quarta-feira, 16 de maio de 2012

BOA NOTÍCIA: Estado e municípios firmam convênios para acelerar diagnósticos de doenças

Tá no portal Pernambuco.com
.

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebeu,  nesta terça-feira, os prefeitos e secretários de Saúde das cidades de Limoeiro, Goiana, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Afogados da Ingazeira.

Durante reunião na sede da secretaria, os gestores assinaram um convênio para realizar os exames nos Centros Municipais de Testagem e Acolhimento (CTAs).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está descentralizando o diagnóstico laboratorial de Dengue, Hepatites, Doença de Chagas e Leishmaniose para o interior do Estado. O objetivo é diminuir o tempo de espera pelo resultado de um exame para cerca de cinco dias. Atualmente, o paciente espera mais de 20 dias pelo diagnóstico, que é enviado para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. Agora, os exames serão realizados nos onze municípios sedes de Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Por meio do convênio, a SES repassará, inicialmente, cerca de R$ 103 mil para os sete municípios. Após o primeiro ano, o repasse anual será de R$ 13,5 mil para cada município, para custeio. A SES repassará ainda todos os insumos necessários para a realização dos exames.

Nas outras regiões, os diagnósticos laboratoriais serão realizados nos hospitais regionais (Palmares e Ouricuri) e nos laboratórios das Geres (Caruaru e Petrolina).

No Recife, a sorologia continua sendo realizada no Lacen.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.