terça-feira, 31 de agosto de 2010

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO NO III CONCURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL‏

NOTA DO PRESIDENTE DO CODEMA

Prezados conselheiros e demais interessados,

Com muita indignação informo que as inscrições no III Concurso Escolar de Educação Ambiental foram as menores das três edições. Até mesmo algumas escolas que se inscreveram antes não se inscreveram agora. Para mim isto deixa claro como realmente as escolas estão trabalhando meio ambiente em suas atividades e me deixa envergonhado como professor.
Desta forma, infelizmente, estamos sendo obrigados a prorrogar as inscrições até a quarta-feira da semana que vem, dia 08 de setembro, já que há modalidades com apenas um único inscrito. Aquelas escolas que se inscreveram e não informaram dados como o nome do projeto, idade e série dos estudantes, têm agora também tempo para corrigir estas falhas.
O impressionante é que tivemos mais escolas de outros municípios querendo se inscrever, e que não puderam, do que as de Garanhuns, que poderiam ter se inscrito. Só de Angelim tivemos três escolas solicitando; de Canhotinho duas, escolas de Caetés, Capoeiras, Jurema, Jupi e Paranatama também queriam se inscrever. Se tantos municípios se interessaram e tomaram conhecimento, fica claro que não houve falha na divulgação pelas várias dezenas de chamadas em rádio, uma centena de cartazes, dois mil panfletos, milhares de e-mails, matérias na Asa Branca, divulgação nos ônibus da São Cristóvão, ofícios e visitas às escolas, etc.

Uma pena.

Solicito auxílio na divulgação desta prorrogação. Maiores informações no endereço: www.uag.ufrpe.br/ceea.htm

Marcos Renato Franzosi Mattos
--
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns - CODEMA
.

No Cine Eldorado, o filme NOSSO LAR baseado na obra de Chico Xavier

Poesia e prosa cangaceira

30 Anos - Eternamente Vinícius - DE REPENTE!


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Zé da Luz tem outra derrota. E agora???

O Blog do Jamildo e praticamente todos os blogs de Garanhuns já adiantaram a notícia sobre mais uma derrota de Zé da Luz para se manter candidato. Agora foi o Tribunal Superior Eleitoral que ratificou a decisão do TRE. Jamildo abre o post do assunto dizendo que isto é uma boa notícia, acompanhem:

Boa notícia. Zé da Luz não é mais candidato a deputado estadual

O ex-prefeito de Caetés, José Luiz Sampaio, o Zé da Luz, foi julgado definitivamente pelo TSE.



Com base na Lei da Ficha Limpa, a Justiça Eleitoral Brasileira concluiu no fim da tarde desta segunda (30/08) o encerramento das questões jurídicas conforme a LEI COMPLEMENTAR Nº 135, DE 4 DE JUNHO DE 2010.

Sendo assim, o Candidato a vaga no legislativo estadual de Pernambuco, o Zé da Luz, tem sua candidatura indeferida não podendo desta forma concorrer ao pleito estadual deste ano.

Agora comigo: Como a justiça brasileira é fértil de recursos, Zé da Luz ainda pode recorrer, mas seria uma forma de ganhar tempo e ver se chega em 3 de outubro ainda em condições de ser votado, mas suas chances de ter sua candidatura aceita e se eleito, depois ser empossado, são quase nulas agora.
Zé tem dois caminhos, mantém a esperança nesse recurso e continua a campanha para oferecer a Ana Arraes e a Eduardo Campos o seu palanque e a luta por votos (Que eles não precisam tanto, estão os dois eleitos com facilidade) ou recua, economiza esse gasto com a justiça e advogados e vende sua estrutura de campanha a outro candidato.
O grupo de Zé da Luz não sei se continua unido, pois se de fato a candidatura deixar de existir pode ser que seus correligionários o acompanhem para um novo palanque, como pode acontecer também do grupo se sentir desobrigado e começar a se evadir.

É esperar pra ver. Mas uma coisa é certa. Sem a candidatura de Zé da Luz, que ultrapassaria os 10 mil votos em Garanhuns (já chegou a ter a possibilidade de mais de 15 mil), as outras candidaturas aumentam consideravelmente suas chances de sucesso na eleição. A cata dos votos será intensa. Nomes como Sivaldo, Izaías, Leonardo e Priscila tendem naturalmente a ganhar votos de Zé da Luz.

De todos, Sivaldo é o que precisa de menos votos, e pela "briga" de Zé da Luz com Izaías, não sei se os votos do caeteense migram naturalmente para o petebista. Por isso acho que Sivaldo pode ser o grande beneficiado.
Adolfo está com Marcantônio Dourado, e pelo trabalho feito politicamente na última eleição, deve também oferecer uma boa quantidade de votos ao lajedense. Outros candidatos entrarão com mais vontade agora, como Claudiano Filho, que tem apoios fortes e até comitê em Garanhuns. Lucena também aparecerá com mais votos.

Para garantir representatividade política, seria interessante nosso povo votar nos candidatos do PG - Partido de Garanhuns.

Quanto a Zé da Luz, ainda não sei a decisão da coordenação de campanha. Acho que o dia hoje será de reuniões para discutir a situação. Muito embora creio que essa análise já deve ter começado ontem, quando saiu a decisão do TSE sobre sua impugnação.
Eduardo Campos já deve estar sabendo e tenho a impressão que ele indicará a Zé da Luz o que fazer. Ele pode dizer - "Desista, mas continue aí firme e forte". Acho até que está nas mãos de Eduardo escolher um novo nome para Zé apoiar caso o caminho seja este. Pelo andar da carruagem e mais facilmente seria ficar com Leonardo Dias, mas Zé da Luz teria um compromisso moral com Sivaldo Albino que foi o principal nome a apoiá-lo na sua campanha para prefeito. O problema são as questões partidárias, que coloca os dois em palanques contrários em nível estadual.

Política é como nuvem, acho que foi o Magalhães Pinto quem disse!
.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Garanhuns pode receber loja da franquia Cacau Show


Chocólatras, preparem-se! A Cacau Show, rede de lojas de chocolates finos, está analisando a possibilidade de se instalar em Garanhuns. É verdade! A empresa pensa em abrir mais seis lojas no estado e nossa cidade seria uma das contempladas.
É claro que para tomar uma iniciativa dessas deve haver uma pesquisa de mercado, imagino que a CVC para vir pra cá deve ter procurado entender Garanhuns. Com a Cacau Show também deve ser assim. É uma marca que atinge um público de melhor poder econômico e por isso dá pra perceber que os recentes empreendimentos e cursos superiores começam a chamar a atenção para Garanhuns.
Nossa cidade tem muitas empresas de pequeno porte que trabalham com chocolate, de forma artesanal. O Chocolate Sete Colinas é um exemplo de empresa de sucesso.
Nossa gastronomia tem melhorado bastante com os restaurantes oferecendo cardápios diversos e melhorado o atendimento, embora ainda precise capacitar muito mais nesse quesito.
Mas é bom saber que estamos no rumo da instalação de empresas nacionais em nossa cidade, oferecendo melhores serviços, forçando a melhoria do que já possuímos e disponibilizando mais opções a quem visita nossa cidade.
Sinto que há um desenvolvimento natural a ponto de eclodir, como diz o Alexandre, Garanhuns vai bombar!

Aula Magna com Fernando Bezerra Coelho é adiada

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) comunica que, por motivo de convocação para representar o governador Eduardo Campos em reunião do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), marcada para a manhã desta terça-feira, 31 de agosto, em Brasília, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, não poderá participar da Aula Magna do curso de Engenharia Civil da Instituição.

