos. Falou sobre o sistema de incentivo ao esporte e projetos culturais, em vários estados, principalmente Pernambuco.
.
Alguns dos representantes da empresa que vieram dar as palestras são do Rio de Janeiro. Depois a gente traz algumas observações interessantes.

Crédito das fotos: Agência Petrobras de Notícias
.

Diário de Pernambuco aponta possibilidade de Zé da Luz assumir mandato

Frente Popular perde vaga na Assembleia

Edição de segunda-feira, 28 de março de 2011
Com a derrubada da Ficha Limpa pelo STF, recontagem de votos elege mais um candidato do PHS


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a lei da Ficha Limpa não se aplica à eleição de 2010 vai alterar mais um posto na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A coligação Frente Popular de Pernambuco deve perder uma cadeira, a ocupada por Francismar Pontes (PTB), que seria preenchida por José Luiz Lima Sampaio do PHS. Pontes ficaria como primeiro suplente e provavelmente voltaria à Casa para ocupar vaga em função da convocação de deputados da coligação para ocupar postos no primeiro escalão do governo de Eduardo Campos (PSB).

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) indeferiu nove candidaturas durante o processo de registro para a eleição do ano passado, com base na lei da Ficha Limpa. Os candidatos conseguiram disputar o pleito respaldados por recursos legais. ´Essas candidaturas tiveram seus votos computados à parte, não contabilizados no total de votos válidos do pleito, até o julgamento dos recursos`, explicou o consultor Maurício Romão em artigo publicado em seu blog.

As candidaturas inicialmente impugnadas, e que deverão ser reconsideradas à partir da decisão do STF, tiveram 100.205 votos, distribuídos pelo PR (33.152), PHS (29.507), PMDB (16.524), PRP (9.500), PSDC (5.354), PTC (3.549), e PP (2.619). ´A agregação dessas votações ao pleito de 2010 modifica os votos válidos dos respectivos partidos, os votos válidos das coligações das quais os partidos são componentes, os votos válidos totais do pleito e, por via de conseqüência, o quociente eleitoral`, acrescentou Romão.

A Frente Popular de Pernambuco aumentou o total de votos válidos, mas perdeu uma vaga porque houve um aumento no quociente eleitoral. Com os novos números, na partição das sobras a coligação conquistou três cadeiras por média que, somadas as 29 obtidas diretamente pelo quociente partidário, resultaram em 32 vagas. O PHS, por sua vez obteve duas cadeiras diretamente e, na distribuição de sobras obteve mais uma.

Prefeito Luiz Carlos e Gabriela Valença são recebidos pelo Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa


O Prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, juntamente com a secretária de Turismo do Município, Gabriela Valença, participaram de audiência junto ao secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa. Em pauta, foram tratados assuntos referentes ao Festival de Inverno; Acessibilidade e Divulgação Turística do Município e o Garanhuns Jazz Festival 2012.

De acordo com a secretária Gabriela Valença, ao tratar sobre o Festival de Inverno de Garanhuns, o secretário Alberto Feitosa externou a possibilidade de o evento vir a ser realizado pela Secretaria Estadual de Turismo, através da EMPETUR, ao invés da FUNDARPE, como nos anos anteriores. A decisão será da Casa Civil. “As discussões quanto a data e programação do Festival, só serão discutidas após essa confirmação”, ressalta Valença.

Ainda durante a Agenda, os representantes do Município apresentaram um projeto de Acessibilidade que vem sendo desenvolvido em Garanhuns, possibilitando que atrativos turísticos possam estar acessíveis a cadeirantes e pessoas com deficiências na mobilidade, através da instalação de rampas e sinalização correspondente. “O Secretário adiantou que o Governo do Estado dará apoio, encaminhando turistas com dificuldades locomotoras e visuais, para visitar Garanhuns, viabilizando transportes adequados para que possam se locomover. É importante salientar que toda Garanhuns precisa estar acessível para receber essas pessoas. Não adianta apenas as ruas, praças ou prédios públicos com acessibilidade. É necessário que os Hotéis, bares, restaurantes e o comércio local, também façam suas adaptações para atender a esse público”, frisou Gabriela, complementando que o Município está focando o trabalho nesse público, “com o intuito de tornar Garanhuns, a primeira Cidade com turismo acessível, do Norte e Nordeste”, afirmou.

