quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Garanhuns recebe Congresso Estadual de Médicos



Na tarde de hoje (28), membros da Associação Médica de Pernambuco (AMPE) e da Unimed se reuniram com o prefeito Izaías Régis para discutir mais uma edição do congresso voltado aos profissionais de saúde e que é realizado a cada dois anos no interior do Estado. O evento já foi realizado em Caruaru, Gravatá, Petrolina e, inclusive, em Garanhuns.

De acordo com a presidente da AMPE, Dra. Sílvia da Costa Carvalho, o objetivo do encontro é dinamizar os assuntos da área médica, tendo, também, uma programação voltada aos agentes de saúde. “Estamos com bastante expectativa para que nossas ideias se concretizem e possamos fazer um excelente evento, novamente, aqui na cidade”, disse.

O congresso deverá acontecer em setembro deste ano e tem o apoio do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e da Associação Brasileira de Medicina. O líder do Governo Municipal se comprometeu em ser parceiro na realização e se dispôs a ajudar no que for preciso. “É de grande importância que nosso município traga ações como essa. É mais qualificação para os nossos profissionais locais que atuam não só aqui, mas em toda a região. Outro ponto positivo é que nossos estudantes da área médica também poderão participar. Um incentivo merecido para todos eles, que serão os futuros profissionais do mercado de trabalho”, concluiu.

SECOM GARANHUNS

Resultado da primeira reunião de Izaías na Fundarpe sobre o Festival de Inverno


Depois de participar no Recife de uma reunião com a cúpula da Fundarpe e da Secretaria de Cultura do Estado, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, disse que pediu para que a programação do Festival de Inverno 2013 seja divulgada entre 45 e 60 dias do evento. “Só assim podemos fazer uma ampla divulgação das potencialidades do município”, frisou o gestor.

A reunião foi na tarde desta quarta (27), no gabinete da Secretaria de Cultura do Estado, na Rua da Aurora, na capital pernambucana. O encontro foi o primeiro passo para a organização do Festival de Inverno deste ano, que deve ter uma maior participação da prefeitura. 

É intenção do Prefeito Izaías prestigiar ainda mais os artistas locais, inclusive com a inclusão de um palco dedicado ao jazz, no Pau Pombo, no horário da tarde. “Este palco será exclusivo dos artistas de Garanhuns”, defende o prefeito.

Do encontro no Recife participaram, além do Prefeito Izaías, a Diretora de Cultura do Município, Cirlene Leite, o Secretário Adjunto de Cultura de Pernambuco, Beto Silva; Fernando Augusto e Vinícius Carvalho, diretores de produção da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, respectivamente. A coordenadora de Artes Cênicas da Fundarpe, Teresa Amaral, também esteve presente.

Na oportunidade, a equipe da Secretaria de Cultura de Pernambuco registrou que nunca os representantes do Governo Municipal tinham procurado o grupo para conversar tão cedo e demonstrando tanto entusiasmo. “O prefeito está empenhado em realizar um grande Festival, com apoio do Governo e continuar com a política de valorização do artista local”, salientou Cirlene Leite.

O Secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, não participou da reunião por estar com problemas de saúde. Foi representado pelo seu adjunto, Beto Silva.

texto: SECOM GARANHUNS

Atividades para a população marcam o aniversário de Brejão - Confira a programação




Nesta sexta-feira, dia 01 de março, a Prefeitura de Brejão por meio do Prefeito Ronaldo Ferreira realiza evento comemorativo aos 51 anos de Emancipação Política do município. Trata-se de uma Ação Global que acontecerá a partir da 8h no centro comercial da cidade.

A iniciativa do Prefeito Ronaldo Ferreira tem como intuito proporcionar para população um evento que de fato contribua para o desenvolvimento e exercício da cidadania, investindo em serviços de saúde, educação e assistência social que serão prestados de forma gratuita.

O evento contará com uma estrutura formada por profissionais e colaboradores que estarão prestando serviços de consultas médicas e odontológicas, exames citológicos, teste de glicose, vacinação, teste de HIV, emissão de documentos, cortes de cabelo, além de parque de diversão para crianças, apresentações culturais, oficinas, cursos e palestras.

Procon-PE irá fiscalizar se lojas estão cumprindo prazo de entrega de mercadorias



Neste mês de março, o Procon-PE irá promover uma semana de fiscalização nas principais lojas de móveis e eletrodoméstico do Estado com o objetivo de verificar se os estabelecimentos se adequaram a Lei nº 14.823/2102, que obriga as lojas a fixarem, no ato da compra, a data e o turno para entrega do produto. Detalhes sobre a ação foram discutidos em reunião realizada nessa quarta-feira (27), entre o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, e o deputado Júlio Cavalcanti (PTB), responsável em criar o projeto de lei que deu origem à norma.

“Para elaborar o projeto de lei conversei com o Procon e constatei o aumento no número de queixas de consumidores em relação a atrasos no serviço de entrega de mercadorias. Fico feliz que a lei tenha sido sancionada pelo governador Eduardo Campos, no último mês de novembro. Passado o prazo de 60 dias para as lojas se adequarem, chegou o momento de acompanhar o cumprimento da norma”, afirmou o deputado Júlio Cavalcanti. 

Segundo o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, as reclamações em relação à entrega de mercadorias corresponde a cerca de 1/3 das queixas recebidas pelo órgão. Embora aconteça no mês de março, a data exata da semana de fiscalização deve ser definida na próxima semana. Durante a fiscalização, a equipe também irá observar se as lojas afixaram, em local visível, o seguinte aviso: “É direito do consumidor ter o produto adquirido entregue em dia e turno, pré-estabelecidos no ato da compra”. 

“As lojas que não estiverem cumprindo a lei serão multadas”, afirmou a gerente de fiscalização do Procon-PE, Solange Ramalho, que também participou da reunião dessa quinta. Ela lembrou ainda que os consumidores que não receberem o produto no prazo combinado com a loja deve entrar em contato com o órgão através dos telefones0800.2821.512 ou 3181.7000. 

Segundo o deputado Júlio Cavalcanto, o foco principal da lei é não omitir informações ao consumidor, evitando transtornos e aborrecimentos para todos os envolvidos, cliente e fornecedor. “O data e o turno para entrega fica a critério da loja. A nossa preocupação é que o prazo seja cumprido. É um direito do consumidor e que deve ser respeitado”, explica o deputado Júlio Cavalcanti. Caso o tempo determinado pela loja não seja cumprido, o responsável receberá uma multa que poderá variar entre R$ 1 mil e R$ 10 mil.

Vale lembrar que a Lei vale para compras presenciais, ou seja, aquelas efetuadas pessoalmente pelo consumidor nas lojas com sede física em Pernambuco. A norma não abrange as compras pela internet.

AESGA amplia prazo de inscrição do PROUPE



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA ampliou o prazo de inscrição para os alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos - PROUPE, bem como os demais candidatos as novas bolsas. Agora as inscrições para realização do cadastro se estendem até esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro.

