PE CONTRA O CORONAVÍRUS

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho recebem diplomas de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil





O governador Paulo Câmara participa, neste domingo (24), em Nazaré da Mata, da entrega dos diplomas de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aos maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho. A cerimônia acontece às 18h, no Engenho do Cumbe, durante o 5º Encontro da Cultura Popular da Mata Norte, uma ação do programa Pernambuco Nação Cultural. As expressões foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em dezembro de 2014, após um longo processo de pesquisa iniciado pelo Estado em 2007.

A partir do desenvolvimento dos inventários para registro de bens culturais de natureza imaterial de Pernambuco, tornou-se possível conhecer e diagnosticar as condições de existência de grupos e mestres dessas manifestações. Ainda devido à realização dessa pesquisa pelo Estado, foi possível obter a aprovação dos detentores dos bens culturais para os pedidos de abertura dos processos de registro no Iphan. Os primeiros inventários foram entregues pelo ex-governador Eduardo Campos em 2013. 

Antes de participar da cerimônia em Nazaré da Mata, o governador prestigia, às 15h30, o 24º Festival do Jerico da Vila Murupé, em Vicência, na Mata Norte. Além da tradicional corrida de jericos, que acontece na área central do município, o evento contará com gincanas populares e apresentações culturais.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.