sexta-feira, 30 de julho de 2021

Reabertura no Chile mostra sucesso da Sinovac em reduzir casos de covid




O Chile tem a campanha de vacinação contra a covid-19 mais avançada das Américas e começa a ver os resultados da batalha contra a pandemia com uma forte queda nas infecções pelo vírus. A reportagem é de Ana Carla Bermúdez.

Ontem (28), o país atingiu o menor número de casos diários de covid-19 desde outubro do ano passado. O motivo, dizem infectologistas, é fruto praticamente exclusivo da vacinação.

O Chile tem a vacina da Sinovac (idêntica à CoronaVac, mas importada diretamente da China) como carro-chefe de sua campanha.

Até o momento, mais de 63% dos chilenos foram vacinados completamente (isto é, com as duas doses) e mais de 72% já receberam pelo menos uma dose de imunizante, de acordo com dados da plataforma Our World in Data.

Entre os vacinados, a maior parte recebeu o imunizante da Sinovac —pesquisadores estimam que pelo menos 75% das injeções foram feitas com esta vacina.

No Brasil, a CoronaVac —uma espécie de irmã gêmea da Sinovac— já foi criticada e menosprezada por Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores. Em diferentes ocasiões, o presidente mentiu ao dizer que a vacina não tem comprovação científica.

Para os especialistas, o êxito na campanha de vacinação chilena é resultado da busca precoce do governo pelas vacinas e da descentralização do processo. Além disso, foram criadas facilidades para quem tivesse as duas doses, o que incentivou as pessoas a buscarem os imunizantes.

Ministério soube de 2 ofertas suspeitas de vacinas, mas acionou PF só 1 vez




Já alertado pelo laboratório AstraZeneca sobre a ausência de intermediários na venda de vacinas contra a covid-19, o Ministério da Saúde soube de, pelo menos, duas ofertas suspeitas de imunizantes da empresa, segundo documentos enviados pelo governo à CPI da Covid. Mas a pasta só comunicou o fato à Polícia Federal na primeira ocasião, em janeiro. A reportagem é de Eduardo Militão e Luciana Amaral.

À época, um empresário do Espírito Santo se apresentou falsamente como intermediário da venda de vacinas da AstraZeneca no Brasil. Sabendo que a farmacêutica tratava apenas diretamente com governos, o então secretário-executivo do ministério, Elcio Franco, comunicou a polícia, que abriu um inquérito e fez buscas e apreensões.

O UOL apurou que não há, porém, registro de que a PF tenha sido acionada pelo ministério na segunda oferta, ocorrida menos de um mês depois.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde passou a ser procurado por outra empresa que se apresentava como intermediária de imunizantes. Era a Davati Medical Supply, representada pelo policial militar e vendedor autônomo Luiz Paulo Dominghetti.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo e, posteriormente, à CPI da Covid, o policial acusou um ex-diretor de logística do Ministério da Saúde de pedir propina para levar a negociação com o governo adiante.

A PF só abriu investigação relacionada a Dominghetti e à Davati depois que o caso se tornou público, em junho.

Procurado, o Ministério da Saúde não comentou. Elcio Franco foi procurado, mas não foi localizado.

Em nota, a PF disse apenas que "os fatos noticiados pelo Ministério da Saúde estão sendo investigados em inquérito policial, que corre em sigilo".

V GERES incentiva doação de sangue no Hemope Garanhuns




Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. Um gesto de ação voluntária que é capaz de devolver a esperança de vida a alguém."
A V Gerência Regional de Saúde (V GERES) está usando seus canais de comunicação para incentivar a população a doar sangue no Hemope Garanhuns, que se encontra com níveis muito baixos em seus estoques. Esta situação tem sido agravada pela pandemia da Covid-19, além de outras dificuldades como o inverno mais rigoroso, crise econômica, etc.

A enfermeira Amanda Souza, supervisora de captação de doadores do Hemope Garanhuns, defende a necessidade de aumentar as doações aos bancos de sangue. "A demanda de transfusões sanguíneas em pessoas em tratamentos de grande complexidade, como cirurgias, doenças crônicas graves, consequências da COVID-19 e vítimas de acidentes é frequente, e o sangue se torna indispensável para que esses pacientes possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além da possibilidade de restabelecer sua saúde." - informa a profissional.