O cadastro continua sendo realizado no site: www.idealizza.net/proupe. Já sua validação se dará no dia 04/03/2013. É importante ressaltar que os alunos devem realizar o procedimento de Cadastro, para que o mesmo possa ser validado junto ao Sistema PROUPE, evitando, desta forma, a exclusão do aluno do Processo.

ELIANE SALVADOR: Cantora Gospel lança CD em Garanhuns


Natural de Recife-PE e criada em Garanhuns-PE, ELIANE SALVADOR canta desde criança na igreja. Em 1997 ingressou em uma banda gospel chamada “Semeando a Palavra”, onde teve oportunidade de amadurecer seu talento musical. Desde então seu ministério vem crescendo e se consolidando. 

Eliane recentemente gravou seu CD “Promessas”, que compõe 12 faixas, contendo uma composição de sua autoria: “Antes do sol se pôr”, outra em parceria com seu esposo: “Livre sou”, as demais são composições de seu esposo, Ailton Salvador. Esse trabalho conta com a participação de vários músicos de nossa cidade e uma participação especial de Joãozinho Souza, baixista, natural de Garanhuns e residente em São Paulo. 

É seu primeiro CD, com músicas inéditas, apesar de Eliane atuar na área musical há aproximadamente 20 anos. Ela relata que durante esse tempo cultivava sempre o sonho de um dia poder adorar ao Senhor com canções novas, inspiradas por Deus para abençoar aqueles que necessitam tanto ouvir uma mensagem de paz, amor e esperança, Esse trabalho é definitivamente um divisor de águas em sua vida. 

Seu lançamento está previsto para o início do mês de abril. A cantora informou que a princípio irá fazer um trabalho de divulgação em algumas igrejas. 

O cd já está disponível em alguns pontos de venda: Agreste Musical, Livraria Vida e Som Max, ou através do e-mail: elianecanto@gmail.com.

Humberto Costa mostra no senado os avanços da saúde no Brasil no governo do PT


O senador Humberto Costa (PT-PE) voltou hoje (27) à tribuna do Senado para falar sobre os avanços conquistados na área da saúde durante os dez anos de governo do PT. Humberto, que foi ministro da Saúde do Governo Lula nos anos de 2003 e 2004, destacou entre outros números, o aumento de 31,89% na cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). No primeiro ano da gestão Lula, 4.488 municípios eram atendidos pelo PSF. Em 2013, 5.280 municípios são alcançados pelo programa.

“Esses são apenas alguns dados concretos que gostaria de mostrar para dizer que, apesar de todas as dificuldades que enfrenta um sistema de saúde universal com cobertura de mais de 100 milhões de pessoas, avançamos muito nesses últimos anos. Os problemas e desafios existem, mas o SUS deu passos largos nesses últimos anos”, avaliou Humberto.

Conheça alguns dos dados apresentados pelo senador Humberto Costa:

Entre 2003 e 2004, aumentamos em 31,89% a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), e ampliamos em 13,2% o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. O PSF saltou de 35,70% da população coberta em 2003 para 54,12% em 2013. Temos hoje 65,04 % da população coberta pelos ACS.

Em 2003 eram 4.488 municípios com equipes de PSF. Hoje alcançamos 5.280 municípios. Faltam apenas 70 municípios para atingirmos a totalidade dos municípios do país.

Mortalidade infantil - Atingimos as metas do Objetivos Do Milênio – estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) - cinco anos antes do prazo. Passamos de 23,3 mortes para cada mil crianças nascidas vivas, em 2003, para 16, já em 2010.

Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2011, a esperança de vida ao nascer no Brasil era de 74 anos e 29 dias - um aumento de 3 meses e 22 dias em relação a 2010, quando a expectativa de vida do brasileiro era de 73 anos e 277 dias.

Em relação a 2000, o indicador fechou 2011 com um aumento de cerca de 3,65 anos – são 3 anos, 7 meses e 24 dias a mais do que a expectativa naquele ano (70 anos e 182 dias).

Segundo os dados do IBGE, a taxa de mortalidade infantil caiu de 30,1% em 2000 para 16,1% em 2011. Uma redução significativa de 14 pontos percentuais.

O brasileiro vive melhor e mais: a proporção da população de 65 anos ou mais subiu de 4,9% em 1995 para 6,5% em 2008.

Brasil Sorridente - O número de equipes de saúde bucal no país passou de 4.261 em dezembro de 2002 para 10.628 em junho de 2005. Hoje, são 21.898 equipes de saúde bucal e 951 Centros de Especialidades Odontológicas, que nem existiam antes de 2004.

Foram criados os laboratórios de próteses dentárias, contando hoje com 1351 e já foram entregues desde 2010 mais de 860 mil próteses.

Em setembro de 2003 – À época tivemos a oportunidade de iniciar o processo de reformulação da política Nacional de Atenção às Urgências no SUS e de lançar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (o SAMU/192), hoje com 70,39% de cobertura da população.

Entre 2003 e julho 2005, o Ministério da Saúde credenciou 2.749 novos leitos de UTI.

O Brasil atingiu a marca de 23.397 transplantes em 2011, um novo recorde no setor. Em uma década, o País mais que dobrou o número dessas cirurgias – o aumento foi de 124% em relação a 2001, quando foram realizados 10.428 procedimentos.

Lançamento do Programa Farmácia Popular - Entre 2003 e 2005, quando fui ministro da Saúde, o volume de recursos para compra e distribuição gratuita de medicamentos no SUS aumentou em 75%. Hoje tem 558 farmácias populares administradas pelo governo federal em funcionamento no país. E mais de 20 mil unidades privadas, conveniadas ao programa. Desde a sua criação, o programa Farmácia Popular já beneficiou mais de 18 milhões de brasileiros.

O Programa De Volta para Casa, instituído pela Lei 10.708, de 31 de julho de 2003 e que dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial. O programa oferece uma ajuda de custo de R$ 320 aos pacientes que saem de um longo período de internação psiquiátrica. Em dezembro de 2009, foram contabilizados 537 municípios atendidos.

Ministério da Saúde elevou os investimentos nos laboratórios oficiais, para produção de medicamentos, de R$ 20,7 milhões no período 2001/2002 para R$ 80 milhões em 2004.

Os recursos financeiros tiveram crescimento considerável. Em 2002 para Atenção Básica foi transferido R$ 3,2 bilhões. Já em 2012, esse total chegou a R$ 12,3bilhões

Para a média e alta complexidade em 2002 foram transferidos em torno de 6 bilhões de reais, sendo que em 2013 34 bilhões.

Na atenção obstétrica, lançamos a política nacional de direitos sexuais e direitos reprodutivos, o pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal.

Trabalho importante foi feito também no fortalecimento das agências reguladoras. Realização de concursos públicos, com corpo funcional qualificado, e a definição de uma agenda regulatória, trazendo mais transparência para o processo regulatório, tanto na ANS, quanto na ANVISA.

Na ANS lançamos programas importantes como, por exemplo, o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar que avalia e ranqueia as operadoras. Outro exemplo seria a proibição da comercialização de operadoras que tenham alto número de reclamações, entre outras ações.

Na ANVISA, programas como a adoção de uma política contra a falsificação de medicamentos e correlatos e a avaliação de processos a partir de uma Análise do Impacto Regulatório.

