terça-feira, 1 de outubro de 2013

MULHER, TOME PARTIDO! Deputadas querem maior participação das mulheres na política



“Sou mulher, sou brasileira, sou pernambucana e quero participar da política”. Este foi o tema do evento “Mulher, Tome Partido – Filie-se”, promovido hoje, no Centro de Convenções do Recife, e que contou com a participação da deputada e secretária estadual Laura Gomes. Ela destacou a importância da efetivação da mulher no cenário político, considerando-as como um instrumento transformador na sociedade a partir do seu olhar diferenciado nos mais diversos aspectos, inclusive na gestão pública.

A deputada federal Luciana Santos (PCdoB) foi a responsável por trazer o encontro para o Recife. Participaram também a deputada estadual Raquel Lyra, a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, entre outras representantes.

O evento é uma iniciativa da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, em parceria com as procuradorias da Câmara e do Senado Federal, o Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos, a Secretaria Nacional de Políticas Para as Mulheres e Entidades Organizadas de Mulheres. 

Participação

Atualmente, as mulheres representam 51,5% da população. Porém, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras na Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas naquele ano, o que representou apenas 12,99% do total. A campanha tem o objetivo de aumentar em 20% o número de mulheres filiadas e em 30% a representação feminina na Câmara e no Senado para as próximas eleições.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.