A Atividade acontecerá em uma nova data, a qual será acordada entre o Secretário Fernando Bezerra e a coordenadora do Curso, professora Giane Lira e divulgada posteriormente. Lamentamos o inconveniente e nos colocamos a disposição para mais esclarecimentos.

Palco Toinho Alves ganha repercussão e apoio cultural


Recebemos alguns comentários no e-mail e aqui no blog sobre a ideia de batizarmos de Palco Toinho Alves o palco instrumental do Festival de Inverno, e ainda colocarmos uma estátua de Toinho tocando seu Violoncelo em tamanho natural também no Pau-Pombo.

As pessoas também aprovam a iniciativa de chamar de Reginaldo do Acordeon o palco do forró. Um dos amigos em nosso e-mail disse que seria importante iniciativas desse tipo antes que a Fundarpe passe a homenagear nomes que não têm história com nossa cultura local. Em outro comentário, Jonas Lira, um dos maiores defensores de nossa arte, sugere que a iniciativa possa partir da própria Câmara de Vereadores através de projeto de lei, que sancionado pelo prefeito seguiria para a Fundarpe tomar ciência e adaptar para o Festival de Inverno já do próximo ano.
Só complementando a ideia de dar nomes de artistas garanhuenses aos palcos do Festival de Inverno, o palco da Esplanada Cultural Guadalajara não seria "batizado" agora, pois no futuro ele seria o majestoso Palco Mestre Dominguinhos. Ou quem sabe já agora, numa grande homenagem ao artista vivo!

Irei reproduzir dois comentários que acho serem muito importantes, pela representatividade que têm Jonas Lira e Roberto Almeida. Segue:

Caro Ronaldo.
Quero lhe parabenizar pela feliz idéia. Concordo plenamente com o que foi colocado por você.
Acho também que a cidade ainda deve uma grande homenagem ao nosso Toinho Alves. O que foi feito na ocasião durante o festival de inverno do ano passado não representa muita coisa, diante da história e da ligação de Toinho com a nossa cidade. A colocação da estátua e a denominação do nome de Toinho ao palco instrumental,é uma excelente sugestão sobre todos os aspectos.
Tomara que esta sua idéia seja aceita e colocada em prática pela dona do evento (Fundarpe ). E que o mesmo seja aplicado a Reginaldo do acordeon no palco do forró.
Parabéns, acho que todos nós deveriamos encampar esta sua iniciativa já a partir de agora, pra que a mesma já seja aplicada no FIG do próximo ano, se não irão dizer que a idéia é excelente mas que infelizmente chegou muito tarde pra este ano, ou seja, pro ano que vem.
Acho inclusive, que essa medida poderia ser adotada através de projeto de lei oriundo da câmara dos vereadores.
Jonas Lira

Muitos boas essas ideias e sugestões. Que os governantes as acatem e façam essas homenagens, justas e que elevariam também o nome da cidade.
Roberto Almeida
.
É claro que na foto não está o Toinho, mas o Seu Domingos!
Logo abaixo está o artigo completo sobre o Palco Toinho Alves e Palco Reginaldo do Acordeon.
.

Governo Federal e CBF dão PRESENTE ao Corinthians

Transcrevo da Folha.

.
A CBF, o governo de São Paulo e a prefeitura de São Paulo indicaram o futuro estádio do Corinthians para a abertura da Copa de 2014 sem terem visto o projeto.

É o que garante o presidente corintiano, Andres Sanchez, em entrevista à Folha concedida na manhã de domingo. "O Corinthians foi escolhido porque tem credibilidade. Muita gente pode não acreditar, mas nós temos", diz.

FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?

Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo. Mas vazou. Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.

Qual foi o papel do governo federal nisso?

Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.

Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?

Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.

Teixeira viu o projeto?

Não.

Ninguém da CBF viu?

Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.

Quem viu?

O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.

E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?

Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.

Você diz que a arena terá 48 mil lugares, mas para a abertura é preciso ter 60 mil.

Para aumentar o estádio, tem que sentar com o Corinthians, com o Comitê Organizador Local [COL], e decidir o que fazer.

Quem bancaria?

O Corinthians não. O COL, patrocinadores, sei lá, o Corinthians não.

Mudaria o estádio?

Sim, porque tem que fazer mais 20 mil lugares.

O projeto, do jeito que está, já prevê isso?

No Corinthians tudo é grande. Tem que fazer uma coisa que pode aumentar. O Corinthians vai deixar preparado pra 70 mil, 80 mil lugares, quanto for preciso. Mas o projeto é para 48 mil.

O Corinthians conseguirá manter um estádio maior?

Já temos 52 mil pagantes do fiel torcedor. Quem sabe um estádio maior tenha média de 50, 60 mil pessoas por jogo. Mas você não tem a experiência de um estádio decente no Brasil. Vai ser outro mundo. Tem que deixar tudo preparado.
.
Agora comigo: O presidente Lula é corinthiano roxo e segundo alguns órgãos de imprensa teria sido influente no contato com a Odebrecht neste mega-contrato de construção de um estádio para o Corinthians.
É por isto que desde o início se fez de tudo para excluir o Morumbi, considerado o melhor estádio particular do Brasil, da Copa do Mundo. Já havia uma segunda intenção nisso desde o início. Andres Sanches foi o chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo da África do Sul.
Lula deixará a presidência mas está dando um grande presente ao seu clube do coração.

O narrador esportivo Milton Leite do SporTV escreveu assim em seu Twitter.
@miltonleitereal Em dois dias foi anunciada a decisão, apresentada a maquete virtual e já se sabe até que vai financiar. Recorde na história da engenharia



@miltonleitereal Cada vez fica mais claro que desde o começo a ideia era construir um novo estádio em São Paulo. E que ele seria do Corinthians.
.
Pois é! Com o dinheiro de quem será construído isso para presentear o Corinthians???
.

Fernando Bezerra Coelho realiza palestra na AESGA

Nesta segunda-feira, 30 de agosto, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) será palco para mais um momento de destaque da Instituição. Trata-se da Aula Magna do Curso de Engenharia Civil, realizada por meio da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), que contará com a presença do o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e Presidente do Complexo Industrial Portuário de SUAPE, Fernando Bezerra Coelho.

Durante o Evento, voltado não apenas para os alunos da primeira turma de Engenharia Civil da AESGA, mas para os demais interessados no assunto, o Presidente do Complexo Industrial Portuário de SUAPE estará abordando o tema: “Mercado de Trabalho para o segmento da Engenharia Civil”.

Segundo informações da coordenadora do Curso, professora Giane Lira, a palestra será realizada no Auditório da Autarquia, a partir das 17 horas e 30 minutos. “Consideramos a presença de Fernando Bezerra um momento de fundamental importância para os alunos do Curso e também para a AESGA, uma vez que na aula inaugural contamos com a participação da experiente engenheira Fátima Rezende”, afirmou.

domingo, 29 de agosto de 2010

Garanhuns no julgamento dos Kombeiros


Começa nesta segunda-feira em Ipojuca, o julgamento dos irmãos Marcelo e Walfrido Lira, acusados pelos assassinatos das jovens Maria Eduarda e Tarsila Gusmão, há sete anos.
O vice-presidente da OAB-Garanhuns, advogado Jorge Wellington será um dos defensores dos irmãos. O julgamento está sendo bastante comentado pela mídia pernambucana, e desde a época dos crimes, acabou por mexer com a sociedade do estado, envolvendo várias instituições na elucidação do caso e ainda hoje está envolto em mistério.
O Ministério Público acusa ter 27 indícios que incriminam os irmãos, e um deles já responde a outros processos também envolvendo homicídios.
Um irmão da dupla acusada está preso por ter assassinado sua ex-companheira com as mesmas circunstâncias dos crimes das jovens Maria Eduarda e Tarsila. Marcelo somente não respondeu também por este crime porque o seu irmão o inocentou. 
Muitas pessoas acreditam na inocência dos irmãos e culpam jovens de famílias poderosas da capital pernambucana.
Procurei várias informações de muitas fontes sobre o caso. Não dá pra emitir nenhuma consideração convicta, mas uma coisa é certa, os kombeiros também não são exemplos de cidadãos. Os indícios contra eles são muito fortes mas não existe aquela prova inquestionável.
Os olhos se voltam ao tribunal do juri de Ipojuca.
.