Pesqueira tem apoio da torcida em Garanhuns e vence Náutico

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O Gigante do Agreste viveu uma noite de gala. A torcida da região, e em especial a do Sete de Setembro, que cedeu seu estádio para receber o Pesqueira, time agrestino na primeira divisão do Campeonato Pernambucano. Quase lotado, o Gigante do Agreste viu um jogo emocionante.

Gente de toda a região, e torcedores que vieram de Recife e principalmente, Pesqueira. Com batucada e tudo! 

O Pesqueira surpreendeu. Fez um a zero, placar do primeiro tempo. Logo no início fez o segundo. O jogo parecia definido, mas não se pode brincar com time grande. O Náutico em dois ataques fulminantes empatou o jogo, aliás, o segundo gol foi de bicicleta, marcado por Rogério.

Mas no finalzinho, em falta batida fácil nas mãos do goleiro Felipe, ele falhou feio, a bola passou e num toque quase em cima da linha, o Pesqueira fez o gol que definiu o placar. 3 X 2.

O técnico do Náutico, Wagner Mancini, saiu criticando o gramado. Acho este tipo de atitude, comum edntre os times grandes quando perdem pontos no interior, criticarem o gramado, iluminação, arbitragem, bola, ... Quem viu o jogo, viu o Pesqueira superior quase toda a partida, o Náutico só este bem no começo da partida, quando tentou sufocar, e no final, quando buscou o empate. 

Armando vai relatar MP que estimula emprego e produção

O senador Armando Monteiro (PTB) foi escolhido relator da Medida Provisória 601/2012, que tem por objetivo estender incentivos às exportações brasileiras e estimular os setores de construção civil e do comércio varejista.

A MP altera a Lei 12.546/2011, que prorroga o regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresa Exportadoras (Reintegra), e a Lei 11.774/2008, incluindo os setores de construção civil e do comércio varejista na política de desoneração tributária da folha de pagamentos. As ações previstas na medida fazem parte do Plano Brasil Maior.

De acordo com o texto, empresas da construção e comércio varejista poderão substituir a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre os salários dos empregados por alíquotas de 1% a 2%, conforme o caso, sobre a receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos concedidos.

As novas regras são válidas até 31 de dezembro de 2014. As alterações dão continuidade à meta do governo de redução de custos e de valorização da indústria nacional, que teve início com as MPs 540/11, 563/12 e 582/12.

Em relação à construção civil, o Planalto defende que a redução de encargos sobre o fator trabalho estimula o emprego formal e pode criar condições para reduzir o déficit habitacional no País – estimado em 6,3 milhões de unidades pelo Ministério das Cidades. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), a indústria da construção civil gera 7,7 milhões de empregos diretos e indiretos e tem receita bruta estimada em R$ 171,6 bilhões para 2013.

No caso do comércio varejista, a expectativa é que a desoneração da folha beneficie o potencial de geração de emprego e renda que caracteriza o setor. De acordo com o Executivo, o comércio varejista reúne atualmente 1,2 milhão de empresas e responde por quase 10% do total de empregos (vínculos) formais no País (7,5 milhões de pessoas). Foram contemplados os setores de informática, equipamentos de telefonia e comunicação, materiais de construção, eletrodomésticos, áudio, vídeo, brinquedos, artigos esportivos, entre outros.

REINTEGRA – A prorrogação do Reintegra já havia sido proposta pelo senador Armando Monteiro, por meio de emenda à Medida Provisória 584/2012. Dessa vez, a MP 601 estabelece que o programa seja aplicado às exportações realizadas até 31 de dezembro de 2013.

Esse regime permite que empresas exportadoras reintegrem valores referentes a custos tributários residuais - impostos pagos ao longo da cadeia produtiva e que não foram compensados – por meio da compensação de débitos próprios ou mesmo do ressarcimento em espécie.

Crédito da foto: Ana Luíza Sousa/Divulgação

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

RESGATE HISTÓRICO: Instituto Garanhuns é notícia no Jornal do Commercio

Judocas de Garanhuns participam de Brasileiro Regional em Aracaju


A Federação Pernambucana de Judõ realizou a seletiva para o Brasileiro Regional. dia 23, em  Igarassu-PE.

A atleta garanhuense Vitoria Rebeca classificou-se em primeiro lugar na categoria Sub 13 (até 52 Kg) e a atleta Ana Carolina foi vice-campeã na categoria sub 21 (até 52 Kg). Infelizmente Ana carolina torceu o tornozelo e está usando uma botinha de gesso pelos próximos 10 dias.

Já Vitoria Rebeca está se preparando com maior intensidade de treinos para se juntar a equipe Pernambucana, que nos dias 6 e 7 de abril, estará viajando para Aracaju-SE, onde acontecerá o Brasileiro Regional. Também fara parte da equipe Pernambucana o seu Mestre e pai Presley Araújo, que foi campeão na seletiva, categoria Sênior até 100 Kg.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

NESTA QUARTA-FEIRA: Náutico vai jogar em Garanhuns

O Estádio Gigante do Agreste vai voltar a ver um grande time de Pernambuco. Nesta quarta-feira, 27, o Náutico, representante do estado na primeira divisão nacional, pega o Pesqueira, que devido problemas em seu campo, vai mandar jogos em Garanhuns.

É uma oportunidade da região voltar a ver futebol de primeira divisão, e quem sabe se anime a voltar a fazer um time forte para representar o Agreste, e principalmente Garanhuns. Mas não se faz futebol profissional sem investimentos. Nos últimos anos, clubes do interior do Nordeste têm conseguido bons resultados e visibilidade para suas cidades. ASA (Arapiraca), Salgueiro e Icasa (Juazeiro) são bons exemplos. Seus jogos estão na TV aberta e na fechada, levando para suas cidades os olhos do país.

Izaías Régis fala sobre sobre as lixeiras, as paradas de ônibus e a Praça Irmãos Miranda

Izaías e secretários em Gravtá, no encontro com o governador

Acabamos de receber uma ligação do prefeito Izaías Régis, que de Recife, onde já se encontra para a reunião com Fernando Duarte, Secretário de Cultura de Pernambuco, falou sobre os assuntos relatados em post anterior.

Izaías disse que já tem o dinheiro para cobrir a Praça Irmãos Miranda, mas que precisa de um novo projeto, porque o anterior não serve mais. "Vamos ter que reformular, e não é simples. Mesmo com os recursos já conseguidos, em parceria com empresa São Cristóvão, precisamos de um novo projeto e fazer nova licitação. Não é só querer, tem que seguir os procedimentos legais. E infelizmente, isto leva tempo". - falou o prefeito ao blogueiro.

Quanto às paradas de ônibus, Izaías disse que já tem também soluções, mas que também é engessado pelas obrigações legais. "Precisamos abrir licitação para a compra. São 180 paradas de ônibus na cidade. Não podemos fazer tudo de uma hora para outra, pois a grande maioria está desgastada, ou até nem existe mais. Estamos providenciando. Só pedimos paciência à população, pois também leva tempo, e estamos há menos de dois meses na prefeitura. Não vamos substituir todas, mas queremos melhorar muito as condições dos usuários, ainda este ano" - explicou.