Segundo Janaína Ramos, gerente regional de saúde, a doação de sangue é uma questão de cidadania, amor ao próximo e participação. "Precisamos de mobilização social para estar com nossos estoques de sangue de forma que possa atender a demanda para salvar vidas. Governos municipais, secretarias de saúde, órgãos públicos e privados, imprensa e todos que de alguma forma possam motivar a doação de sangue podem e devem atuar para que o Hemope em Garanhuns saia do nível crítico em seus estoques. Para isto, gostaríamos de contar com a participação de todos no Agreste por esta resposta positiva." - Finaliza a gestora.

COMO DOAR?

Compareça ao Hemope Garanhuns e faça sua doação. O procedimento é simples, rápido e não oferece riscos de contaminação ao doador. A fim de oferecer um processo seguro, são feitas algumas exigências para quem quer doar sangue. Entre elas, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. É necessário apresentar um documento de identidade e os menores de 18 anos só podem doar acompanhado do pai, mãe ou representante legal.

Observe abaixo os impeditivos, se você não está em nenhuma destas situações, pode ser um doador de sangue e salvar vidas.

Impedimentos temporários
- Caso confirmado de COVID-19 aguardar 30 dias após término dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação: até 12 meses após o parto;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Extração dentária: 72 horas;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina (Nos casos de vacina contra COVID: coronavac inapto por 48h e demais vacinas 7 dias);
- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Impedimentos definitivos
- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária.

O Hemocentro Regional de Garanhuns está localizado na Avenida Gonçalves Maia, s/n, Heliópolis, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30.

Prefeitura realiza entrega de Kits de Merenda Escolar do mês de julho



De acordo com o cronograma anunciado no último dia 19, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação deu continuidade às entregas dos Kits de Merenda Escolar deste mês de julho de 2021, a todos os estudantes da rede Pública Municipal de Ensino.

Foi articulado um audacioso e criterioso cronograma de recebimento, montagem e distribuição, envolvendo diversos setores da Secretaria de Educação.

Na gestão de Sivaldo Albino, a educação é prioridade. O governo segue no rumo da melhor educação do Ensino Infantil até o 9° ano do Fundamental.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Programa Propriedade Legal avança no município de Angelim


O Iterpe, representado pelo gerente de ações fundiárias, Ivison Silva, e o chefe da Unidade Regional de Garanhuns, José Góis Leite Firmino, participou de reunião com o prefeito de Agelim, Douglas Duarte, com vistas à atualização da malha fundiária e a emissão de 300 títulos de posse, inicialmente.

As ações a serem executadas no município integram o Termo de Cooperação Técnica que foi formalizado entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Iterpe e a prefeitura. Os trabalhos já iniciam no mês de agosto.

As ações de Regularização Fundiária fazem parte do Propriedade Legal, Programa do Governo de Pernambuco que visa emitir 65 mil títulos de propriedade para habitações urbanas e rurais em todo o Estado.

Prefeitura de Garanhuns, através da AMSTT, adere ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)

 


Por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), a Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte - AMSTT, passou a integrar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite desconto de 40% no valor das multas e mais agilidade no tempo de emissão das notificações. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN e permite o desconto para infrações cometidas em todo território nacional para veículos de fora e do estado.

Para usufruir do benefício, o motorista deve cadastrar-se no SNE no site do DENATRAN (sne.denatran.serpro.gov.br) ou baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) na Google Play ou Apple Store. A partir daí o proprietário do veículo pode optar por receber as notificações de forma eletrônica, as quais deixam de ser enviadas em papel e ficam disponíveis apenas no aplicativo. Assim, o usuário tem acesso aos detalhes da multa, pode copiar o código para pagamento e fazer o download do formulário para indicação do condutor infrator ou entrar com recurso. Caso não concorde com alguma infração específica, o usuário poderá apresentar sua defesa, mas não terá direito ao desconto de 40%, válido até a data de vencimento. O benefício é disponibilizado multa a multa, não é generalizado para adesão ao sistema, mas para cada notificação reconhecida pelo condutor.

Para aderir ao SNE, o usuário habilitado deve informar CPF, e-mail, senha, o registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Aqueles que não são habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, também podem se cadastrar. Nesse caso, informa os mesmos dados, menos a CNH. Já para pessoa jurídica, o acesso deve ser feito por meio de Certificado Digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da empresa.