GARANHUNS JAZZ - Surpreso com a repercussão e o sucesso da 4ª Edição do Garanhuns Jazz Festival, o secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa já confirmou o evento como festividade oficial do calendário turístico do Estado para o ano de 2012. De acordo com Gabriela Valença, durante o Encontro, o secretário de Turismo também se comprometeu em viabilizar a divulgação turística de Garanhuns nas principais Capitais Nordestinas, bem como em feiras Nacionais e Internacionais do setor.
.
Agora comigo: A notícia acima foi divulgada pela Secretaria de Comunicação Social de Garanhuns, e traz boas informações. Porém, a mudança da gestão do Festival de Inverno da Fundarpe para a EMPETUR e o patrocínio para o Garanhuns Jazz Festival 2012, são as mais importantes.

Nossa cidade tem perdido a cada ano a co-gestão do FIG, e hoje tem uma condição de apenas participação, não influenciando como sendo o dono da casa. Talvez fosse o momento de fazer o governo do estado entender a necessidade de estender ao município a parceria, já que o evento vem totalmente formatado e gerenciado pelo órgão estadual.

Quando ao Jazz, é bom saber que o nosso evento fará parte da grade oficial do turismo estadual, na verdade é uma situação natural neste grande carnaval multicultural pernambucano que agrega as mais variadas linguagens culturais, desde que tenham arte em seu DNA.

Volto ao FIG. Queremos ter uma maior participação no evento, mas temos a responsabilidade de mostrar competência, interesse e condições.

E mais. Temos que aproveitar a presença de Alberto Feitosa no Turismo pernambucano, já que o deputado licenciado tem no Agreste um dos seus redutos eleitorais e tem demonstrado vontade de participar ativamente do nosso cotidiano.

Prefeitura faz aquisição de novas máquinas de costura para formação profissional


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, entregou recentemente sete novas máquinas de costura ao Centro de Formação Profissional do Município. O objetivo é o aperfeiçoamento das atividades profissionais oferecidas pelo órgão. Somado às já existentes, o maquinário chega a 27 peças, que viabilizará também a criação de novos cursos voltados à área de corte e costura.

O Centro de Formação Profissional oferece cursos de corte e costura industrial, cabeleireira e manicure, formando pessoas interessadas em adquirir uma profissão e que desejam se inserir no mercado de trabalho. Segundo a coordenadora do Centro, Elba Oliveira, os cursos geram impacto positivo no município, uma vez que novas oportunidades de empregos são criadas, e conseqüentemente a renda familiar dessas mulheres aumenta.

As alunas do curso de corte e costura, aprendem a produzir várias peças de roupas como vestidos de noiva, macacões, blazers, saias, blusas, peças infantis, entre outras, através das orientações de três professoras. De acordo com uma das professoras do curso, Gláucia Macedo, o desempenho e a aprendizagem das alunas são positivos. “A maioria das profissionais que saem daqui, já colocam seu próprio negócio”, garante. O curso tem duração de três meses, e é gratuito. Todo o material utilizado é cedido pela Prefeitura, e as peças produzidas pelas alunas são doadas para abrigos, creches, bem como às famílias carentes do Município.

Para participar dos cursos ofertados, o pré-requisito é estar cadastrado em um dos seis CRAS da cidade, ser beneficiário do programa Bolsa-Família ou estar cadastrado em programas sociais do Governo Federal ou Estadual. Além disso, é necessário ter feito no mínimo a 8ª série do Ensino Fundamental.

Para este ano as inscrições já foram feitas e 75 novos alunos integrarão os cursos do Centro de Formação.

O Centro de Formação Profissional está localizado na Praça Manoel Jardim, nº 146 – Centro.

Excursão para o jogão Santa Cruz X São Paulo

Fim da terceira fase do Curso da Fundação Getúlio Vargas, promovido pelo Ministério da Cultura

Gente, no ano passado participei das duas primeiras fases do Curso realizado pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério da Cultura. Lembrando, trata-se de formação sobre projetos culturais e visa formar artistas e produtores culturais que possam interagir diretamente com o MinC. Sendo uma espécie de fomentador cultural, um agente regional.
A primeira fase foi on-line, ou seja, foram milhares de inscrições em todo o país, e foi seletivo para a segunda fase, que aconteceu de forma presencial em várias cidades do país, inclusive aqui em Garanhuns, quando recebemos quase cem pessoas de todo o estado. Foi também seletivo.
A 3ª fase acabou agora, e foi novamente à distância. Como parte dos exercícios avaliativos, nos foi pedido um texto final, englobando a cultura sob vários aspectos, sejam políticas públicas, a participação do governo e tudo mais. Os melhores qualificados serão convidados para a quarta e última fase, novamente presencial, em Brasília-DF.
Reproduzo aqui o nosso texto apresentado:
.

