quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pesquisas em Pernambuco concordam para governador e viram polêmica para o senado!



O Datafolha divulgou pesquisa nesta quinta-feira, mostrando a exemplo dos outros institutos, uma frente a favor de Paulo Câmara fora da margem de erro e que garantem a eleição em primeiro turno. O Ibope mostrou uma diferença de 9% nesta quarta. O Instituto Maurício de Nassau foi ainda mais amplo, e deu 13% a favor de Paulo. O Datafolha veio com 10%!

Paulo Câmara (PSB) tem 46% das intenções de voto e seu  principal adversário, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), aparece com 36%.

Os outros candidatos têm muito pouca aceitação. Zé Gomes (PSOL), mesmo com a exposição dos debates, aparece com 1%. Brancos e nulos somam 8%. Indecisos chegam a 9%.

A pesquisa do Datafolha ouviu 1.264 pessoas entre os dias 1º e 2 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

POLÊMICA PARA O SENADO

DATAFOLHA: Segundo a nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (2), o deputado federal João Paulo (PT) tem 37% das intenções de voto para o Senado em Pernambuco, enquanto o seu principal adversário, o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB), aparece com 30%.

MAURÍCIO DE NASSAU: O instituto tem sido o mais enfático a apontar o crescimento de Fernando Bezerra na reta final, chegando a afirmar a virada na manchete do Jornal do Commercio do último sábado, e na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (02/10) colocar o socialista com vantagem. João Paulo está com 29% das intenções de voto e Fernando Bezerra já chegou aos 35%, portanto 6% de diferença. O crescimento de FBC se explica na dobradinha com Paulo Câmara, que colocou 13% sobre Armando Monteiro, segundo o próprio IPMN. João Paulo questiona a pesquisa e está pedindo sua impugnação junto ao TRE-PE, apontando o fato de as outras pesquisas de intenções de voto o apresentarem à frente do adversário.

O IPMN não respondeu às críticas do candidato petista.

Na verdade, durante todo o processo eleitoral, tivemos muita discrepância entre os institutos, com números muitas vezes questionados, entretanto, mesmo com o Vox Populi, que foi horripilante na sexta-feira, a Frente Popular não contestou, e os petistas voltam a criticar o resultado de uma pesquisa que não lhe é favorável.

É sempre complicado acusar um instituto de manipulação, principalmente se não há como provar. Aí fica parecendo choro que de quem está atrás. O que a Justiça Eleitoral precisa fazer é fiscalizar os institutos e impedir que estes mecanismos acabem manipulando a opinião pública. 

Gente ligada à Frente Popular também achou estranho o resultado do Ibope na semana passada.

No domingo a gente sabe se Fernando Bezerra realmente virou o jogo ou se o PT comemora a eleição do seu segundo senador em Pernambuco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.