Marco Polo é destaque no Jornal do Commercio


O jovem cavaleiro garanhuense Marco Polo, filho do cardiologista Marco Uchoa e da odontóloga Sandra Mesquita tem conquistado vários títulos nacionais em competições hípicas. Neste domingo, o Jornal do Commercio dedicou a Marco Polo uma página inteira contando sua trajetória, sua relação com o cavalo Strategos e seus planos para o futuro.
Parabéns! Estamos acompanhando e torcendo pelo menino!

Torcida mais apaixonada do Brasil faz campanha na internet

Se o Mister Bean fosse o Gugu

Um palco para Toinho Alves


As homenagens que Garanhuns tem feito no Festival de Inverno são efêmeras, passageiras. É claro que é importante, mas não retrata a realidade da dimensão do homenageado. O que quero dizer? Todo mundo esquece depois! Principalmente no Festival de Inverno onde os critérios para receber esta menção não têm relação direta com Garanhuns, e sim com o estado de Pernambuco.
Por isso, acho que ainda devemos uma grande homenagem a Toinho Alves do Quinteto Violado, que levou o nome de nossa cidade com arte e música a todos os lugares onde cantou e tocou seu violoncelo. Toinho e o Quinteto Violado têm a cara do Festival e principalmente do Parque Ruber Van der Linden, o Pau-Pombo.
Fechando esse pensamento, vão aqui duas sugestões.
1. O nome do palco instrumental que acontece naquele parque se chamaria pra sempre de Palco Toinho Alves. E pra sempre é pra sempre mesmo!
2. Lá naquele jardim, próximo onde é montada a estrutura das apresentações, seria colocada uma estátua do músico. Isso mesmo, uma estátua em tamanho natural com ele tocando seu instrumento de cordas. Nada de busto, Garanhuns tem um negócio para colocar busto nas praças que é coisa horrorosa, fica parecendo homenagem 3X4.

Essas duas homenagens ao garanhuense dariam ainda mais charme e importância a todos, ao palco instrumental, a Toinho Alves e ao próprio Pau-Pombo.

Defendo também que o Palco do Forró passe a se chamar de Palco Reginaldo do Acordeon. Mas isso é assunto para outro post. Podemos ter ainda o escritor Ronildo Maia Leite dando nome a uma das três praças Dom Moura, que seriam desmembradas. com sua estátua também em um dos bancos da praça. Armando Rocha precisa ganhar sua homenagem também, quem sabe uma sala de exposição de artes plásticas ou até mesmo a Casa do Artesão ser rebatizada. Tudo isso dá mais cultura à cidade, cria atrativos, aumenta a auto-estima de nossa gente, etc.  Vejam, temos no SESC a Galeria Ronaldo Whrite, ficou belíssima.

É por aí!
.

sábado, 28 de agosto de 2010

Marano faz grande festa no centro da cidade

Passei agora a pouco no centro de Garanhuns para conferir a festa de aniversário da Rádio Marano, tradicional emissora de nossa cidade que exporta diariamente a alegria de vivermos nesta terra. Não poderia ser diferente, Glaucio Costa e seu arraiá encheram o Colunata de apaixonados pelo forró, e tivemos inclusive a participação de Assisão, que cantou seus grandes sucessos.
O brega agora toma conta da cidade, Marcos Cardoso e sua Radiola de Ficha continua a festa, com a participação de vários artistas da cidade. Vamos prestigiar e aplaudir os profissionais desta grande emissora!

Garanhuns ganhará um parque na Sementeira


Em uma das áreas mais verdes e bonitas do município, onde temos ainda resquícios de Mata Atlântica, num espaço que hoje conhecemos como a sementeira municipal e ainda a "Gruta", o pessoal do CODEMA fez um brilhante trabalho de pesquisa da fauna e da flora, praticamente sem recursos e sem apoios institucionais e agora está sugerindo a criação de um parque, atitude maravilhosa!

Ali temos pássaros, animais rasteiros, fontes de água mineral, plantas diversas e ainda a natureza não desbravada. É uma questão de proteção às instâncias verdes que ainda temos!

Pega parte de uma área que seria da Serra Branca, até "as costas" do Cristo do Magano, indo àquela área oinde temos também a atual cadeia pública de Garanhuns, onde funcionou a Colônia Penal Feminina.
Detalhe: Todo o processo de pesquisa foi gratuito!

Ouvimos atentamente ao Dr. Renato do CODEMA, que tem coordenado esse trabalho, que se fez presente no Forum Pró-Garanhuns e deu uma interessante palestra relatando o trabalho da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, recebeu apoio das pessoas presentes, e mostrou que está agindo, procurando fazer o que precisa ser feito, junto com sua equipe, pesquisando, procurando, resgatando nosso meio ambiente e a auto-estima, indiretamente, de nossa comunidade.

Na próxima reunião do CODEMA será definido alguns pontos quanto ao novo parque, dentre eles o nome, e vãoaqui duas sugestões Parque Prefeito Celso Galvão ou Parque Burle Marx. O primeiro nome seria, claro, uma homenagem a um prefeito que cuidou das artes e da natureza de nossa cidade, criador do Cristo do Magano, onde, defendo que o monumento símbolo cultural e religioso de nossa cidade possa, quem sabe, se integrar ao projeto do Parque. O segundo nome é para ter um caráter nacional, com maior "chamariz" ecoturístico. As pessoas já casariam a ideia do nome a um parque. Mas é claro que poderá haver um nome popular, como temos o Pau-Pombo, que na verdade é Ruber Van der Linden. Quem sabe o Parque da Sementeira mesmo!

Parbéns Renato, conte conosco!
.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Propaganda política quase irregular

Colaram hoje um adesivo do candidato a deputado estadual Leonardo Dias em meu carro. Foi um grandão redondo em papel. Detalhe: Não autorizei!
Nada contra, claro, que quem quiser fazer suas propagandas que a façam da forma que quiser, mas acho desrespeitoso usar desse expediente, colar adesivos em automóveis sem a autorização de seus donos. Ttentei tirar e ficou uma "bagaceira" danada, pois não saiu normalmente, rasgou e a parte da cola manchou o vidro traseiro.
Fica aqui o recado para todos que trabalham com esse tipo de material, usar esse tipo de atitude em vez de conquistar votos, causa má impressão. O carro estava estacionado em frente à faculdade.
Pode ser que a coordenação de campanha não saiba que isso possa estar acontecendo ou até mesmo pode ter sido uma ação isolada de um correligionário, mas o resultado não é bom para este ou qualquer outro candidato que tentar conquistar votos à marra, como se dizia antigamente.
Fiquei bastante chateado!

Se Mister Bean fosse o José Serra!

