Ao ler um comentário, em uma postagem do amigo Ronaldo Cesar, em sua página, (TV ASA BRANCA: Por falta de creche, mães ABANDONAM TRABALHO para cuidar dos filhos em Garanhuns), em que uma internauta de nome Rosilene Silva, reclama que a localidade não possui escolas com o Ensino Médio, tive a curiosidade de me aprofundar um pouco mais sobre esta comunidade, o Bairro Dom Hélder Câmara, a popular Cohab 3.
Já não era nenhuma novidade para mim que a Cohab 3 sempre foi esquecida por nossos governantes, mas, não tinha ideia do tamanho do desprezo com aquela comunidade. Então comecei a pesquisar sobre a referida localidade no Google e constatei que essa comunidade realmente necessita de um olhar mais "cuidadoso" do Poder Público.
O que mais apareceu nas páginas do Google sobre a citada comunidade foram notícias de cunho policial e imagens chocantes dessa obscura realidade: Homicídios, tráfico, assaltos, furtos, estupros, violência doméstica , entre outros tipos de violência fazem parte do cotidiano da Cohab 3.
Ruas escuras e sem segurança, saúde pública precária e falta de escolas de Ensino Médio, o que leva os jovens da comunidade a se deslocarem até outras localidades, em busca de um direito que lhes é tirado: O de estudarem próximos de onde residem. Esses são alguns dos sérios problemas registrados na comunidade.
Em relação à educação, um fato mais preocupante, os estudantes que terminam o Ensino Fundamental arriscam suas vidas, diariamente, durante o período escolar, pois, como não se tem transporte público destinado aos estudantes do ensino médio e a grande maioria não possui recursos para pagar por transporte particular, os mesmos se deslocam a pé, alguns à noite, em busca de escolas em outros bairros , correndo riscos ao atravessar às rodovias que interligam os bairros da Cohab 3 e Magano, onde fica o principal destino dos estudantes do Ensino Médio da comunidade.
Isso é mais um fruto da exclusão social, uma marca registrada em nossa cidade, tudo para poucos,nada para muitos. Com certeza, se estivesse vivo, Dom Hélder Câmara, estaria envergonhado dessa triste realidade.
.