Que papel, afinal, caberia ao Estado na complexa dinâmica cultural brasileira?

O Brasil é um país de uma riqueza cultural impressionante. Aqui as linguagens artísticas eclodem em todos os recantos de nossa área geográfica por essa gente que cultua suas tradições e está atenta às misturas que fazem movimentar e ampliar nossa bagagem. É sempre um olhar no futuro e nas novas tecnologias sem desrespeitar o passado. Um país onde o regional tem seu valor fulcrado nas diferenças e nos costumes, e que entende que da soma de tudo, do que é ascendente ou descendente, vem a identidade desse povo, e conseqüentemente, da nação. Mas como defender isto, fomentando a produção cultural, e ainda gerar oportunidades de se mostrar essa riqueza cultural é o grande desafio dos governos, e principalmente, da efetividade de políticas públicas, estas perenes e necessárias para assegurar as manifestações plurais culturais.

Ao longo do nosso estudo discutimos essas manifestações, identidade, diversidade, patrimônio cultural, espaços urbano e rural onde se desenvolvem as manifestações, depois partimos para uma visão, digamos, institucional da cultura, a partir das concepções de política cultural, bem cultural, indústria (que integra a parte mercadológica da produção e exibição, cujo fim busca lucro), e neste, descobrimos as vantagens e desvantagens da oferta comercial do bem cultural, pois haverá sempre o querer ganhar dinheiro com a manifestação cultural, que muitas vezes se sobrepõe às necessidades e anseios, mas por outro lado, amplia o leque de atrações e mostras que atingem comunidades (culturais ou regionais) que não teriam condições de vislumbrar essas exposições.

A cultura, indispensável para qualquer gestão pública em qualquer nível, não poderá mais ser alinhavada como apêndice de outros órgãos da administração, sob pena de atrofiar a manifestação cultural, seja ela regional ou na amplitude maior, que impacta toda a nação. Os governos devem entender a cultura como alicerce de qualquer programa de governo, e indo além, garantir as condições de implementações de políticas públicas que atinjam a população, na defesa de suas tradições e oferecendo mecanismos que fomentem a produção cultural nacional, em suas várias linguagens, principalmente entendendo as diferenças e aproximando aqueles que estão à margem dos processos da indústria cultural.

A cultura regional é ampliada quando se joga um olhar especial. Vejamos um exemplo: Um Maracatu. O Mestre. Seria simplesmente o cantor, se apenas se prestasse a interpretar as músicas tradicionais. Mas ele inventa, cria e compõe suas loas, suas próprias músicas. E vai ainda mais além, confecciona sua capa, seu manto de beleza colorida brilhante que traduz séculos de costumes tradicionais, num artesanato digno de ser apreciado como obra de arte. Mas ainda não paramos por aí, a manifestação exige a dança, que não é obstáculo para quem já venceu a luta do campo, muitas vezes levantando de madrugada para plantar, colher, arar, ou cortar a cana nas matas pernambucanas. A dança é tão natural que para ele pode não ser arte, é cotidiano. Esse olhar de defender essa gente e suas manifestações culturais é obrigação do estado, através das garantias de políticas públicas culturais.

Para isso, e ser agregador e completo, haveremos de defender as instituições que congregam para o mesmo fim, os conselhos, as câmaras, que se aliam ao Ministério da Cultura como ingredientes de um preparo que resultará num sofisticado e simples bolo cultural. Atentando para a democratização das discussões e implementações, pois é o próprio povo, que recebe a ação pública, que sabe o que quer, e que deve ser ouvido sobre seus anseios e suas prioridades.

É esta visão democrática que o estado deve fustigar. Ouvindo, interagindo e devolvendo em forma de políticas públicas que atendam às várias tribos culturais que existem neste enorme país continental.

domingo, 27 de março de 2011

Faça um curso de danças de salão e arrase no bolero, forró, tango, samba e outros ritmos


Vai começar uma nova turma do curso de danças de salão do meu amigo Eudes. Aprenda a dançar de uma forma descontraída, tanto os antigos como novos alunos podem participar.

Nesse semestre, além do Bolero, do Samba e do Forró, também haverá aulas de Tango, trabalhando também a postura e o equilíbrio corporal.

As aulas acontecem aos sábados, no horário da tarde.