Sílvio Sabino muda de lado


Depois dos acontecimentos na Câmara de Vereadores e de se sentir traído pelo grupo do deputado estadual Izaías Régis que o conduziria a reeleição da presidência da Casa Raimundo de Morais, Sílvio Sabino tirou seu apoio ao petebista e levou ao socialista Zé da Luz. Era de se esperar!
Todo mundo já sabe o que aconteceu na Câmara (ou não), mas o fato é que houve uma reviravolta no processo que parecia tranquilo, e capitaneados por Gersinho, a maioria dos vereadores resolveu mudar a direção da casa e fez a eleição na primeira data marcada. Os entraves jurídicos ainda estão sendo processados, mas não creio que altere mais nada. Gersinho Filho será presidente da Câmara, exceto se a justiça desconsiderar a eleição, e ainda assim precisaria que um dos vereadores que apoiaram Gersinho, reconsiderasse sua posição. Mas agora não há mais clima para o atual presidente permanecer por outra legislatura, seria necessário uma nova discussão em torno de outro nome, por isso considero praticamente improvável.
Não havendo mais como apoiar Izaías para não estar ao lado de quem, segundo ele, tramou para derrubá-lo, Sílvio está apoiando Zé da Luz. Muitos poderão dizer que Zé corre o risco de ter a candidatura impugnada, acredito que mesmo que isto aconteça não será antes da eleição, pois a dobradinha de Zé é com a mãe do governador que quer dar a ela esses muitos votos que Zé deve ter aqui em Garanhuns também. Eduardo Campos tem influência no TRE, deve ter sim!
E a gratidão de Ana Arraes a Zé da Luz independe da posição do Tribunal Regional Eleitoral. Zé será vencedor para a mãe do governador independente de quantos votos ele tiver. 
Assim, somando uns apoios aqui e outros ali, de gente que tem dividendos, Zé pode começar a engrenar de novo, tirando votos diretamente de Izaías. Sivaldo também está crescendo a olhos vistos. As campanhas de Leonardo Dias e Priscila Krause também estão conquistando adeptos, Lucena também tem votos importantes, que embora não o elejam, podem faltar para outros. Estamos vendo também a entrada de outros candidatos em Garanhuns que não representam nossa gente.
Assim, na soma dos votos, pode prejudicar a reeleição de Ízaías, e se isso acontecer, a perda do apoio de Sílvio pode ter sido um desastre, pois política é a arte de agregar, congregar, e não se pode nessa reta final de campanha perder apoios preciosos.
Disseram-me que foi o próprio Sílvio que com algumas decisões e achando que já estaria com a reeleição garantida, não estava tratando seus pares com a cortesia que mereciam. Não discuto o mérito, estou apenas alertando que a perda do apoio do presidente da Câmara pode ser ruim para o deputado. Óbvio!
Não deveriam ter tratado desse tema da eleição da mesa da Câmara de Vereadores agora, antes de 3 de outubro, pois ninguém sai ileso de um processo desse, que acabou chamuscando muita gente.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Esportes e Cultura contra o Crack em Garanhuns‏

O Núcleo de Prevenção Social a Violência (NUPREV), da Secretaria de Defesa Social do Estado, contando com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias de Assistência Social e Comunicação Social e Esportes, promove no próximo domingo, dia 29 de agosto, uma série de atividades alusivas as comemorações do DIA DO PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. O Comando de Policiamento do Agreste 2 também apóia a realização.

A ação será marcada pela realização da Corrida Contra o Crack; Passeio Ciclístico da Paz; Torneio de Damas; Apresentações de grupos Gospel; Encontro de Bandas Marciais e Apresentações de Poesias sobre o tema “Diga Não as Drogas e a Violência”’. As atividades serão concentradas na Esplanada Guadalajara, a partir das 7h30min. A largada da Corrida de Pedestrianismo acontece no terminal de ônibus do bairro Francisco Figueira as 8h.

De acordo com o coordenador do NUPREV no Agreste, o Sargento PM Willams Duarte, o objetivo é levar a comunidade a refletir sobre a necessidade de se combater preventivamente e repressivamente a proliferação das drogas ilícitas, principalmente o crack. “O evento buscará através da educação preventiva, mostrar aos participantes que podemos ter alternativas positivas de lazer sem drogas”, chama a atenção o Militar.

“O trabalho do NUPREV nas escolas tem combatido fortemente o avanço do consumo do Crack por nossos jovens. E ao utilizar o esporte e a cultura nesse trabalho, acreditamos que bons resultados virão, combatendo dessa forma esse mal que dizima diversas famílias em nossa cidade”, reconhece o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

= DIA DO PROERD - PROGRAMAÇÃO =

Dia 29 de agosto - (Domingo)

*Corrida Contra o Crack
Horário: 
7 horas – Inscrições
8 horas – Largada
Local: Terminal de Ônibus do bairro Francisco Figueira (popular Cohab 2).

*Passeio Ciclístico da Paz
Horário:
7h30min – Troca de alimento por senha de participação
8h30min - Largada
Local: Esplanada Guadalajara.

* Torneio de Damas
Horário: 8h30min
Local: Esplanada Guadalajara.

* Apresentação de Grupo Gospel
Horário: 7h30min
Local: Esplanada Guadalajara.

*Encontro de Bandas Marciais

Horário: 8h30min
Local: Esplanada Guadalajara

 1ª Apresentação - Banda Marcial da Escola Estadual Duque de Caxias
- 2ª Apresentação - Banda Marcial da Escola Estadual Simôa Gomes
- 3ª Apresentação - Banda Marcial da Escola Municipal Professor Letácio Brito
- 4ª Apresentação - Banda Marcial da Escola Estadual Dom João da Mata Amaral

*Apresentação de Poesias
Horário: 8h30min
Local: Esplanada Guadalajara.

O Adeus a Dom Acácio

Foi enterrado ontem, às 10h, no município de Gameleira, o corpo do bispo emérito da diocese de Palmares, dom Acácio Rodrigues Alves. Ele tinha 85 anos, e morreu na terça-feira no Real Hospital Português, onde estava internado há um mês. Antes do sepultamento, foi celebrada uma missa de corpo presente.

Dom Acácio foi um religioso muito popular na Mata Sul e fez muitas ações nas comunidades pobres na região, que hoje luta para se reerguer após as enchentes do mês de junho.

Dom Acácio nasceu em Garanhuns e foi o primeiro bispo da cidade de Palmares, onde atuou durante 38 anos, entre 1962 e 2000. Ele estava muito doente e como causa de morte foi apontada parada cardiorespiratória.

Ele decidiu se tornar padre quando terminou o curso ginasial. Entrou no Seminário de Olinda, no dia 9 de abril de 1942, aos 17 anos e foi ordenado padre aos 24. Pediu dispensa ao Papa João Paulo II quando completou 25 anos como bispo de Palmares. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, contou que teve muito contato com dom Acácio quando foi auxiliar por cinco anos da arquidiocese que hoje comanda. "Era uma pessoa muito comprometida, um homem de muita espiritualidade. Passou muito tempo doente e sofria muito", contou.

O início da trajetória religiosa de Dom Acácio se deu em Garanhuns, onde estudou no Colégio Diocesano. Deixou muitos amigos e admiradores em nossa cidade.

Com informações do Diario de Pernambuco

Acontece hoje a 2ª reunião do Forum Pró-Garanhuns



A comissão gestora do Forum Pró-Garanhuns avisa que a 2ª Reunião acontece hoje, às 19:30h, no Seminário São José (ao lado do Hotel Tavares Correia).

