PE CONTRA O CORONAVÍRUS

terça-feira, 9 de abril de 2013

Garanhuns comemora os 80 anos do Padre Gabriel Hofstede



Do Informativo ELO PAROQUIAL

A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Congregação Redentorista na Vice-Província realizam um grande momento para que todos possam dar Graças a Deus pela vida e missão do Padre Gabriel Hofstede, que neste dia 09 de abril completa 80 anos.

Uma programação com missas, pela manhã e nesta noite na Matriz, com a participação de amigos e paroquianos, terá um encerramento às 21h com a partilha de um bolo de 80 quilos.

Nesta quarta-feira, 10, haverá a apresentação do livro "Histórias que eu conto aos 80", com noite de autógrafos no salão Padre Gabriel.

Nascido em 09 de abril de 1933, em Schipluiden - Holanda, o nosso Gabriel foi batizado Adrianus Gerardus Maria Hofstede, filho de Arnaldo e Cornélia van Wijk. Formado em filosofia em 1955, quando já se preparava para vir para o Brasil. Segundo ele, o dia mais feliz de sua vida aconteceu quando foi nomeado para estudar teologia no Brasil e ser ordenado padre aqui. Estudou em Juiz de Fora e foi nomeado padre em 1959.

Cursou também Teologia Moral em Roma-ITA, de 62 a 65, período do Concílio Vaticano II. Acompanhou o velório do Papa João XXIII e a eleição de Paulo VI. Retornou em 1965, direto para Recife. Atuou na Ação Missionária em Campina Grande-PB e em Afogados da Ingazeira-PE. Foi professor de Bíblia para teólogos de várias congregações e ensinou Teologia Moral no ITER - Instituto de Teologia do Recife, desde seu início em 1968. Em 1972 foi escolhido para ser Supervisor Vice-Provincial, tendo sempre muito contato com Dom Hélder Câmara. Neste período atuou também em Cursilhos de Cristandade, inclusive em Garanhuns, em outubro de 1978.

Em 1981, já sem a responsabilidade do provinciado, assumiu a Paróquia do Bairro da Estância, no Recife. Passou também pelo Cariri Paraibano, em Monteiro. Depois, retornou para o cargo vice-provincial, onde ficou mais nove anos. Em 1996, foi nomeado pároco de Bodocongó em Campina Grande, onde ficou até 2000.

Naquele ano, foi solicitado para suceder Padre Luiz Gonzaga em Garanhuns. Nunca disse não a uma missão, aceitou esta tarefa dizendo ser difícil soceder um padre tão querido. Hoje se diz feliz em poder continuar como vigário paroquial.

Este é apenas um resumo deste padre que está a serviço de Deus, atento ao Seu chamado e dando prioridade aos pequeninhos e aos menos favorecidos, mergulhando sempre em águas mais profundas quando o assunto é justiça social; derrubando barreiras humanas, quando o assunto é ecumenismo, e zelando pela Eucaristia, fonte de vida para toda a humanidade.

Texto: Nelson Wanderley, publicado no Informativo ELO PAROQUIAL. 

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.