A adesão ao sistema é opcional, mas o Diretor-Presidente da AMSTT Rodolpho Almeida ressalta a importância do serviço para os garanhuenses. “O prefeito Sivaldo Albino fez questão de autorizar a adesão, pois é uma ferramenta que visa beneficiar o condutor penalizado com multas não só a nível estadual, mas também de qualquer outra Unidade Federativa que tenha aderido ao sistema” destaca Rodolpho.

Somente as multas aplicadas a partir do dia 12 de abril do corrente ano já estão cadastradas no sistema. Caso o condutor se arrependa de ter feito o cadastro, ele pode fazer o cancelamento a qualquer tempo, mas as notificações encaminhadas até o dia do cancelamento serão válidas.

Pernambuco avança no Plano de Convivência a partir da próxima semana

 


O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (28.07), durante coletiva de imprensa, novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (02.08), bares, restaurantes e demais serviços de alimentação vão poder funcionar das 5h até meia-noite, todos os dias da semana. As atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais também seguirão esse novo limite de horário. Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, explicou que as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas, ou 50% do local, o que for menor. Ela esclareceu ainda que cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante todos os dias, a partir da próxima semana.

Ana Paula aproveitou para pedir mais conscientização da sociedade neste momento de flexibilizações das atividades econômicas, e respeito dos frequentadores aos protocolos de saúde. “Por conta de relatos sobre casos de desrespeito aos protocolos nos bares e restaurantes, principalmente após a liberação da música ao vivo, faço um pedido para que todos se conscientizem, pois ainda não vencemos a guerra e os números da pandemia podem voltar a piorar”, afirmou a secretária executiva, reforçando que apesar das medidas de flexibilização, os cuidados devem ser mantidos.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – O cenário epidemiológico da Covid-19 continua em desaceleração em Pernambuco, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele ressaltou que todos os indicadores analisados estão em queda. Na Semana Epidemiológica (SE) 29, que compreende o período de 18 a 24 de julho, foram notificados 606 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Isso significa o mesmo patamar do final de novembro do ano passado. O quantitativo representa uma queda de 14,6% em relação à SE 28 e de 34% em relação à SE 27. Já em relação às solicitações de leitos, foram registrados 442 pedidos de vagas na Central de Regulação na SE 29, uma redução de 20% em relação à semana anterior”, afirmou André Longo.

O secretário também reforçou que, mesmo com dados positivos e avanços no Plano de Convivência, ainda é necessário manter as medidas de prevenção. “Apesar de estarmos dando passos à frente, os indicadores positivos ainda não nos permitem abdicar do cuidado. Esses indicadores são frutos de um esforço muito grande de toda a sociedade, que não podemos colocar em risco. Por isso, o uso correto da máscara, o distanciamento físico e os protocolos setoriais são o caminho para continuarmos avançando rumo a uma normalidade possível”, disse.

SEGUNDA DOSE – André Longo fez ainda um chamado à população sobre a importância de finalizar o esquema vacinal contra a Covid-19. “Com a primeira dose, nosso sistema de defesa começa a produzir os anticorpos, mas é na segunda dose que a resposta imunológica acontece de forma mais intensa, aumentando a eficácia e a tornando mais duradoura. Assim, as pessoas que não completam o esquema vacinal correm maior risco de contágio e, principalmente, de agravamento do quadro”, ressaltou. Nos últimos dois dias, Pernambuco recebeu a maior remessa de imunizantes em uma única semana. Do total de 506.470 doses, cerca de 73% (mais de 369 mil) são destinadas exclusivamente para as segundas aplicações.

Pré-conferências de Saúde seguem até sexta-feira (30) em Garanhuns

 


Com o intuito de unir poder público e sociedade civil na construção de propostas e subsidiar o relatório final da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 05 e 06 de agosto, foram iniciadas nesta quarta (28), as pré-conferências municipais de Saúde, em Garanhuns. O primeiro debate aconteceu no distrito de Miracica, e será levado para outras localidades da área rural do município ao longo desta semana.

A pré-conferência de hoje contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório, que destacou a importância do momento na construção coletiva de uma saúde pública de qualidade. “A participação dos moradores é fundamental para chegar aos avanços e melhorias que desejamos na saúde de Garanhuns ao longo dos próximos anos. A Secretaria é parceira e conta com o apoio de todos neste processo”, afirmou a secretária.