E mais. Quanto às lixeiras, observação feita pela leitora Carla Branco, Izaías disse que também já está providenciando, mas tem uma preocupação. Não pode ser de plástico, pois segundo ele os vândalos quebram. Tem que ser de ferro ou material similar, e com aspecto turístico, já que serão para a Av. Rui Barbosa, a mais charmosa da cidade.

Izaías também falou sobre sua reunião com Fernando Duarte, mas sobre isto, trataremos em outro post, nesta quarta-feira.

PROBLEMAS URBANOS: Lixeiras para a Av. Rui Barbosa

foto de blog: http://sandroka-eamigasnamoda.blogspot.com.br 

Caro, Ronaldo César!

Longe de ser uma crítica, mas sim, uma observação, quase um pedido como cidadã garanhuense: corro nas manhãs, princinpalmente na av. Rui Barbosa, e o lixo toma conta das nossas calçadas. Não vejo lixeiras à disposição da população. Não sou vereadora, mas veio através deste Blog, e de sua credibilidade requerer ao prefeito Izaias Régis (que votei e continuo feliz pela escolha), lixeiras para serem dispostas nas calçadas de nossa principal avenida e/ou em outros espaços de grande movimentação.

Um abraço,

Carla Branco

.
AGORA COMIGO: Vou aproveitar para registrar outro problema: As paradas de ônibus. Os usuários de transporte urbano de nossa cidade estão sendo maltratados, na chuva e no sol. Em alguns casos, como aqui na Rua Dr. José Mariano, de frente da antiga Cultura Inglesa, nem a casinha tem mais. Estava ameaçando cair, tiraram e não repuseram. Em muitos outros casos, a proteção é o poste onde fica a placa de parada. Sem falar no Microondas que ficou a Praça Irmãos Miranda. Quente e sem ventilação, vai assando devagarinho as pessoas que estão esperando seus ônibus. 

Mesmo que de forma transitória (sem trocadilho), alguma coisa precisa ser feita rapidamente.

FESTIVAL DE INVERNO: Izaías tem primeira reunião com o Secretário de Cultura de Pernambuco


O prefeito Izaías Régis, vai se reunir, amanhã, às 15h, com o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, e o secretário-executivo, Beto Silva, na capital do Estado. Em pauta, a formatação da 23ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns. A diretora de Cultura do município, Cirlene Leite, também participa da agenda externa.

SECOM GARANHUNS
.
AGORA COMIGO: Com o entusiasmo demonstrado pelo prefeito Izaías Régis, mais os R$ 2 milhões que promete investir no Festival de Inverno, podemos imaginar que vamos ter um grande evento, nos mesmos moldes dos anteriores, mas com mais participação do município, tanto na formatação da grade quanto na participação dos nossos artistas.

Colocamos uma pequena enquete no facebook hoje pela manhã, onde estamos catando os nomes que a galera gostaria de ver na programação do FIG, depois traremos pra cá. Já vai com quase 100 comentários. 

Aproveitem e nos sigam também nas redes sociais.

.

CINEMA NA PRAÇA: Cine Sesi Cultural encerra com sucesso de público



Durante três dias o Cine Sesi Cultural levou quase 5 mil pessoas à Praça Guadalajara, apresentando filmes de qualidade, de graça para a população, com direito até a pipoca. 

Foram dois filmes por noite, um de curta e outro de longa metragem. Os filmes eram exibidos numa tela de 6m de altura, por 12m de largura, com projeção de 35mm. "Achei muito legal ver um filme em tela grande, diferente da televisão, principalmente um filme romântico e divertido", entusiasmou-se Gabriela Stéfane Sales dos Santos, de 12 anos, que nunca entrou em um cinema. Gabriela é filha de um associado da ASNOV - Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida, e foi com toda a família assistir ao filme "Enrolados".

Na última noite do projeto Cine Sesi em Garanhuns, o Governo Municipal por meio de uma ação da Diretoria de Cultura cedeu ônibus para levar e trazer de volta várias famílias que nunca tiveram oportunidade de assistir a um filme numa tela de cinema. "Nós entramos com o apoio logístico na realização do evento e nada mais justo do que proporcionar o acesso das comunidades a essa forma de lazer." - informou a diretora de cultura, Cirlene Leite.

No sábado (23), foi a vez dos idosos dos CRAS Heliópolis e Magano assistirem aos filmes do Cine Sesi Cultural.

SECOM Garanhuns

Acesse o Blog da Kitty Lopes - Charme e Informação!!



Antenada e com amigos influentes em diversas cidades, e mais, no próprio governo do estado, Kitty Lopes sempre usou de seu trabalho com o colunismo social para ir adiante, criando espaços de debates em seus eventos onde as pessoas comuns e autoridades podem tratar de investimentos para nossa região. Não se enganem, muita coisa que aconteceu de importante em Garanhuns, nasceu na mesa Classe A de Kitty. Prefeitos, deputados, senadores, entre outras personalidades da políticas, buscam estes espaços para se aproximarem da sociedade, ouvir, debater e entender a região, além, claro, das tribunas formais.

Além de movimentar a cena social do interior do estado, Kitty já deu contribuições ao turismo, e trabalha ainda com cerimonial, em Garanhuns ou em outras cidades que importam a moça de Brejão. 

Kitty é inquieta, fica formulando ideias a todo momento sobre como a cidade poderia progredir com novos eventos e investimentos no turismo, isto porque é uma cidadã do mundo, gosta de viajar, conhecer pessoas e fazer amizades. Vê o que funciona mundo afora.

Kitty tem trabalhos em diversas mídias. Rádio, TV, jornal (inclusive Jornal do Commercio, Correio Sete Colinas), Revista Classe A, entre outros. Agora em seu próprio blog, poderá, como ela mesmo diz, informar com o imediatismo que a notícia precisa, com o toque de charme inerente ao seu trabalho...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

V GERES acompanha a entrega de 22 ambulâncias do SAMU aos municípios do Agreste‏

Dannilo Godoy (Bom Conselho), Neide Reino (Capoeiras) e Ricarda Samara (V GERES) 

Neide Reino (Capoeiras), Izaías Régis (Garanhuns), Marquidoves Vieiras (Lagoa do Ouro), Paulo Lins (GRE-AM) e Ricarda Samara (V GERES)

Ambulâncias entregues no seminário Juntos por Pernambuco em Gravatá

Djair Ferreira ( IV GERES) e Ricarda Samara (V GERES) conversam com José Patriota, presidente da AMUPE

Padre Jorge Elias (Iatí), Rossine Blesmany (Lajedo), Alexandre Tenório (Terezinha) e Ricarda Samara (V GERES)



A Secretaria Estadual de Saúde, como parte dos benefícios anunciados pelo governador Eduardo Campos no seminário JUNTOS POR PERNAMBUCO, que aconteceu em Gravatá nos dias 21 e 22 deste mês, fez a entrega de 22 ambulâncias do SAMU aos municípios que integram a área de atuação da V GERES, com sede em Garanhuns. 