A reunião terá a seguinte pauta:
1. Formação dos grupos de trabalho para discussão de temas e elaboração de projetos;
2. Exposição da metodologia a ser utilizada para a elaboração de projetos, visando à captação de recursos federais – Alexandre Marinho / Academia de Educação;
3. Apresentação do Projeto: Parque Tecnológico e Cultural da Bacia Leiteira de Pernambuco, que envolve a criação do Museu do Queijo, construção de Centro de Convenções e recuperação do antigo Bom Pastor, entre outras ações – Prof. Dr. Ascendino Silva – CECINE /UFPE (Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste) – Recife.
4. Apresentação do Projeto de criação de Novo Parque Ecológico no Município – Prof. Dr. Renato Mattos / UFRPE – Garanhuns.
5. Marcar data para Seminário Interno sobre entraves e alternativas para o Desenvolvimento de Garanhuns. Lembramos ainda que o link para Blog do Fórum :

Se você pretende participar das atividades do Fórum, faça sua inscrição clicando no link: http://www.aedes.org.br/forum/inscricao/

Atenciosamente, Comissão Gestora do Fórum Pró-Garanhuns

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Inscrições abertas para o Festival de Arte da UPE


A Universidade de Pernambuco (UPE), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), divulgou edital para a inscrição na mostra competitiva do Festival de Arte da instituição.

Os interessados em concorrer nas categorias: artes cênicas, literatura, fotografia e música, devem se inscrever até o dia 10 de setembro de 2010.

O Festival acontecerá de 10 a 12 de novembro de 2010. Acesse no link abaixo para mais informações e edital.

.

Oportunidade - R$ 150 milhões para inovação no Nordeste, Norte e Centro-Oeste

Há R$ 150 milhões em recursos disponíveis em edital público de seleção, para que empresas das regiões Nordeste,Norte e Centro-Oeste de seis áreas estratégicas invistam em inovação. O edital, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), permite inscrições até o dia 7 de outubro e técnicos defenderam, hoje, no Recife (PE), uma aliança do setor privado com a academia para que os projetos sejam bem sucedidos.

“Há muita coisa acontecendo na área de ciência e tecnologia e precisamos aproveitar esse momento, em Pernambuco e no Nordeste”, apontou o diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Fernando Jucá, durante o workshop Fomento à inovação tecnológica no setor empresarial, realizado pelo Cetene e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE) para explicar aos empresários detalhes do edital.

O edital aberto pela Finep permite a obtenção de recursos não reembolsáveis para projetos nas áreas de tecnologias da informação e comunicação, energia, biotecnologia, saúde, defesa e desenvolvimento social. Um formulário eletrônico para as inscrições estará disponível no site da FINEP no dia 31 de agosto. O total de recursos oferecidos pelo edital, em nível nacional, é de R$ 500 milhões.

Participaram do workshop empresários, representantes de empresas, pesquisadores e professores interessados em esclarecer dúvidas sobre o edital e sobre as possibilidades de interação entre o setor privado e a academia. Entre as empresas interessadas em obter mais informações sobre o edital e os serviços do Cetene estavam a Usina JB, Mineração Palestina, Leon Heimer e Dedine.

“É importante esse estímulo para que os empresários tenham acesso a esse tipo de fomento, aqui no Nordeste”, disse o empresário João Sandoval, presidente do grupo Brasinox e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Ele pretende fazer evento semelhante na Fiepe para divulgação do edital.

Além de empresários, pessoas interessadas em recursos para novos negócios também participaram do workshop. “Temos interesse em saber sobre recursos e detalhes sobre a elaboração de projeto na área de inovação”, contaram Gabriel Silva, aluno da pós-graduação do departamento de eletrônica da UFPE, e Rodrigo Brennand, analista da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que pretendem abrir empresa na área de tecnologia da informação.

Hoje tem: Projeto Sonora Brasil do SESC apresenta QUARTETO DE BRASÍLIA - DF‏

O SESC Garanhuns convida aos apaixonados pela boa música para apreciação da II Etapa do Projeto Sonora Brasil, que traz a Garanhuns o QUARTETO DE BRASÍLIA - DF, em única apresentação, nesta quarta-feira, 25 de agosto de 2010, as 19h30, no Seminário São José.
Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos já se apresentou em vários estados do Brasil e em países das Américas, Europa e Ásia. Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical, e todos, em maior ou menor grau, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, o que os tornam parte desta história.

Serviço:
Projeto Sonora Brasil – Circuito Nacional de Música do SESC
Apresenta: Quarteto de Brasília – DF
Quarta, 25 de agosto de 2010
Horário: 19h30 min
Local: Seminário São José - Av. Rui Barbosa, Heliópolis

STUDIO C FAZ FORMATURAS EM GARANHUNS


O Studio C Formaturas & Eventos promove entre os dias 24 a 28 de agosto de 2010 em Garanhuns, as formaturas das turmas de Administração Hospitalar e Administração em Empreendedorismo 2010.1 da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA).
As solenidades iniciaram-se no último dia 24, no Clube AGA, com a realização da aula da saudade da turma de Administração em Empreendedorismo. Já no dia 25/08, acontecem às colações de grau em conjunto das duas turmas, de Administração Hospitalar e Administração emEmpreendedorismo, no Clube AGA, a partir das 19h. O grande momento, no entanto, serão os dois bailes de formatura promovidos pelas comissões de formatura, em parceria com o Studio C Formaturas.
Na sexta-feira (27) acontece a festa dos concluintes em Administração Hospitalar, que tem como tema a cidade de “Garanhuns”. Já o tema escolhido pela turma de Administração em Empreendedorismo foi o “Oscar”. Ambas as festas acontecem no Clube AGA, a partir das 22h.
.
Saullo Paes/ Agência de Comunicação
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rádio Marano, 25 anos de comunicação!


A informação e o entretenimento fazem parte de qualquer sociedade. Assim, é salutar toda e qualquer comunidade poder contar com meios de comunicação eficientes e capazes de serem porta-vozes da população.

Com a Rádio Marano tem sido assim. Grandes profissionais, locutores, técnicos e administração fazem o sucesso de um empreendimento que nasceu há 25 anos e que se prolonga com qualidade no tempo devido a dedicação de quem faz por gostar do que faz, atrelado a um grande senso profissional.
A Rádio Marano tem equipamentos técnicos que a permitem ser ouvida em distantes cidades, por ouvintes que procuram as informações da nossa terra. Está também na internet, indo mais longe!
Seus profissionais estão há bastante tempo no rádio e são todos, praticamente todos, de Garanhuns! Isso é muito importante e simbólico!

Por seus microfones já passaram vozes que fizeram nossa história. As vozes do cotidiano de Garanhuns. Nossos artistas, políticos, professores, etc. Nossas músicas tocam na Marano. Nossos eventos, nossa sociedade, nosso campo e as informações do Agreste. O Brasil conhece Garanhuns também pela Marano, os nossos sons e a nossa gente! Todos os profissionais que estão na ativa e os que por lá passaram ao longo desses 25 anos foram importantes para sedimentar a rádio no coração do povo.
Lembrarei dois nomes, e eles já não estão entre nós. Meu eterno amigo Tiago Correia, a cara da Marano! Um menino que Deus quis levar cedo, e Waldir Mansur, que teve a honra de ser o primeiro cantor a ter uma música tocada na rádio, "Cheiro de Cio". Foi Terezinha Sobral, controlista, vinda da Rádio Meridional, que colocou a rádio no ar em 1985. Ouvi hoje no programa do Marcos Cardoso.