Confirme a sua reserva por e-mail, confira as demais informações:

INÍCIO: 2 de abril (sábado)
HORÁRIO: das 16h às 18h.
LOCAL: Espaço Bailarte (próximo ao Chocolate Sete Colinas).
INFORMAÇÕES E RESERVAS: pelo fone: (87) 9111.8367 ou pelo e-mail: contato@eudesjunior.com.br

Acesse também o nosso site: www.eudesjunior.com.br
.

sábado, 26 de março de 2011

Suspeita de morte por dengue hemorrágica em Garanhuns

Um homem morreu, na última quinta-feira (24), com suspeita de dengue hemorrágica no Hospital da Restauração (HR), no Recife. A vítima é um assistente social de 28 anos, que trabalhava como funcionário público do tribunal de Justiça em Garanhuns, no Agreste. Ele deu entrada no HR, na última terça-feira (22). A Secretaria Estadual de Saúde está investigando o caso.

A primeira morte provocada por dengue hemorrágica em Pernambuco foi confirmada na semana passada. A vítima foi um menino de 11 anos, que morava na área rural de Carpina, na Zona da Mata.

Este ano, foram notificados 4 mil 110 casos de dengue no Estado, sendo 171 suspeitos de dengue hemorrágica.
.

Domingo, no Bar Alforria, vamos fazer muito forró


JORNAL FOLHAVOX E BAR ALFORRIA.... APRESENTAM:

RONALDO CESAR E A TROPICANA
A festa do pé-de-serra, No domingão do Alforria Bar e Restaurante

Venha se divertir, dançar e curtir o melhor chopp da cidade, Será neste domingo, dia 27, a partir das 17h...

Patrocínio:
ALVES MOTOS – VOCÊ NAS ASAS DE UMA HONDA
COLÉGIO SANTA JOANA DARC
MANO IMÓVEIS – ESSE NOME VENDE E ALUGA
TROCÃO DO LUBRIFICANTE – A TROCA DE ÓLEO MAIS RAPIDA DA CIDADE
FUNDAÇÃO NILTON AYRES
NAVASIL – CONSULTORIA E ASSESSORIA TÉCNICA
MUSA – MODA E ESTILO, NA AV. RUI BARBOSA
GULLAS PASTÉIS – MAIS DE 185 TIPOS DE RECHEIOS
E 87 FM – TÁ NA 87, TÁ COM TUDO!

ESPALHA POR AÍ, DOMINGO TEM PÉ-DE-SERRA NO ALFORRIA....

Conheça a locadora de mulher

Tá no portal NE10.
.
Um novo empreendimento batizado de "Locadora de Mulher" está sendo inaugurado no centro de Cajazeiras (PB), e vem causando polêmica no município. A empresária Carla Simone Braga que está trazendo para a “Terra do Padre Rolim” uma novidade já existente em muitas capitais do Nordeste.
Segundo a dona, que também irá abrir um bar, “Brega e Chick”, o cliente receberá no local um catálogo de mulheres para que ele escolha a jovem com quem deseja ficar. “O preço será discutido comigo, de acordo com a escolha do cliente, e ele a levará para um motel, pois não dispomos de quartos”, esclarece ela. Carla informou que suas funcionárias são maiores de idade, entre 18 e 25 anos. “São mulheres de alto nível. Todas profissionais do sexo".
O negócio não terá restrição para estado civil. “Se o homem procurar não vou perguntar se ele é casado, isso não é pré-requisito”, enfatizou. O assunto foi discutido na sessão da Câmara Municipal nessa terça-feira (22) e alguns vereadores se posicionaram contra o novo negócio na cidade. Um deles chamou atenção para o problema do tráfico de drogas, pois esse tipo de negócio poderá facilitar essa prática ilícita.
.
Agora comigo: O código penal é claro neste tipo penal nos artigos que tratam dos crimes contra a dignidade sexual. A proprietária do estabelecimento obtém lucro com a prostituição alheia, e ela mesmo confirma quando diz que o acerto financeiro é com ela. É bom registrar que a prostituição não é crime no Brasil, mas alguns meios de exercê-la são proibidos, e o terceiro envolvido responde por alguns crimes. Um deles é a prática relatada na matéria, quando a proprietária tem o favorecimento financeiro, pela exploração da atividade sexual. O art. 228 do código penal é claro na adequação da conduta ao crime mencionado. O art. 230 CP trata do rufianismo, que define como a pessoa que tira proveito da prostituição alheia, participando diretamente dos seus lucros.
Portanto, a jovem empresária, estará praticando diversos crimes em concurso material, quando induz, tem lucro e mantém um local (estabelecimento) para a prática da prostituição.

Onde está o forró?


