Zé Cardoso assinando a nova Constituição Estadual |
A Assembleia Legislativa entrega, nesta quarta (19 de novembro), à noite, a Medalha Comemorativa em homenagem aos 25 anos da Constituição do Estado, numa Reunião Solene.
Os agraciados serão os 57 deputados Constituintes de 1989. Além dos parlamentares vivos e “in memoriam”, também recebem a medalha dois funcionários da Casa, um do sexo feminino e outro do sexo masculino, representando os servidores que participaram do processo de elaboração do texto constitucional.
A Medalha desenvolvida especialmente para o evento contém em uma das faces a imagem do Museu Palácio Joaquim Nabuco e a inscrição “Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco 1989 – 2014”.
No outro lado, em alto relevo, aparece o momento em que a Constituição foi promulgada, com a inscrição “Medalha Comemorativa dos 25 anos da Constituição do Estado de Pernambuco”.
Dentre os agraciados, os ex-deputados Ivo Amaral e José Cardoso (In Memorian)
Ivo Amaral, em momento de descontração com Eduardo |
A Carta Magna do Estado foi promulgada um ano após a aprovação da Constituição Brasileira de 1988, numa sessão histórica com a presença de diversas personalidades políticas e autoridades, incluindo parlamentares constituintes de 1946 - data de promulgação da Constituição anterior.
A elaboração do texto constitucional foi um trabalho intenso, que envolveu deputados, juristas, funcionários e a sociedade civil.
Mais de duas décadas depois, o documento original recebeu alterações e se encontra atualizado. De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, a Casa prestou um excelente serviço à sociedade quando fez uma revisão em todo o texto, pois existiam leis que ainda dependiam de normas complementares e outras que já tinham sido revogadas.
Site da Assembleia Legislativa de Pernambuco (F.N/V.B)