Registro aqui o carinho que tenho por meus amigos que fazem o dia-a-dia desta que é uma das mais importantes rádios de Pernambuco, e a família Tinoco que faz da Rádio Marano um orgulho para Garanhuns!

Maluf é pego pelo "Ficha Suja" e Garotinho é condenado, novos tempos na política brasileira???


Maluf não poderá ser candidato, foi pego pelo "Ficha Suja". Paulo Maluf foi governador de São Paulo e inúmeras vezes candidato a Presidência da República. É hoje o símbolo brasileiro da roubalheira, pois a Polícia Federal encontrou contas em paraísos fiscais com dinheiro desviado de suas administrações. Por conta das investigaões está sem poder entrar em alguns países devido a seu "cadastro" na Interpol.
Mas a justiça brasileira ainda é branda e o Maluf estava em franca campanha para voltar à Câmara dos Deputados. Onde gozaria de imunidade parlamentar. Porém agora, pelo menos agora, não vai dar. Sua candidatura foi impugnada.
Enfim, parece que o "Ficha Limpa" tem produzido resultados por tirar de circulação um político com o seu currículo.

Enquanto isso, A Justiça Federal do Rio condenou o ex-governador Anthony Garotinho (1999 a 2002) a dois anos e seis meses de reclusão por formação de quadrilha.

A Procuradoria da República havia denunciado o ex-governador em maio de 2008 por "garantir politicamente a manutenção" de um grupo na chefia da Polícia Civil que não reprimia jogos de caça-níqueis no Rio, além de promover corrupção e lavagem de dinheiro.

Esse grupo era comandado, segundo a Procuradoria, pelo ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins, condenado a 28 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e também formação de quadrilha.

Lins esteve à frente do cargo na administração de Garotinho, entre o fim de 2000 e início de 2002, e na gestão de Rosinha Garotinho (2003 a 2006), mulher do ex-governador. Em 2006, ele foi eleito deputado estadual, mas acabou cassado em 2008 devido às acusações.

Em sua página na internet, Garotinho escreveu que a sentença é uma perseguição às vésperas da eleição. O ex-governador é candidato a deputado federal pelo PR.

E é bom lembrar que Rosinha Garotinho também tem lá suas broncas com a justiça.
.

Morre, aos 85 anos, Dom Acácio Rodrigues, bispo emérito de Palmares

Morreu na manhã desta terça-feira (24) o bispo emérito de Palmares, Dom Acácio Rodrigues, 85 anos. Dom Acácio morreu de parada cardíaca – ele estava internado há um mês no Hospital Português.

Dom Acácio foi bispo de Palmares durante 38 anos, entre 1962 e 2000 – ele foi o primeiro bispo da cidade. O velório será hoje em Palmares e o enterro amanhã, em Gameleira, às 10h.

O Colégio Diocesano de Garanhuns, se solidariza com a família e a Igreja católica pela perda desse grande sacerdote.

D. Acácio Rodrigues Alves, realizou seus estudos fundamental e médio no Grupo Escolar João Pessoa, em Garanhuns (1932-1936) e no Colégio Diocesano de Garanhuns (1937-1942). Estudou Filosofia no Seminário de Olinda (1943-1946). Fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1946-1949). Fez estudos de pós-graduação em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma / Itália (1949-1951).

Acácio Rodrigues ordenou-se padre no dia 12 de março de 1949 em Roma.

No dia 14 de julho de 1962, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo de Palmares. Recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de setembro de 1962, em Garanhuns, das mãos de Dom José Adelino Dantas, Dom João José da Mota e Albuquerque e Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Atividades antes do episcopado

Professor no Colégio Diocesano de Garanhuns
Reitor do Seminário de Garanhuns (1952-1957)
Pároco de Santa Terezinha, em Garanhuns (1957-1959)
Pároco de Belém de Maria (1959-1960)
Diretor Espiritual do Seminário de Garanhuns (1960-1962)
Capelão do Convento do Bom Pastor
Capelão do Ginásio do Arraial
Capelão do Colégio Santa Sofia, em Garanhuns

Atividades durante o episcopado

Presidente da Comissão de Desenvolvimento da Mata Sul de Pernambuco (CODEMAS)
Responsável pela Pastoral Familiar - CNBB-Regional Nordeste II (1992-1994)
Responsável pelo Tribunal Eclesiástico - CNBB-Regional Nordeste II (1987-1994)
Responsável pelo Ecumenismo no Regional Nordeste II desde 1997
Bispo de Palmares (1962-2000)
.
A homenagem do blog. Recebemos esta notícia dos que fazem o Colégio Diocesano de Garanhuns, que certamente, farão justas homenagens a este garanhuense. Esperamos que a cidade demonstre o orgulho deste cidadão que fez da sua vida uma doação permanente em favor daqueles que sempre necessitavam.
É uma grande perda para Pernambuco!

Enquete - Os partidários de Izaías não votam em Eduardo???


Fizemos uma enquete que procurava saber quais dos candidatos que têm votos em Garanhuns têm de fato compromisso com a cidade.

Começamos até bem, nossa média de votos é geralmente na faixa dos 100 e-leitores. E creio que com essa margem não temos o que chamo de "vírus", ou seja, o tipo de e-leitor que entra no blog somente para votar. E não faz mais nada, muitas vezes nem volta a visitar nossa página, ou então, alguém descobriu como votar várias vezes.

Foi esse caso que aconteceu, em menor proporção que em outras enquetes anteriores. Tivemos uma grande maioria agora que votou na enquete na chapinha fechada de Izaías, e por isso todos aqueles que estão tendo seu apoio ultrapassaram a marca dos cem votos, ou melhor, nem todos, Eduardo Campos não acompanhou a votação da chapa branca.

Vejam pelo resultado:
Izaías Régis - 168 Votos
Dilma Roussef - 140 Votos
Armando Monteiro - 136 Votos
Humberto Costa - 127 Votos
Jorge Corte Real - 121 Votos
Eduardo Campos - 54 Votos (isso mesmo, 54 Votos)
Sivaldo Albino - 53 Votos
Fernando Ferro - 39 Votos
Paulo Camelo - 34 Votos
Zé da Luz - 19 Votos
Ana Arraes / Cadoca - 17 Votos
 E por aí, vai...

Estranho, né não??? Será que os eleitores de Izaías estão chateados pelo apoio incondicional que o governador Eduardo Campos tem dado a Zé da Luz, e também estão desconfiados dessa entrada em Garanhuns de Leonardo Dias, com grande estrutura e apoio do governador e silenciosamente de parte da prefeitura???

O jornalista Roberto Almeida escreveu em seu blog um interessante artigo sobre a campanha de Zé da Luz, e claro, fica mais fácil de entender o porque da sua manutenção na eleição com o apoio de Eduardo Campos, e onde nasceu a vontade de tirar Izaías Régis do quadro político pernambucano.
Tem coisas que acontecem nos bastidores que não chega na população. Esse entrevero entre o deputado e o governador é um deles, mas acho que aqui em Garanhuns, as pedras do dominó vão ser mexidas depois de 3 de outubro, e deve sobrar caco pra todo lado!

Em relação à política estadual. Ao final da eleição, com a oposição destroçada, creio que poderá nascer uma nova opção, um novo grupo com os remanescentes jarbistas e os descontentes governistas, dentre eles o próprio João Paulo, que teria condições de liderar um novo momento em Pernambuco numa grande coalisão futura, isso já se pensando no pós-Eduardo, que teria o apoio do PT de Humberto. João Paulo não tem força partidária nem para se lançar candidato a prefeito no Recife. Alguns partidos e principalmente alguns líderes, poderiam apostar na formação dessa nova frente política. Inserido nela, Izaías, caso reeleito, poderia fazer o que faz de melhor, ser oposição!