Verificando as diversas programações das festas das cidades de Pernambuco por esses dias, deparei-me com a ausência completa do nosso forró. Toritama, Arcoverde, Capoeiras, Garanhuns, Gravatá, Recife e até Caruaru. As bandas de forró, o sertanejo, o axé e o pagode tomaram conta até das vaquejadas, antigo reduto dos forrozeiros tradicionais. Agora a moçada só quer farra, cachaça e raparigagem.

Em todas, vejam bem, todas, com raríssimas exceções, deletaram, excluíram, defenestraram o nosso forró. Não se vêem mais nomes como Flávio José, Santanna, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, etc. E olha que estou falando dos mais famosos e que todo mundo gosta.

São investimentos econômicos e culturais, mas que nem sempre têm essa relação. Mas é preciso separar o joio do trigo, principalmente quando o dinheiro sai de cofres que deveriam ser investidos em empreendimentos culturais. Se a festa é particular, então os realizadores podem chamar quem quiser, pois visam o lucro. E esse é o objetivo que difere do evento de cunho público. Não há lucro, portanto deve haver um objetivo altruísta, que amplie horizontes.

É por isso que continuo achando que não se deve gastar dinheiro público em festa com banda de mau gosto. Pois, já que o dinheiro é meu e seu, deve ser investido para mostrar à população que existem outras opções de qualidade, e que são populares, ou alguém acha que Flávio José não lota uma praça?

É claro que a maioria da população vai pelo gosto imposto pela mídia, e os shows viraram um grande comércio. A receita do sucesso: A banda paga pra tocar, no rádio e nas festas (vendendo as apresentações quase de graça, até ganhar nome), distribui gratuitamente CD, coloca um monte de mulher semi-nua, músicas que apelam pra bebida e sexo fácil, e pronto! Daí aparecem os contratos, pois os muitos agentes rodam todas as prefeituras buscando as festas. Como é um comércio, negocia-se tudo.

Precisamos, em nome da cultura e da boa música, criar mecanismos que defendam nossos artistas, e um bom início seria mudar as programações das festas públicas. Pois, estamos jogando no lixo a nossa história cultural, e alijando do nosso próprio palco o que temos de melhor: O nosso forró e as demais manifestações artísticas.

Companheiros de rádio: Toquem nosso forró durante o dia também, não existem leis que digam que forró só pode tocar no amanhecer do dia ou o pôr-do-sol, precisamos resgatar o forró nas programações diárias. Todo mundo gosta do forró de verdade, e atualmente ele está escanteado para programas específicos. Misturem o forró com as outras músicas que tocam o dia todo no rádio.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Garanhuns agora tem CDL Jovem


Em noite histórica, aconteceu nessa quinta-feira, 24, na sede da Câmara dos Diretores Logistas, a solenidade de posse da primeira Diretoria da CDL Jovem de Garanhuns, que tem como Presidente, o jovem Paulo Guilherme Brasileiro Filho.

Presentes à solenidade, Dra. Eliane Simões, presidente da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, representando o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, Laiane Nobélia, Presidente da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe, Isac Filho, Representando a CDL Jovem Nacional, Coronel Eduardo Oliveira, representando o Presidente da CDL Recife, Eduardo Catão, Edjar Soares, Presidente da Federação das CDLs de Pernambuco, que compuseram a mesa juntamente com Fernando do Couto Soares, Presidente da CDL Garanhuns e o Presidente empossado Paulo Brasileiro.

A CDL Jovem Garanhuns é a terceira a ser criada em Pernambuco. No Brasil, esta Entidade, teve início em 1989 em Belo Horizonte-MG.

Capacitar uma jovem liderança é uma das finalidades e motivos desta entidade, segundo Fernando do Couto Soares, “estes jovens são os futuros líderes da CDL. Garanhuns sente-se de uma carência de liderança e o futuro pertence aos jovens”. concluiu.

Após solenidade, foi aposta a placa comemorativa, seguido de coquetel.

A Diretoria da CDL Jovem Garanhuns ficou assim composta:

- Presidente: Paulo Guilherme Brasileiro Filho
- Vice: Luiz Eduardo Cordeiro Andrade
- 1ª Diretora Secretária: Camila Rayane Correia de Barros
- 2º Diretor Secretário: Walber Rafael Medeiros Santana
- 1ª Diretora Financeira: Thayná Correia de Barros
- 2º Diretor Financeiro: Lucas Lages Calado Bezerra
- 1º Diretor de Marketing e Eventos: José Rodolfo da Silva Melo
- 2º Diretor de Marketing e Eventos: Thiago Augusto Alves Silva
- Diretor de Responsabilidade Social: Ronald Keverson da Silva Santos
- Emanuelle Cavalcante: Diretora de Desenvolvimento e Empreendedorismo

Blog do Ronaldo Cesar representa região em Curso de Energia para jornalistas promovido pela PETROBRAS

Amigos,

Fomos convidados pela PETROBRAS para participar do Curso de Energia para Jornalistas, que será realizado no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, na próxima segunda-feira (28/03), a partir das 8h.

