terça-feira, 1 de outubro de 2013

HENRIQUE DIAS: Escola estadual rompe barreiras na comunicação com surdos



No dia 26 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional do Surdo, dia especial para esta comunidade, pois reflete as lutas e conquistas históricas por educação, saúde, trabalho, cidadania e dignidade por ela almejada. 

Para marcar as celebrações em torno desta data, a Escola Henrique Dias, envolvida neste processo de inclusão, organizou no dia 24 de setembro uma mesa-redonda que teve como tema central os Avanços e Retrocessos na Educação de Surdos. 

Certamente, este dia foi memorável para todos os surdos comtemplados com o evento, considerando a relevância do tema para as suas vidas. Inúmeros surdos das cidades de Canhotinho, Paranatama, Saloá, Jupi e Garanhuns se fizeram presentes e prestigiaram este brilhante acontecimento.

O sucesso do evento deu-se por meio do comprometimento de todos que fazem esta instituição escolar e dos palestrantes convidados que também acreditam e se encontram engajados nesta luta fortalecendo o compromisso com a causa da pessoa surda. Foram eles: Matheus Viana, surdo, técnico em informática, formado pelo IFPE, Felipe Pires, surdo, pedagogo, formado pela UFRPE e a Professora Norma Vasconcelos da Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE. 

A mesa-redonda contou ainda com a presença de Rosineide Chaves dos Santos, Supervisora da Educação Especial no município de Garanhuns, Iranilde Arruda,Técnica Pedagógica, representante da Educação Especial na GRE-AM, O Sr. Pedro Passos, Secretário de Direitos Humanos, um ex-aluno da Escola Henrique Dias, Márcio Moraes, surdo, e a Equipe Gestora da Escola Henrique Dias, representada pela Profa. Maria José.

Dessa maneira, a Escola Henrique Dias se dispõe a romper as barreiras da comunicação e descobre um mundo de possibilidades que se abre para surdos e ouvintes e enfatiza que aprender com o diferente nos faz buscar uma sociedade mais justa e igualitária e que, acima de tudo, é emocionante poder participar de tudo isso de maneira atuante e respeitosa.

Créditos: Cristina Lima e Alessandra Menezes

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.