Coloco o resultado da enquete geral, mas nem eu acredito nesse resultado. rsrsrs.

Quais desses candidatos você considera ter compromisso com Garanhuns?



Ana Arraes 17 (7%)
Armando Monteiro 136 (56%)
Cadoca 17 (7%)
Claudiano Filho 6 (2%)
Dilma Roussef 140 (57%)
Eduardo Campos 54 (22%)
Fernando Ferro 39 (16%)
Humberto Costa 127 (52%)
Inocêncio Oliveira 7 (2%)
Izaías Régis 168 (69%)
Jarbas Vasconcelos 9 (3%)
João Guido 23 (9%)
Jorge Corte Real 121 (50%)
Leonardo Dias 7 (2%)
Lucena 9 (3%)
Marco Maciel 14 (5%)
Marina Silva 8 (3%)
Maurício Rands 19 (7%)
Paulo Camelo 34 (14%)
Plínio Sampaio 5 (2%)
Priscila Krause 11 (4%)
Raul Jungmann 15 (6%)
Sérgio Guerra 13 (5%)
Sivaldo Albino 53 (21%)
Zé da Luz 19 (7%)
Zé Serra 13 (5%)
Outro 6 (2%)
Total de Votos: 242

Aniversariantes: Eduardo, Josália, Alcindo e David.

Abro o orkut e fico sabendo do aniversário de quatro bons amigos. A colunista Josália Pimentel. O David Cavalcanti que está láááá em Salvador, ele que era o vocalista do Art'Cia. O radialista Eduardo Peixoto, que deve fazer uma festa na Rádio Jornal nesta manhã. E o Dr. Alcindo Menezes, pessoa a quem tenho uma grande estima. Sei da dedicação, competência e amor por esta cidade que eles têm.
São quatro pessoas que fazem parte da vida da gente. Cada um com a sua história, como muita gente por aí, em seus trabalhos e atividades vão fazendo a cidade se desenvolver silenciosamente. Gente como a gente.
Um grande abraço aos quatro!

Modelo de campanha eleitoral brasileiro privilegia quem tem dinheiro!


Constatação: Exatamente hoje, estamos a 40 dias (ainda) das eleições, pensem no que já foi gasto por muitos candidatos e no que ainda será derramado de dinheiro daqui pra frente. Não deveria ser assim, numa lógica razoável, todos deveriam ter as mesmas condições de se eleger. O cidadão eleitor deveria saber o que aquela pessoa deseja realizar caso venha a ser eleito, conhecer as diferenças entre os que estão na disputa e escolher o que melhor lhe representa. Deveria.
Além da compra de votos e de apoios que acontece de forma direta, ainda há a propaganda eleitoral. Proibiram shows, camisetas, bonés, brindes, etc, etc. Mas isto não impede que aquele que tem maior poder econômico se manifeste de outras formas. Vemos agora a super exposição de banners e compra de líderes comunitários. Cada um tem seu preço, de acordo com o que possam conseguir em votos. Ah, vereadores custam mais caro! Não se trata da simples contratação de um serviço, pois está em jogo a representação de um povo. Assim, quem tem mais apoio em cima, tem mais voto embaixo. Portanto, mesmo que uma liderança local, compromissada com sua gente, e com interesse apenas em ser honesto e batalhador pelo desenvolvimento local, fosse ele um sindicalista, professor, comerciário, feirante ou outra profissão dessas, que além de serem dignas, não dão dinheiro, e aí ficaria este, legítimo representate, alijado da campanha porque não tem dinheiro para derramar.
Isto se manifesta em todos os níveis desta e de todas as outras eleições. De presidente a prefeito. Muita gente compromissada e competente está se afastando da política por desacreditar nesse processo, deixando os cargos eletivos para quem está fazendo disso um grande negócio econômico. Um grande investimento, que se gasta agora para ter retorno depois.
Faltam, portanto, 40 dias para as eleições, por mim, eraq já no próximo domingo, para que o país, o estado e a cidade possam voltar às suas atividades normais.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mídias Sociais - Mais que agendas pessoais!


Orkut, facebook, blogs, twitters, etc, etc.

Se você ainda não percebeu a força que essas mídias sociais têm na internet e como estas ferramentas podem alavancar seus negócios, está na hora de buscar informação e entrar no mundo tecnológico que a internet pode oferecer no relacionamento com amigos, clientes, fornecedores, consumidores e muuuuito mais.

Foi mostrando "cases" de sucesso e enormes fracassos que o Eden Wiedeman passou o sábado ministrrando um mini-curso sobre mídias sociais na AESGA, sob a coordenação dos professores Gustavo Santos e Rogério Paiva. A intenção é dar continuidade.

Acredito que mais de cem pessoas participaram, e foi de fato, muito legal! Encontrei amigos blogueiros e twitteiros. Apesar dos assuntos abordados serem diretamente relacionados com nossas atividades, as dinâmicas foram de fácil assimilação por todo mundo, o que tornou a palestra ainda mais divertida e participativa, pois o Eden, com seu jeito despojado, tem grande domínio sobre mídias sociais e repassa na linguagem jovem da platéia. Todo mundo entende e participa.
Eden Wiedemann da agência Dani Mirella, atua no mercado publicitário há 15 anos e há um ano e meio em mídias sociais. Entre as empresas atendidas pela empresa dele estão Wallmart, Rede Globo, Kraft Foods (BIS e Club Social), Plaza Shopping e outras grandes marcas.
 
Valeu! E na próxima tô lá de novo!
 
Rogério, @realeden, Patty Martins (@aquinacozinha), @guga_pessoas e @ronaldovox

Concurso de Educação Ambiental movimenta escolas em Garanhuns‏


Com a intenção de reconhecer as iniciativas escolares de educação ambiental e incentivar outras ações que venham a existir neste âmbito, além de premiar instituições públicas e privadas que atuam no Município, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, realiza a terceira edição do Concurso Escolar de Educação Ambiental de Garanhuns.

O concurso se apresenta em seis modalidades: Educação Ambiental Continuada (Projetos das escolas); Desenho sobre tema ambiental (1º ao 5º ano); Redação sobre tema ambiental (1º ao 5º ano); Redação sobre tema ambiental (6º ao 9º ano); Redação sobre tema ambiental (ensino médio) e Paródia em Tema Ambiental.

A ficha de inscrição está disponível, para download, no site www.uag.ufrpe.br/ceea.htm e na Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizada no Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença. Após o preenchimento, a ficha deve ser entregue na Secretaria de Agricultura, no horário das 8 às 12 horas, no período de 23 a 27 de agosto de 2010.

As escolas e alunos que participarem do Concurso receberão certificado. Já os estudantes e escolas classificados nos três primeiros lugares, por categoria, ganharão certificados de classificação, exceto a modalidade de paródia que premiará apenas o primeiro colocado.

Além da parceria com a Prefeitura, o CODEMA ainda conta com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG) e da ONG ECONORDESTE na realização dessa iniciativa sócio/ambiental/educacional.

domingo, 22 de agosto de 2010

Licitação para duplicar BR-423 sairá do papel

Depois de mais de seis meses com a tramitação suspensa, a licitação para contratar o projeto de duplicação da BR-423, em Garanhuns, deve ser publicada na próxima semana. Quando o processo foi paralisado, em setembro do ano passado, a explicação era de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia solicitado explicações à Secretaria de Transportes (Setra) sobre a necessidade de firmar contrato com duas empresas: uma para elaboração da projeção técnica e outra para estimativa de preço. Na ocasião, foi dito que o atraso ficaria em apenas 15 dias.