Estaremos lá, juntamente ao jornalista Roberto Almeida. Entendemos este convite como um reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo na comunicação de Garanhuns e do Agreste Meridional. Aqui com nosso blog e o jornal FOLHAVOX, e o compadre com seu blog e o CORREIO SETE COLINAS.

O curso será voltado para a atuação da Petrobras em Pernambuco (veja programação abaixo), com palestras específicas sobre empreendimentos como a Refinaria Abreu e Lima e a Petroquímica Suape, além de patrocínios feitos no estado.

Na terça-feira, haverá o seminário "O Nordeste e o pré-sal", que também estaremos participando.
A Petrobras se responsabiliza pelo transporte, alimentação e hospedagem.

Confiram a programação dos cursos, e claro, vocês vão poder acompanhar tudo aqui e na FOLHAVOX.
Curso de energia para jornalistas 28/03

8h às 8h30 Relacionamento com a imprensa
8h30 às 9h: Geologia do Pré-sal
9h às 09h30: Desenvolvimento do Pré-sal.
09h30 às 9h50: Perguntas do 1º bloco
10h00 às 10h30: Petroquímica Suape
10h30 às 11h: Refinaria Abreu e Lima
11h às 11h20: Perguntas do 2º bloco
11h20 às 11h50: Prominp
11h50 às 12h20: Transpetro – foco relação com os estaleiros
12h20 às 12h40: Perguntas do 3º bloco

13h40 às 14h10: Gás e Energia – atuação no país, com foco em Recife
14h10 às 14h40: Liquigás – GLP em PE
14h40 às 15h: Perguntas do 4º bloco
15h ás 15h30: Geopolítica do Petróleo
15h30 às 16h: Biocombustível
16h às 16h20: Perguntas do 5º bloco
16h30 às 17h: SMES
17h às 17h30: Responsabilidade Social e Ambiental
17h30 às 18h: Patrocínio Culturais e Esportivos
18h às 18h20: Perguntas do 5º bloco
18h20: Encerramento
.
Agora comigo: Aos que ainda não entenderam a força dos blogs, abram os olhos, esta é a mídia social que tem impactado a comunicação mundial. Quando uma grande empresa como a PETROBRAS busca esta comunicação é porque estudos já comprovam a força deste meio de informação diretamente a uma população instruída e formadora de opinião.

Garanhuns realiza Copa de Judô


Garanhuns sedia no próximo sábado, dia 26, a Copa Santa Sofia de Judô, considerada a segunda competição mais importante do Judô Pernambucano. O evento acontece no Ginásio do Colégio Santa Sofia, numa realização conjunta da Academia Carlos Tevano, Colégio Santa Sofia e Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

A Copa tem inicio às 8h, com o Festival para crianças de 3 a 8 anos de idade - um tipo de competição criada para estimular os pequenos quanto ao Esporte. As categorias entre 9 e 20 anos também serão disputadas, assim como a categoria Adulto, que reunirá judocas acima de 20 anos e a categoria Máster, com atletas a partir de 35 anos.

Participarão do evento, atletas pernambucanos que conquistaram os títulos de Campeões Brasileiros, Campeões Sulamericanos e Panamericanos de Judô, bem como jovens revelações da modalidade. Ao todo, cerca de 350 atletas deverão disputar a Copa. “Esse evento serve de referência para muitos atletas, que se empenham em avaliar os níveis do próprio condicionamento físico, psicológico e técnico, buscando aprimorar essas capacidades para um melhor desempenho diante de outras competições”, declarou o atual Presidente da Liga Pernambucana de Judô e Presidente da Associação Carlos Tevano, o Mestre Carlos Tevano.

HOMENAGEM – Durante o Torneio, o Prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, prestará uma homenagem ao Professor Carlos Tevano, pelos seus 30 anos de atuação no Judô. O judoca será agraciado com uma comenda, que segundo a Secretaria de Comunicação Social e Esportes, “representa os agradecimentos da população de Garanhuns pelo trabalho do Mestre Carlos Tevano ao longo de sua vida desportiva”.

