DESTAQUES DO BLOG

DR. ELENÍLSON LIBERATO

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Oficina preparatória para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal acontece em Garanhuns‏




Aconteceu na última terça-feira, 09, no auditório da FAMEG - Faculdade de Medicina de Garanhuns, a Oficina Preparatória para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal. A realização foi da Secretaria Estadual de Saúde através da V GERES - Gerência Regional de Saúde, e contou com representantes das secretarias municipais dos 21 municípios da região. O encontro teve a coordenação de Joana D'Arc Ferreira Freitas, coordenadora regional do programa Nacional de Imunizações - PNI. 

Participaram da oficina a Equipe Técnica do PNI Regional, coordenadores municipais de Atenção Básica e PNI, e representantes da Estratégia de Saúde da Família dos municípios. 

Na abertura do encontro, a gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara recepcionou os profissionais, e depois de breve apresentação da programação do dia, colocou-se à disposição para participar das campanha municipais, cobrando desempenho para alcançar os objetivos traçados. 

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 15 a 26 de abril, sendo no dia 20, o dia de Mobilização Nacional, tendo como slogan "Quem lembra da vacina se protege da gripe". 

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças com faixa etária de seis meses a menores de dois anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmiss~iveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade. 

A meta da V GERES é vacinar, ao menos, 80% dos grupos prioritários, o que representa 90.878 pessoas na região. 

Sobre o encontro, afirmou Dra. Ricarda Samara: "Trata-se de uma grande campanha, de enorme proporção, e precisamos estar capacitados para atender às exigências dos órgãos superiores da saúde, quer seja estadual ou nacional. Por isto, através da coordenação da PNI, mais uma vez tratamos de passar as orientações necessárias para a Campanha Nacional em cada município" - registrou ao final a gestora da V GERES.

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.