No encontro do governador Eduardo Campos com os 184 prefeitos pernambucanos, foram anunciados investimentos da ordem de R$ 612 milhões. Os recursos são destinados à saúde, abastecimento d’água, infraestrutura, urbanismo e obras de enfrentamento à seca que atinge o Agreste e o Sertão. 

O Governo está investindo principalmente na saúde, repassando para este setor um total de R$ 250 milhões. Desse montante, R$ 50 milhões serão destinados à universalização do SAMU e o fortalecimento da atenção primária em todo Estado. O restante servirá como co-financiamento do estado no custeio e na manutenção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs). Essas unidades serão implantadas, preferencialmente, nos municípios sede, como Garanhuns. 

Ainda no encontro de Gravatá, o governador Eduardo Campos assinou o Termo de Cessão e entrega de 36 ambulâncias. Delas, 22 vêm para o Agreste Meridional, sendo 20 unidades consideradas básicas, e duas com equipamentos de UTI móvel. 

A gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, esteve presente no evento e conferiu pessoalmente as entregas dos veículos diretamente aos prefeitos, sendo um grande momento de confraternização e alegria, pelo grande benefício para as populações que serão atendidas pelo serviço. 

"É um investimento que a população sente, pois é um serviço que melhora suas vidas. A saúde de 21 municípios tem um marco histórico neste dia" - afirmou a gestora regional, que lembra: "É importante ressaltar, contudo, que as ambulâncias somente poderão efetivamente entrar em circulação com a instalação do SAMU nos municípios, por isto pedimos a cada prefeito que agilize os locais onde o serviço irá funcionar, assim como a capacitação técnica das pessoas contratadas" - finalizou Dra. Samara.
.

AGORA COMIGO: É bom registrar também o trabalho de Dr. Elenílson Liberato, ex-gestor da V GERES, para esta grande conquista regional.

OPORTUNIDADE: Prorrogadas inscrições do Programa Ganhe o Mundo



Para garantir a oportunidade de participação nos cursos de idiomas do Programa Ganhe o Mundo (PGM) ao maior número possível de estudantes da rede estadual, a Secretaria de Educação do Estado (SEE) prorrogou o prazo de inscrições do Programa. Agora, de acordo com o novo cronograma o aluno interessado tem até o dia 08 de março pra se inscrever no site:

Para os cursos intensivos de línguas estrangeiras, estão sendo ofertadas 17.774 vagas, sendo 15.774 para inglês e 1.895 para espanhol. Podem se inscrever estudantes das escolas públicas estaduais, matriculados no 1° ano do ensino médio em 2013. O aluno deve prestar atenção no cadastro e optar por um dos cursos para efetuar a inscrição, caso contrário será automaticamente desclassificado.

Só estarão aptos a participar da seleção alunos que apresentaram média anual (nos quatro bimestres) de rendimento escolar em 2012, nas disciplinas de português e matemática, a partir de 6, além de frequência computada igual ou maior que 85% no mesmo ano. 

Os cursos terão três módulos, com turmas de, no máximo, 30 alunos. As vagas estão sendo oferecidas em todos os municípios do Estado.

Fonte: SEE-PE

Cultura reúne interessados em projeto nas feiras livres


COMUNICADO – DIRETORIA DE CULTURA

Comunicamos a todos os artistas populares que a Diretoria de Cultura, localizada na sede do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, em Garanhuns, estará recebendo nesta segunda-feira (25), às 18h, os interessados em participar do Projeto Cultura Livre nas Feiras, que deverá começar a ser executado ainda no mês de março. O projeto é da Secretaria Estadual de Cultura em parceria com o Governo Municipal.

PARTIDOS POLÍTICOS: Nem contra nem a favor



Eduardo Campos faz parte do governo, mas faz críticas como sendo oposição. Suas críticas públicas estão se tornando discurso de candidato, apontando erros e mostrando como deveria ser. Outros políticos são declaradamente oposição, mas não causam nenhum tipo discussão crítica sobre a situação dos governos. Vê-se portanto que algo está mudando.

Marina Silva, na estreia de seu partido que não tem nome de partido, o REDE, disse que não era situação nem oposição, aí cabe a ironia, muito pelo contrário. 

Antigamente o debate era entre esquerda e direita, geralmente os vermelhos defendendo o socialismo, e mais à esquerda, até o comunismo. A direita era representante do capitalismo, com o liberalismo.. Para simplificar, era isso aí. Na América Latina, a direita representou durante muito tempo a repressão, enquanto a esquerda defendia a liberdade, literalmente. E de expressão também. 

Hoje a maioria dos representantes políticos se dividem mesmo entre situação e oposição. Ou seja, quem é governo e quem quer ser. Mas parece, pelo andar da carruagem, que já nem tem isso aí.

Os novos representantes políticos nem sempre querem assumir se são governo, tendo que defender a administração, mesmo diante erros, ou não querem ser oposição, ao menos integralmente, para não perder a oportunidade de entrar a qualquer momento, pois com o instituto da reeleição, fazer oposição pode representar quase uma década longe do poder.

Assim, nem contra nem a favor, muito pelo contrário.

Há até os partidos que são sempre governo, independente de quem esteja no poder.

Livro de Valdir Marino resgata fotos históricas de Garanhuns



O radialista Valdir Marino lançou o livro “Garanhuns, a história que o tempo não apagou”, no dia do aniversário da cidade, 4 de fevereiro. A cerimônia de lançamento foi realizada na Academia de Letras de Garanhuns, localizada na Rua Quinze de Novembro, no centro da cidade.

O livro apresenta um trabalho iconográfico com 93 fotos em preto e branco de personalidades, edifícios, paisagens e situações que marcaram a história de Garanhuns. “Minha obra foi feita no sentido de contribuir com essa manutenção da identidade do município, fazendo com que seus leitores tenham autonomia para criar a sua própria leitura face às imagens contidas no livro. Ao mesmo tempo, isso provoca o leitor a vasculhar a sua própria identidade”, declarou o autor.

Além da venda do livro e da sessão de autógrafos, o lançamento contou com relatos de escritores que contribuíram para a manutenção da identidade de Garanhuns. Valdir Marino é estudante do curso de História da Universidade Norte do Paraná (Unopar), instituição que funciona em Garanhuns nas dependências do CMA — Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença.

fonte: Jornal DAC
.
AGORA COMIGO: São com trabalhos como o de Valdir Marino, tanto o livro como sua atuação como artista popular que vamos enriquecendo a cultura de nossa região, principalmente de Garanhuns.

Professor da UPE tem trabalho premiado na Espanha



O trabalho desenvolvido pelo professor da Universidade de Pernambuco (UPE) Fábio Rocha Formiga, em seu doutorado, intitulado "Sustained release of VEGF through PLGA microparticles improves vasculogenesis and tissueremodeling in an acute myocardial ischemia reperfusion model", foi o vencedor do IV Prêmio Nacional de Investigação da Sociedade Espanhola de Farmácia Industrial e Galênica (Sefig).