Também prestigiaram o encontro membros do Conselho Municipal de Saúde, entre eles a presidente, Erivânia Ferreira; o vereador Bruno Taveira; além de trabalhadores da área de saúde e membros da sociedade civil. As demais pré-conferências acontecem nesta quinta (29) e sexta (30) nos distritos de Iratama, São Pedro e comunidade quilombola Estivas.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Paulo Câmara recebe governadores do Nordeste e representantes da Embaixada da França e da Agência Francesa de Desenvolvimento para assinatura de Acordo de Cooperação

O governador Paulo Câmara receberá os nove governadores do Nordeste e representantes da Embaixada da França no Brasil e da AFD, nesta quinta-feira (29.07), para Assinatura de Acordo de Cooperação entre os Estados da região e aquele país europeu. A reunião terá como objetivo aprofundar e explorar novas possibilidades de colaboração. 

Temas prioritários estão no debate para ações futuras, como energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar. Será apresentada ainda uma declaração conjunta das iniciativas já desenvolvidas e dos primeiros eixos de cooperação a serem privilegiados nas próximas parcerias.

Bolsonaro foi pressionado a não dar superpoderes a Ciro, mas centrão venceu

Bolsonaro oficializa reforma ministerial com nomeação de Ciro Nogueira na  Casa Civil - Cidadeverde.com



Até os últimos momentos do encontro do presidente Jair Bolsonaro com Ciro Nogueira, o presidente foi pressionado por bolsonaristas e aliados da caserna a não entregar ao senador a chefia da Casa Civil. A informação é do colunista Tales Faria.

Ciro comanda o maior partido do centrão, agrupamento de siglas que dá sustentação ao governo no Congresso e que, simplesmente, não aceitou o recuo do Planalto.

A ascensão de Ciro e do centrão no governo conseguiu reunir bolsonaristas de raiz e militares do Planalto. Os dois grupos defendiam que não fosse desalojado do cargo o atual chefe da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos. Temem o fortalecimento excessivo do centrão. Queriam que Ciro Nogueira ficasse com a chefia da Secretaria Geral da Presidência, cargo ocupado por Onyx Lorenzoni.

Bolsonaro chegou a cogitar da mudança de rota, e fez chegar a ao senador a ideia. Mas Ciro, com o apoio dos demais integrantes da cúpula do centrão, não aceitou.

Polícia Militar terá reforço de 750 soldados já no início de 2022




O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta quarta-feira (28.07), por videoconferência, da abertura da aula inaugural da turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP 2021), composto por 750 soldados aprovados no concurso público realizado em 2018. A conclusão do curso possibilitará um significativo reforço do efetivo para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) em janeiro de 2022.

"A Polícia Militar de Pernambuco tem história, tradição e, acima de tudo, reconhecimento pelo seu trabalho. São quase duzentos anos de uma instituição que busca se aperfeiçoar e está permanentemente se reinventando e fazendo o que precisa ser feito. Teremos novos soldados ingressando na corporação, que vão ajudar nosso Estado a superar os desafios, o enfrentamento à pandemia e o combate à atividades criminosa", destacou Paulo Câmara.

O CFHP 2021 ofertará 1.074 horas-aula, com 46 disciplinas. A formação acontece sob a supervisão do Campus de Ensino Metropolitano I (CEMET I), da Academia Integrada de Defesa Social (Acides) e da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE. Esta será a última etapa do concurso, e os aprovados passarão a atuar no policiamento em todo o Estado.

Somente neste mês de julho já tiveram início as turmas de formação de 80 oficiais – sendo 60 para a PMPE e 20 para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) – e a de 100 praças para o CBMPE. Desde 2015, já foram formados e incorporados 6.798 profissionais à segurança pública do Estado, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares.

“A segurança pública segue avançando e fortalecendo sua atuação. Iniciamos o curso de soldados para dar mais musculatura ao trabalho ostensivo da Polícia Militar. Um desafio grande pois, devido à preparação sanitária, tivemos de dividir 750 alunos em 40 turmas, garantindo o distanciamento. Se o panorama de saúde pública permitir a realização do Carnaval no ano que vem, teremos o incremento nas ruas de policiais bem preparados e motivados para trabalhar nos polos e contribuir com o Pacto pela Vida”, declarou o secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire.

Em agosto, a Academia Integrada de Defesa Social ativará os cursos de formação para 60 novos delegados de Polícia Civil, 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito, que integrarão a Polícia Científica. A conclusão dos três cursos está prevista para o fim deste ano.

