segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Oferta de trabalho à pessoa presa é tema de seminário

 A promoção é do Departamento Penitenciário e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com palestrantes de vários Estados

Pernambuco sediará o II Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa. O encontro, realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), ocorrerá nesta terça (12.11) e quarta (13.11), das 9h às 17h, no Tribunal de Contas de Pernambuco, na Boa Vista. O encontro é destinado aos servidores do sistema penitenciário, empresários, universidades, gestores estaduais e municipais e demais interessados no tema.


O objetivo é incentivar a contratação de mão de obra prisional e orientar sobre as formas de comercialização dos produtos e aquisição de insumos. A abertura contará com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, procuradores regionais do trabalho de Pernambuco e representantes do Depen/Ministério da Justiça. O secretário Pedro Eurico avalia o workshop como extremamente necessário e enriquecedor para o sistema prisional. “Este Seminário, especificamente voltado para a mão de obra carcerária, irá reunir diversas esferas ligadas à temática, onde será possível pensar novas estratégias e difundir entre os presentes as boas práticas que já vêm sendo desenvolvidas” explica.

Entre os temas de palestras e painéis a serem abordados no encontro estão “Estratégia e Motivação”, com o diretor de Políticas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel de Souza Barradas; “Trajetória do Trabalho no Sistema Prisional de Pernambuco”, ministrado pelo secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues; e o “Trabalho Prisional, Vantagens e Benefícios para o Empresário e para o Sistema”, com a palestra do diretor-presidente do grupo Têxtil Oeste (empresa San Dimas), Henrique Deiss. O público poderá conferir também a explanação da equipe da Penitenciária Regional de Curitibanos onde 100% dos presos trabalham. 

Programação do seminário no link abaixo:
http://www.seres.pe.gov.br/noticia/2185/programacao/

MÃO DE OBRA CARCERÁRIA – É a utilização da mão de obra de presos, que estejam sob qualquer regime de cumprimento de pena para o trabalho, a ser executado dentro ou fora do estabelecimento prisional. Há quase 2.300 presos dos regimes fechado e semiaberto trabalhando em Pernambuco, vinculados a 19 empresas privadas e órgãos públicos.
Entre os benefícios para as pessoas privadas de liberdade estão a remição de pena na proporção de um dia a menos a cada três trabalhados e a remuneração com valor correspondente a 75% do salário mínimo. 

Serviço
II Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa
Quando: 12 e 13 de novembro
Hora: 9h às 17h
Onde: Tribunal de Contas de Pernambuco, Rua da Aurora, 885, Boa Vista

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.