A premiação ocorreu no dia 6 de fevereiro deste ano, durante o XI Congresso da Sefig, em Alicante (Espanha). "Nesse trabalho foi demonstrado que o Fator de Crescimento do Endotélio Vascular (VEGF) liberado a partir de micropartículas poliméricas melhora a vascularização e o processo de regeneração cardíaca após um infarto do miocárdio induzido experimentalmente", explicou o professor. 

O estudo proporcionará metodologias para os projetos do recém-criado grupo de pesquisa institucional Biotecnologia e Inovação Terapêutica, do campus da UPE em Garanhuns.


Mulheres concluem curso de artesanato em Garanhuns



Numa parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Garanhuns e Casa do Artesão, doze mulheres do município tiveram a oportunidade de conhecer novas formas de trabalhar com a fibra da bananeira, durante esta semana. A capacitação teve uma carga horária de 40h e foi realizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.


As participantes tiveram noções, num passo a passo, de desfibrarem a palha e com o material didático fornecido criarem as peças. Mais uma oportunidade para as mulheres, que terão a chance de executarem o que conheceram. Um exemplo disso é a dona de casa Marinalda Rodrigues. Com 51 anos de idade, ela se considera apaixonada por artesanato. “Há mais de cinco anos que eu já trabalho com artesanato. Sempre que tem cursos, gosto de participar. Por consequência, minha prática como artesã ajuda nas despesas da casa”, disse.


De acordo com a instrutora do curso, Lucileide Espíndola, o objetivo do curso é capacitá-las para a venda. “O artesanato é uma fonte de renda para todas. Elas terão um diferencial no mercado e fazendo com amor, então, ficará um trabalho ainda mais bonito”, destacou.


A parceria com os sindicatos e a Casa do Artesão – vinculada à Diretoria de Cultura - continuará durante o ano com mais cursos sendo promovidos. Segundo a diretora de Cultura, Cirlene Leite, o propósito de integrar a cultura com todas as modalidades da arte faz parte das ações do Governo Municipal. “É de grande importância potencializar e qualificar estes profissionais. Fazer parte desse processo é ainda mais importante”, concluiu.


Foto: Heronides Silvestre
Texto: Cloves Teodorico

Todos os cursos do SENAI Garanhuns




Instalado no Agreste Meridional, o SENAI Garanhuns foi inaugurado em 2005 para atender através de cursos e consultorias, à população e cidades vizinhas que constituem a bacia leiteira do Estado. A unidade atua nos segmentos de Alimentos, Biodiesel, Construção Civil, Manutenção Automotiva, Moda e Vestuário e Móveis e Madeira.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA

Ajustador Mecânico
Fresador Mecânico
Mecânico de Freios de Automóveis
Mecânico de Manutenção de Automóveis
Mecânica de Manutenção Geral
Mecânico de Manutenção em Motocicletas
Torneiro Mecânico

APERFEIÇOAMENTO - ÁREAS

ALIMENTOS E BEBIDAS
AUTOMOTIVA
CALDEIRARIA
METALMECÂNICA
MEIO AMBIENTE
MODA E VESTUÁRIO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TRANSPORTE

Consulte a escola para mais informações e inscrições:
Av. Sátiro Ivo, 1011, Magano
CEP: 55.294.270 - Garanhuns | PE
Telefax. (87) 3221.3221

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Estádio Gigante do Agreste recebe elogios da Federação Pernambucana de Futebol



Caros amigos, no último dia 20 de fevereiro, o Sete de Setembro reabriu suas portas com grande estilo. Além de receber as equipes de Pesqueira e Porto pela pernambucano da serie A1 2013, apresentou ao torcedor o Estádio Gigante do Agreste, totalmente pintado, limpo e com o gramado reformado. 

A Federação Pernambucana de Futebol parabenizou o Sete pelo trabalho de sua diretoria e informou que vai dar todo apoio ao nosso clube. Podemos verificar os camarotes reformados com internet em todas as cabines rádio, reformas dos banheiros das torcidas e das vestiárias além de um placar digno do Estádio Gigante do Agreste. 

Como não poderia ser diferente os clubes visitantes externaram elogios ao Gigante do Agreste e agora acreditam que o Clube está em boas mãos. Agora precisamos que o torcedor vá a campo e prestigie nosso estádio que trará bons espetáculos a Garanhuns. 

Essa foi a nossa largada rumo a Seria A! de 2014. 

Quarta-feira tem Pesqueira e Náutico no Gigante do Agreste!

Do facebook de Nilton Ayres, presidente do Sete de Setembro.

OBRAS: Governo Municipal busca agilizar processo de construções em Garanhuns



A Secretaria de Serviços Públicos e Obras vêm dando celeridade ao processo de liberação da documentação para construções no município. A medida contribui para que os cidadãos que estão construindo algum tipo de imóvel consigam com mais rapidez a emissão do alvará de serviço.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Obras, Hélio Faustino, ainda no mês de janeiro, foram liberadas cerca de 210 documentações, aprovando o início imediato dos serviços. “Para conseguir o alvará, inicialmente o cidadão deve procurar um arquiteto ou engenheiro para fazer o projeto. Depois ele deve vir até nossa secretaria e solicitar a licença de construção. Após sua liberação a obra pode ser iniciada. Posteriormente ao seu término, será dada entrada no habite-se, que é um documento de autorização da prefeitura para se morar dentro de um imóvel nas conformidades da lei”, esclareceu o titular da pasta.

Ainda segundo o secretário, as construções que estão sendo liberadas, passam pelo Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur), o qual estabelece diretrizes para a ocupação adequada no município, determinando o que pode e o que não pode ser feito em cada trecho. “Mesmo após a liberação, estaremos fiscalizando as edificações, verificando se elas estão dentro dos padrões determinados, tais como recuo frontal e lateral, acessibilidade, vagas na garagem, dentre outras. Caso seja verificada alguma irregularidade, a obra será impedida de continuar, sendo liberada posteriormente após sua normalização”, detalhou.

Texto: Ilana Dias / SECOM Garanhuns

sábado, 23 de fevereiro de 2013

CODEAM vai discutir transposição do Rio São Francisco para o Agreste



No seminário que estivemos presentes em Gravatá, onde o governador anunciou uma série de investimentos do estado nos municípios, flagramos uma conversa de pé-de-ouvido de Eudson Catão, Secretário Executivo da CODEAM com o Ministro Fernando Bezerra Coelho, e depois descobrimos sobre o que conversavam.

O próprio Eudson Catão afirmou que agendava com FBC sua vinda a Garanhuns para uma reunião na CODEAM, onde se debaterá a transposição do Rio São Francisco e mais especificamente, o Canal do Agreste. Segundo Eudson, a seca que tem trazido prejuízos incalculáveis na região explica a urgência deste encontro com a sociedade.

Por falar em Eudson, o ex-presidente da CODEAM parecia ser um dos mais animados no encontro de Gravatá. Encontrou-se com José Patriota e Celina Brito, presidentes da AMUPE e da CODEAM, respectivamente, e com vários prefeitos da região na sala que foram entregues as chaves e os documentos das ambulâncias e tirou fotos com quase todo mundo. Em uma delas, com a chave na mão, dizia que era da ambulância da Palmeirina. Entretanto, o prefeito Renato recebeu a documentação e as chaves. Não vi se chegaram a conversar, creio que não!

