PE CONTRA O CORONAVÍRUS

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

V GERES define campanha regional contra Câncer do Colo do Útero para adolescentes‏


A Coordenação Regional do Programa Nacional de Imunizações da V GERES - Gerência Regional de Saúde, coordenado pela enfermeira Emília Santiago Silvério, realizou na última segunda-feira (03), no Auditório da AESGA, a Reunião de Operacionalização e Planejamento Estratégico para implantação da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). Esta campanha tem como objetivo a prevenção do câncer de colo de útero, e terá como população alvo para vacinação meninas adolescentes na faixa etária dos 11 anos até 13 anos. Essa vacina previne infecções pelos tipos virais mais comuns de câncer do colo do útero e, consequentemente, reduz a carga da doença.

A primeira dose da vacina HPV será administrada nas escolas públicas e privadas a partir do dia 10 de março e é muito importante que haja ampla e prévia divulgação na comunidade escolar, especialmente entre
adolescentes, pais ou responsáveis e professores. Destaca-se que a vacinação em escolas é decisiva para o alcance da meta vacinal das adolescentes.

Além disso, nesta reunião foi apresentado o informe técnico para implantação da vacinação contra Hepatite A. O Ministério da Saúde introduzirá no calendário nacional de vacinação esta vacina para crianças a partir de 12 meses até menores de 2 anos e será disponibilizada a partir deste ano.

Participaram desta reunião os representantes dos 21 municípios das seguintes áreas técnicas: Coordenadores de PNI (Programa Nacional de Imunização), Coordenadores de Educação, Coordenadores de Assistência Social, Coordenadores de Atenção Básica, Coordenadores de PSE, Representante de Escolas Públicas e Privadas, além de Grupos Pastorais.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.