Itaquitinga reforma Clube Municipal


A Prefeitura de Itaquitinga praticamente reconstruiu seu clube municipal, possibilitando um lazer para a população mais digno e confortável. Um espaço que será utilizado também com mais propriedade nos diversos eventos do município.


Janete Costa é homenageada pela prefeitura de Recife. E Garanhuns? Fato: Não sabemos homenagear nossos filhos ilustres


A arquiteta garanhuense Janete Costa, falecida recentemente, da tradicional família Ferreira Costa, emprestará seu nome à Galeria de Artes do Parque Dona Lindú, na capital pernambucana.

A homenagem foi anunciada recentemente e mostra a importância para Pernambuco do trabalho da arquiteta, apaixonada por seu estado, pela capital e por sua Garanhuns.

O Parque Dona Lindú será oficialmente inaugurado com um grande show de Lenine, e deverá contar com milhares de pessoas.

Depois de tantas polêmicas quanto ao projeto do Niemeyer, o parque, enfim, está sendo entregue à população, principalmente a que reside em Boa Viagem.

E Garanhuns?

A gente fica triste com Garanhuns, quando um nome representativo da nossa cidade, principalmente no campo das artes, é reconhecido e homenageado lá fora, sem ter essa honra em casa.

Nomes como Toinho Alves, Waldir Mansur, Reginaldo do Acordeon, Aluísio Alves, Tiago Correia, entre outros, só pra citar alguns, ainda não foram devidamente reconhecidos por aqui.

Não é somente entitular festas passageiras ou colocar nomes de rua, isto é importante, mas não é tudo, pois deve haver uma correlação em homenagem e homenageado. Explico:

Vejamos dois exemplos perfeitos: Cristina Tavares, jornalista e deputada federal, tem seu nome ligado ao mais importante prêmio do jornalismo pernambucano. Todo ano seu nome é citado nos mais importantes meios de comunicação, sempre de uma forma positiva, enaltecendo a memória da homenageada.

Segundo: A própria Janete Costa, apaixonada pela cultura, será a marca da Galeria de Artes do Parque Dona Lindú. Imaginamos as exposições belíssimas que virão e todo mundo, inclusive a imprensa, estará sempre citando o nome da arquiteta.

Vou sugerir novamente algumas ideias. Eu gostaria de ver uma bela estátua em tamanho natural, do músico Toinho Alves, garanhuense, celo do Quinteto Violado, que praticamente fez surgir o palco instrumental do Pau-Pombo, durante o Festival de Inverno. Poderíamos também chamar, pra sempre, aquele palco de Toinho Alves de Música Instrumental.

E mais... O do forró seria: Palco Reginaldo do Acordeon. E quando saírem as programações oficiais todo mundo vai ler lá, e querer conhecer.

O palco principal do Festival de Inverno deveria se chamar PALCO DOMINGUINHOS, e para sempre. E outra coisa, a homenagem deve ser com o músico vivo!

Vou além... Que tal desmembrar a Praça Dom Moura em três novas praças. Entre elas a Praça Ronildo Maia Leite. As duas novas praças teriam estátuas dos homenageados, sentados nos bancos recitando suas poesias e crônicas. A outra seria a Praça Augusto Calheiros.

A Praça Luiz Jardim no Centro da Cidade não tem nada que lembre a obra do escritor.

Tem mais... Que tal um prêmio anual para a comunicação na cidade, homenageando nomes como Aluísio, Tiago, Jota Ferreira, Pajeú, Zezé Marcolino, Ivo de Souza, José Cardoso, José Rodrigues e tantos outros radialistas que deixaram suas vozes no coração das pessoas?

Existem inúmeras formas de homenagear alguém, e precisamos exercitar todas elas.

Presidente Eduardo Campos


O governador pernambucano mexe as complexas peças do xadrez nacional visando a faixa presidencial, talvez não em 2014, mas se der, porque não?

Altos índices de aprovação popular no estado. Influência nos estados vizinhos que têm uma boa impressão do governo pernambucano. Contaria ainda com a força nordestina ao se apresentar como um candidato da região. E na mão, um partido que cresce a cada eleição.

No sul e sudeste precisaria de uma maior exposição, e é assim que nasce a junção política com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que desponta em 2012 como um dos possíveis eleitos para o governo estadual.

Por isso, Eduardo planeja o crescimento do PSB a ponto de chegar em condições de ser lançado candidato a presidente em 2014, e como é ainda jovem, seu nome estaria em nível nacional para quem sabe, não dando na próxima eleição presidencial, tornar-se forte para outras investidas.