E mais. No mesmo dia, o jornalista Magno Martins publicou uma nota em que afirmava que o ex-presidente da CODEAM havia dito que Eduardo Campos iria beneficiar os municípios com investimentos, sem burocracia, numa clara alusão a Dilma Roussef, que segundo ele, frustou os prefeitos em um encontro recente, aliás, Eudson teria afirmado que Eduardo não era um Dilma de saias. Vindo de Eudson, está bem ao seu estilo na defesa do governador.

ZANZIBAH: Confira as promoções e a programação de pagode no fim de semana




Fim de semana em alto estilo é no Zanzibah!!

Chame a galera e venha curtir no super sábado o pagode do grupo Astucia do Samba...Muito agito a partir dàs 22:00, e no domingão, para alegrar a sua tarde, a partir das 17h , o grupo de pagode KIZUEIRA!

e tem mais.. Super promoção: Camarão alho e óleo por apenas 15,90 e a cerveja Devassa geladinha só 3,90... Mas é só neste domingo, não percam!! 

E tem também a super promoção da pizza grande por apenas 14,90 

O melhor fim de semana com preço baixo, conforto e qualidade você só encontra no Zanzibah.

ENTREVISTA: Armando Monteiro diz que Eduardo tem crédito na relação com os municípios

                                           foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação


Convidado pelo governador Eduardo Campos, o senador Armando Monteiro (PTB) participou do encontro com todos os prefeitos de Pernambuco para discutir parcerias e gestão pública.

Na opinião de Armando, o governo do Estado poderá dar uma assistência importante às administrações municipais na elaboração de projetos, na preparação de quadros técnicos e até na relação com o governo federal. Para o senador, será mais uma oportunidade de um diálogo franco e aberto sobre os desafios de Pernambuco.

Nesta entrevista à Rede Pernambucana de Rádio, Armando Monteiro diz que o governo Eduardo Campos poderá receber reivindicações dos prefeitos, mas vem acumulando crédito com os municípios ao adotar medidas, por exemplo, como a que redefiniu a distribuição dos ICMS entre as prefeituras, beneficiando sobretudo as menores cidades.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

“As políticas públicas só têm resultados se houver cooperação”

Armando Monteiro – “Este encontro do governador Eduardo Campos com todos os prefeitos de Pernambuco importante, é uma iniciativa que considero muito oportuna, é o momento em que as gestões que foram inauguradas agora estão definindo claramente as suas diretrizes e as linhas da sua atuação. Então, nada melhor do que receber do governo estadual orientações, o suporte, o apoio. O encontro, eu tenho certeza, será produtivo e vai ter uma pauta densa, mas ao mesmo tempo extremamente objetiva. E nós temos que ter a compreensão de que as políticas públicas, em quaisquer que sejam as áreas, só têm efetividade se houver uma relação cooperativa entre os entes da Federação e, sobretudo, quando consideramos esses dois níveis, o governo estadual e os municipais.

“O Brasil tem que valorizar cada vez mais essa pauta federativa”

Armando Monteiro – “Hoje o governo do Estado pode oferecer um suporte importante na área de gestão a pequenos municípios que muitas vezes não têm pessoal técnico e, portanto, precisam de um suporte para elaboração de projetos e para orientação de como acessar programas de interesse das comunidades. Temos também outras fórmulas que têm que ser estimuladas, os consórcios intermunicipais. O Brasil tem que valorizar cada vez mais essa pauta federativa. E temos que ter cada vez mais a compreensão de que os municípios representam um elo fundamental nesse processo”.

“O governo Eduardo tem crédito nessa relação com os municípios”

Armando Monteiro – “Eu tenho o sentimento de que os prefeitos não vão sair frustrados. Primeiro, porque vai haver um diálogo franco. Segundo, o propósito do governo do Estado é oferecer a colaboração de forma muito objetiva e, evidentemente, dentro dos limites e das possibilidades do governo. Não podemos criar expectativas falsas, mas sabemos que em muitas áreas, na área de saúde, por exemplo, o governo do Estado pode oferecer uma colaboração muito efetiva aos municípios. E o governo Eduardo Campos tem autoridade pra discutir essa pauta porque logo que se instalou, eu lembro de uma medida muito importante, que foi tomada pela gestão estadual, que foi a redefinição dos critérios de distribuição do ICMS a nível municipal. Houve uma redistribuição dos recursos e, ao final, os pequenos municípios passaram a ter algum ganho na partilha do ICMS, sem que isso causasse um prejuízo maior aos municípios maiores. Muitos pequenos municípios passaram ter com essa redefinição do ICMS recursos que são hoje absolutamente indispensáveis para poderem cumprir as suas obrigações e atender às demandas da população. Então, o governo tem crédito nessa relação com os municípios. Tenho certeza de que vai ser um encontro objetivo e que vai ter a marca dessa disposição de estabelecer sempre uma relação cooperativa com os municípios, levando informação, suporte técnico e eventualmente parcerias que resultem também num certo ganho financeiro para os municípios”.

“Tenho certeza de que será um encontro produtivo”

Armando Monteiro – “Tenho certeza de que, dentro dos limites que o Estado dispõe e sempre de maneira responsável, o governo do Estado vai poder oferecer uma colaboração aos municípios. Como isso se dará, de que forma, com que amplitude, em que cronograma, isso vai ser definido no encontro. Mas eu acho que vamos ter resultados concretos, é o meu sentimento. Por que eu digo isso? Porque essa é a orientação que o governador deu à equipe, de fazer desse um encontro realmente produtivo. E eu tenho certeza de que será”.

“O Estado tem papel importante na articulação com o governo federal”

Armando Monteiro – “Acho que o governo do Estado também tem um papel importante na articulação com o governo federal. Veja que esse programa de assistência aos municípios no que diz respeito à seca, os recursos são preponderantemente federais, e não poderia deixar de ser, mas para a definição dessa assistência que foi prestada pelo governo federal, foi fundamental a orientação e o peso do governo estadual, levando sempre a Brasília uma palavra, uma sugestão, uma proposta. Portanto, nesse encontro que nós vamos ter, uma parte da sua agenda também diz respeito a formas de melhorar essa articulação dos municípios com o governo federal, de modo a acessar de maneira mais rápida alguns programas oferecidos pelo governo federal e que às vezes demandam do município um tipo de orientação técnica, de assistência que muitas administrações municipais carecem”.

JUSTIÇA: Gil Rugai é condenado


O estudante Gil Rugai foi condenado a 33 anos e 9 meses em regime fechado pelo assassinato de seu pai, Luis Rugai, e de sua madrasta, Alessandra Troitino, ocorrido em março de 2004.

Na sentença, o juiz Adilson Paukoski Simoni chamou o condenado de dissimulado e "extremamente perigoso". Entretanto, determinou que ele poderá recorrer em liberdade. Segundo o juiz, Rugai pode pedir progressão para o regime semiaberto com o cumprimento de 5 anos, 7 meses e 15 dias de pena. Rugai já cumpriu cerca de dois anos de pena.