“Nós suspendemos porque o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) não tinha autorizado a licitação. Como não recebemos nenhum sinal, o governador (Eduardo Campos) resolveu, ontem, que os recursos serão capitaneados depois”, afirmou o superintendente técnico da Setra, Luiz Alberto de Araújo. No ano passado, o Ministério do Transportes chegou a se comprometer a desembolsar os R$ 6 milhões referentes ao projeto.

Já as obras deverão ficar em torno de R$ 300 milhões. Por isso a necessidade de se firmar convênios. O Dnit fez um estudo para as obras há dois anos, mas a agilização só aconteceu em 2009, depois de uma reunião entre o governador Eduardo Campos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cerca de 30 cidades serão beneficiadas com a duplicação. A reforma contempla a área entre o entroncamento da BR-104/232 com a BR-424/PE-218.

sábado, 21 de agosto de 2010

Você conhece o renascimento - a arte da respiração?

Confesso, a cada nova carinha que aparece aqui ao lado como seguidor, procuro logo saber quem é, as informações, vejo se conheço, fico pensando o que motivou essa pessoa a seguir nosso blog.
Alguns amigos do nosso cotidiano é mais fácil matar a charada. Outras me deixam sempre mais curioso. Foi o caso da Terezina Abelha Meirelles, lááá de São Paulo. É o rostinho da foto branco e preto. Cliquei sobre ela e descobri uma interessante história. Ela faz "Renascimento", quase uma ciência que prima pela qualidade de vida através da reeducação da respiração. Se entendi direito é isto!!! Apaixonante!
Façam essa experiência com nossos seguidores. Na coluna ao lado onde tem as carinhas, clique sobre elas, descubram histórias. Algumas têm blogs, como é o caso dessa nova seguidora. Com todas vocês podem se comunicar através de e-mails, que vocês conseguem quando visualizam o perfil. Façam novas amizades, descubram, descortinem-se. Aliás, a Terezina é escritora!
Vejam como se apresenta a nossa nova amiga, e depois acessem o blog "Respire com Consciência".
.
Sou uma pessoa que busca fazer o que faz com amor. Quando não concordo com algo, opino, tento mudar/e- ou aceitar.

Sou Escritora e Renascedora formada pelo Instituto de Renascimento de São Paulo.

O Renascedor é o facilitador no processo de atendimento com essa técnica.

Aqui nesse espaço quero colocar o que sei, o que estou descobrindo, e o que estou aprendendo com quem passar por aqui. Vamos compartilhar, e vamos respirar, mas com consciência!

Estou atendendo como Renascedora em Piedade, na rua Quintino de Campos, 215 e na Chácara Recanto da Rainha, em meio a natureza, um lugar apropriado para essa técnica e para um relaxamento e alívio do estresse. Localizado na Rodovia Sp 79, Km 11,5- Entre Piedade e Sorocaba-SP.

Abra-se para você, para o seu autoconhecimento!

Agende um horário para conhecer mais sobre essa maravilhosa técnica terápica

Namastê
 
.
Agora comigo: Uau! rsrsrs.

É Hoje: MINI-CURSO: AS MÍDIAS SOCIAIS E AS EMPRESAS


Como as empresas usam a internet a favor ou contra na ADMINISTRAÇÃO e no MARKETING de suas marcas?

Conteúdo:
- Introdução as mídias sociais
- A “nova mídia” e seus “veículos” e meios
- Convergência das mídias
- O princípio da relevância
- Compreendendo a Mídia Social
- S.R.E. – criando ações de sucesso
- Cases de sucesso

Local: Auditório da AESGA
Horário: Das 8h. às 12h e das 13h às 17h.

CURSO COM CERTIFICADO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, VÁLIDO COMO 10h DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR.

Com o PROF. EDEN WIEDEMANN, planner e criativo da Dani Mirella, atua no mercado publicitário há 15 anos (UFPE) e há um ano e meio em mídias sociais. Entre as empresas atendidas estão Wallmart, Rede Globo, Kraft Foods (BIS e Club Social), Plaza Shopping e outras grandes marcas.

Realização: AESGA Apoio: SESC Centro de Turismo e Lazer de Garanhuns
.

Professor Antonio Vilela é destaque no Ceará

(Fonte: Diário do Nordeste)

Com uma conferência sobre "Lampião no Agreste Pernambucano", pronunciada pelo escritor Antônio Vilela de Garanhuns Pernambuco, será encerrado, amanhã, o "Cariri Cangaço", que reuniu mais de 200 participantes da maioria dos Estados do Brasil, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora. Ontem, em Missão Velha, o tema principal do evento foi a trajetória empresarial de Delmiro Gouveia, um cearense de Ipu, nascido em 5 de junho de 1863, na Fazenda Boa Vista. No início do século, ele se transformou num dos maiores empresários do Nordeste.

Delmiro inaugurou a primeira usina elétrica do País, a Usina Angiquinhos, que era denominada de "Ninho da Águia", localizada em um penhasco de 84 metros de altura, aproveitando a queda da Cachoeira de Paulo Afonso. Antes mesmo que Recife (a maior metrópole do Nordeste) tivesse energia pública regular, a hidrelétrica produzia 1.500 cavalos vapor e, além de iluminar a vila operária, movia as máquinas da fábrica de linha, dois geradores e, ainda, uma bomba hidráulica.

Delmiro levou para os sertões nordestinos os primeiros carros que assombraram os "matutos", implantou tecnologia na agricultura e construiu uma via férrea. No antigo povoado de Pedra, a 300km de Maceió, hoje batizada com o seu nome, implantou a Companhia Agro Fabril Mercantil (fundada em 1914), a primeira na América do Sul a fabricar linhas para costura e fios para malharia. Os operários tinham jornada de 8 horas, além de moradia, creche, escola, cinema e assistência médica gratuitas, inovações que ainda hoje não chegaram no mapa do Brasil mais arcaico.

Em 10 de outubro de 1917, Delmiro Gouveia foi assassinado a tiros, em circunstâncias, até hoje não esclarecidas, quando lia jornal na varanda de sua casa. Deixou um rastro de progresso por onde passou e um exemplo de empreendedorismo. Antecipou conquistas sociais que, até hoje, não foram conseguidas pela esmagadora maioria dos trabalhadores brasileiros na sua luta de convivência com a seca no semiárido.

Este ano, o "Cariri Cangaço" não ficou restrito apenas ao cangaceirismo, um fenômeno social, que marcou a vida do Nordeste sem lei. Foram levantados assuntos religiosos, sociais, messiânicos e personagens como Antônio Conselheiro, Padre Cícero, o beato José Lourenço, Delmiro Gouveia Marica Macedo e Carlos Prestes, que marcaram a história nordestina.

No evento, que durou oito dias, foram pronunciadas 16 conferências pelos mais renomados pesquisadores da chamada literatura lapiônica. Para o curador do evento, Manoel Severo, o "Cariri Cangaço" contribuiu para a integração dos municípios da Região Metropolitana do Cariri.

200 pessoas, aproximadamente, participaram do "Cariri Cangaço", realizado em várias cidades da região. Foram quase 100 pesquisadores. O evento teve 16 conferências em 8 dias

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Cultural do Crato, Centro Cultural Araripe
Região do Cariri
(88) 3523.2365




Casa de força de distribuição de energia onde funcionou a 1ª hidroelétrica do NE, construída por Delmiro Gouveia


Reportagem: ANTÔNIO VICELMO

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.