Por isso perguntamos, em quem você votaria em 2014? Em nossa enquete colocamos cinco nomes de grande impacto eleitoral. Excluímos apenas Lula, que consideramos hors concours, principalmente em Garanhuns e no estado. Propusemos então a enquete sem a presença dele para ver como o eleitorado se comportaria, e deu Eduardo! Talvez não com a diferença que ele gostaria, mas deu! É que para entrar numa disputa dessas, o nosso governador precisaria levar de nosso estado uma grande diferença de votos, mas considerando que é apenas uma enquete inicial, ter vencido já configura sua força política.

Tivemos 421 votos, o que mostra uma grande participação do nosso e-leitorado.

Vamos ao resultado:

Em 2014, em quem você votaria para presidente? (Lula é hors concours)

Eduardo Campos 127 (30%)
Dilma Roussef 89 (21%)
Marina Silva 75 (17%)
Aécio Neves 69 (16%)
José Serra 38 (9%)
Outro 23 (5%)
.
Agora comigo: Eduardo Campos é o governador do estado é está de bem com a população, é natural liderar a enquete. Além disso, muita gente considera um grande avanço para o estado poder ter outro presidente.
A atual Dilma Roussef, candidata natural à reeleição, está na segunda colocação, pois ainda não tem a própria imagem política definida. Sua eleição se deu pela força de Lula (principalmente) e seus discípulos, sendo Eduardo, em Pernambuco, um deles. Dilma tem a força do PT, e disputará a reeleição sentada na cadeira, o que torna muuuito difícil uam vitória da oposição. (Isto em qualquer nível)
Marina Silva está na frente dos candidatos do PSDB, Aécio e Serra. Marina ficou conhecida da população na última eleição e fez uma legião de fãs. É claro que somente um dos nomes do PSDB poderá ser candidato em 2014, a não ser que o outro deixe o partido. Serra ainda sonha, mas o momento é de Aécio, que só está atrás de Marina porque ainda não participou de uma campanha nacional. Mas tem carisma para crescer. Conta o fato também da nossa cidade não ter hoje uma forte presença do partido.

Quanto a Eduardo, contam duas possibilidades. Caso Dilma não chegue bem avaliada em 2014, o pernambucano poderia se tornar uma opção governista, que poderia perfeitamente chegar a um segundo turno, com um discurso Lulista. Tirando a verdadeira oposição da disputa polarizada da segunda fase.

Portanto não seria um projeto de oposição, mas refazer em nível nacional, a estratégia que elegeu Eduardo em Pernambuco, com dois candidatos aliados ao governo federal: O próprio Eduardo e Humberto Costa, naquela oportunidade.

Faltaria combinar com Dilma. rsrsrs

E ainda tem, claro, a dor traumática de um rompimento, já que o PSB será sempre minoritário na relação governista, polarizada com PT e o PMDB, sem espaço para crescimento federal dos partidos periféricos.

Mas, por enquanto, são ponderações sobre o que pensa o governador pernambucano.

Então é isso.

Leis e PCCS da AESGA são aprovados na Câmara de Vereadores de Garanhuns


Após aprovado em sua primeira votação, realizada na 6ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Garanhuns, no dia 17 de março, o Projeto de Lei que trata de reajuste salarial para os professores da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), bem como adequação de cargos e funções de funcionários, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, é levado para segunda votação e, mais uma vez, foi aprovado por unanimidade.

O Projeto foi apresentando pelo Executivo Municipal e passou por análise junto as Comissões de Legislação, Justiça e Redação de Leis, Finanças e Orçamento e de Educação e Cultura do Legislativo, ganhando a adesão dos vereadores da Casa Raimundo de Moraes. “Passado o processo de votação em Plenário, o Projeto deve ser encaminhado para o Prefeito Luiz Carlos para ser sancionado e então entrar em vigor”, informou o Relator das Comissões, o vereador Marcelo Marçal.

Marcando presença na 7ª Reunião Ordinária do Legislativo Municipal, realizada nesta terça-feira, 22, a presidente da AESGA destaca a importância da parceria entre os poderes. “É fundamental que possamos discutir nossas leis, especialmente para garantir a lisura dos investimentos que vem sendo realizados. Além de lutar por uma educação cada vez mais qualificada, visando formar profissionais competentes, promover melhorias e valorizar o trabalho dos nossos servidores também é uma das metas do nosso trabalho. Portanto, agradecemos novamente o apoio e entendimento do Prefeito Luiz Carlos e de todos os Vereadores”, destacou a presidente da Autarquia, professora Eliane Simões Vilar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.