A sentença é o resultado de cinco dias de julgamento, encerrado nesta sexta-feira (22) no Fórum da Barra Funda, em São Paulo. Neste período, foram ouvidas 15 testemunhas (sendo cinco de acusação, sete de defesa e três do juízo), além do réu, que foi interrogado pelo juiz, por seus advogados e pelo promotor.


Instituto Garanhuns recebe representantes do Arquivo Público Estadual para início do resgate de nossa memória



Na última quinta-feira, 21, a diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns recebeu na Academia de Letras de nossa cidade, que vem sendo utilizada como sede provisória, o arqueólogo e coordenador técnico do projeto de criação dos arquivos públicos municipais, Severino Ribeiro, o qual faz parte da equipe do Arquivo Público do Estado. Participaram do encontro o secretário de Administração, Alfredo Goes, a Diretora de Cultura Cirlene Leite e Sandra Leandra, Gerente do RH da Secretaria de Administração. 

O principal assunto em pauta foi o resgate da memória histórica de Garanhuns, principalmente a Criação do Arquivo Público Municipal e a parceria com Arquivo Público do Estado nesse processo. Severino Ribeiro apresentou o projeto que consiste na organização dos documentos existentes no município, a restauração, digitalização e a capacitação de funcionários para o arquivamento e restauração de documentos, parceria sem ônus para o município. 

O Projeto também contempla o memorial, com documentação histórica do município, que ficará a cargo do Insituto Garanhuns para exposições e pesquisas.

Na sexta-feira, dia 22, Severino Ribeiro em companhia de Cláudio Gonçalves e Igor Cardoso, foram recebidos no gabinete do Secretário de Administração Alfredo Gois, onde o arqueólogo, ressaltou a importância da criação da Lei de criação do arquivo público e dos objetivos do Arquivo Público do Estado nessa parceria, ficando acordado novo encontro para o início de formação técnica com a equipe de arquivamento da prefeitura. 

O arqueólogo e sua equipe fizeram também uma vistoria nos arquivos do município, primeiro no Centro Administrativo, depois no Almoxarifado da prefeitura, no Centro Cultural, na Prefeitura e na Academia de Letras, observando as condições estruturais e condições de preservação da documentação, ouvindo os funcionários e fazendo anotações da situação dos nossos arquivos.

O Instituto Garanhuns tem buscado parcerias no sentido de resgatar e preservar a história de Garanhuns, e muito em breve oferecerá aos pesquisadores e estudantes um espaço de estudo e divulgação de conhecimentos.

Diretores do IHGG Presentes a Reunião: Presidente: José Cláudio Gonçalves de Lima, Vice-Presidente, Audálio Ramos Machado Filho (Vereador), Anchieta Gueiros de Barros, Escritor Antonio Vilela de Sousa, Igor Cardoso, Associado ao Centro de Estudos de História Municipal, João Marques Presidente da Academia de Letras de Garanhuns.

Ronaldo Cesar teve sua ausência comunicada devido estar em Gravatá no seminário Juntos Por Pernambuco.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Governador anuncia benefícios para Garanhuns e outros municípios de Pernambuco


Secretários Harley (saúde), Janecélia (educação) e Fernando (planejamento) acompanharam Izaías Régis

O encontro do governador Eduardo Campos com os 184 prefeitos pernambucanos, nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, pode ser considerado um marco na história político-administrativa do Estado. O gestor anunciou em Gravatá investimentos nos municípios da ordem de R$ 612 milhões, beneficiando a população em setores estratégicos. Os recursos são destinados à saúde, abastecimento d’água, infraestrutura, urbanismo e obras de enfrentamento à seca que atinge o Agreste e o Sertão. Garanhuns está entre os municípios beneficiados pelas medidas do governante pernambucano.

O Governo está investindo principalmente na saúde, repassando para este setor um total de R$ 250 milhões. Desse montante, R$ 50 milhões serão destinados à universalização do SAMU e o fortalecimento da atenção primária em todo Estado. O restante servirá como co-financiamento do Estado no custeio e na manutenção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs).

Essas unidades serão implantadas, preferencialmente, nos municípios sede, como Garanhuns. Ainda no encontro de Gravatá, o governador Eduardo Campos assinou o Termo de Cessão e entrega de 36 ambulâncias. Também houve a renovação das parcerias com os municípios do Programa Mãe Coruja Pernambucana, no valor de 8,5 milhões.

IZAÍAS – O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, está desde ontem participando das reuniões de trabalho com o governador. O dirigente do município está acompanhado da Secretária de Educação, Janecélia Marins, do Secretário de Saúde, Harley Davidson e do Secretário de Planejamento, Fernando Nunes.

Como outros prefeitos que participam do encontro, Izaías avalia positivamente o aporte de recursos para os municípios, anunciados por Eduardo Campos. Um dos benefícios imediatos recebidos por Garanhuns foi a conquista de duas unidades do SAMU, que nos próximos meses estarão servindo à população da cidade.

Acompanham o governador, neste encontro de Gravatá, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o vice-governador João Lyra, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro, além do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. Também está presente e usou da palavra o presidente da AMUPE, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, que tem Izaías Régis como vice-presidente da entidade municipalista.

Importante ressaltar que antes dessa reunião de trabalho no município do Agreste Setentrional, Izaías Régis teve uma audiência com o governador Eduardo Campos, quando apresentou projetos de importância para o município, dentre eles a implantação do novo distrito industrial e a construção de 100 mil metros quadrados de calçamento na cidade.

Secretaria de Comunicação Social

Secretários de Saúde dos municípios que fazem parte da V GERES se reúnem em Garanhuns‏‏




Aconteceu na última terça-feira, 19, a segunda reunião da CIR - Comissão Intergestora Regional - este ano, com o objetivo de debater a saúde nos diversos municípios quer integram a V GERES - Gerência Regional de Saúde. O encontro, no Hospital Regional Dom Moura, contou com a presença da diretora Karla Freitas Nogueiras e marcou o primeiro contato da nova gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, com todos os secretários de saúde dos municípios. Depois das apresentações e cordiais boas-vindas, o encontro seguiu produtivo com diversos assuntos na pauta. 

Temas como SARGSUS, SIOPS, SAMU, SISPRENATAL e SISCOLO foram objetos de levantamentos da atual situação dos serviços na região. Também foram debatidos os Foruns Macrorregional do COAP e da Atenção Básica, assim como o de Monitoramento de Indicadores. Além dos Foruns, foi discutida a participação da regional no Comitê de Urgência e Emergência. A primeira parte do encontro foi encerrada debatendo a Assistência Farmacêutica. 

Foi apresentada a programação dos cursos técnicos e de aperfeiçoamento oferecidos pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), por representantes da instituição. 

Os problemas prioritários do Mapa de Saúde e o atendimento domiciliar do SUS foram debatidos em um segundo momento do encontro, e o tema voltará a ser focado no Forum que acontece no final do Mês, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. 

Ao final, novas informações e pactuações foram feitas com os representantes pela saúde de 21 municípios da regional. Nova CIR está agendada para 26 de março.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.