Participaram da cerimônia desta quarta-feira os secretários Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas), Carlos José (Casa Militar), José Flávio Morais (executivo da Casa Militar), Rinaldo Souza (executivo de Defesa Social), além do comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel José Roberto de Santana.

Pernambuco recebe mais de 411 mil vacinas contra a Covid-19 em um só dia




Uma segunda remessa de vacinas contra a Covid-19, contendo 204.500 doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, foi entregue em Pernambuco nesta terça-feira (27.07). A carga chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 16h35, e foi remetida para o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde se juntará aos 43 mil imunizantes do mesmo fabricante e às 164,2 mil unidades da Coronavac/Butantan recebidos nesta manhã, totalizando 411.700 doses de vacina, que vão reforçar a campanha de imunização em todo o Estado.

Nesta quarta-feira (28.07) ainda há a expectativa da chegada de novas doses de imunizantes da Pfizer/BioNTech, o que deverá consolidar um total de 506 mil novas unidades de vacina recebidas apenas nesta semana. Todas essas remessas serão encaminhadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) no início da tarde desta quarta. “Conforme havíamos anunciado há alguns dias, após contato com o Ministério da Saúde, as novas remessas de imunizantes estão sendo entregues ao longo desta semana, o que vai permitir agilizar bastante a campanha de vacinação da população pernambucana”, afirmou o governador Paulo Câmara.

As 204,5 mil doses recebidas na tarde de hoje são para uso exclusivo na segunda dose, auxiliando os municípios a finalizar o esquema de pessoas com comorbidades e deficiência, trabalhadores aéreos e portuários e forças de segurança. Podem, entretanto, ser expandidas para outros grupos, de acordo com o planejamento da campanha em cada cidade. Já as doses recebidas pela manhã serão destinadas ao avanço no esquema completo de vacinação da população por faixa etária (Butantan) e para a segunda dose de pessoas com comorbidades (Astrazeneca).

“Estamos encaminhando, esta semana, um grande quantitativo de doses com finalidades diversas, sendo indispensável que os gestores municipais fiquem atentos às pautas de distribuição para fazer o uso correto das vacinas. Ratificamos, mais uma vez, que as primeiras doses devem ser utilizadas com esse objetivo, assim como as segundas, garantindo a finalização dos esquemas vacinais e evitando inconformidades mais a frente”, alertou a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Ao todo, desde o dia 18 de janeiro, Pernambuco já recebeu 6.867.500 doses de imunizantes, sendo 3.556.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.433.360 da Coronavac/Butantan, 709.020 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

GRÁVIDAS – As 2.609 gestantes e puérperas que receberam, em Pernambuco, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz deverão completar o esquema vacinal, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer/BioNTech. A recomendação é do Ministério da Saúde e foi balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, em reunião na tarde da segunda-feira (26.07).

“É essencial completar o esquema vacinal das grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da Astrazeneca para assegurar a alta eficácia dos imunizantes, principalmente por sabermos que as gestantes, por si só, são consideradas grupo de risco para agravamento da Covid-19. De maneira geral, as vacinas contra o novo coronavírus não são intercambiáveis, mas os recentes estudos publicados apontam que o esquema heterólogo, com o imunizante de vetor viral da Astrazeneca e a vacina de RNAm da Pfizer, gerou uma resposta imune robusta e boa segurança, o que nos dá maior tranquilidade em seguir com esta recomendação”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Antes, a orientação era aplicar a segunda dose da Astrazeneca das gestantes que haviam tomado a primeira dose do mesmo fabricante somente após o puerpério. Agora, porém, será possível completar o esquema vacinal com a vacina da Pfizer, respeitando o intervalo normal de até 90 dias após a primeira dose. “Os municípios devem ficar atentos à nova recomendação e agilizar a vacinação das suas gestantes e puérperas”, reforçou a superintendente Ana Catarina de Melo.

A suspensão do uso da vacina Astrazeneca em grávidas aconteceu em maio, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada da morte de uma gestante vacinada no dia 10 daquele mês com esse imunizante. À época, apenas as gestantes e puérperas com comorbidades estavam sendo imunizadas contra a doença. Após a decisão da Anvisa, o Governo de Pernambuco, numa iniciativa pioneira, decidiu descentralizar as vacinas da Pfizer para todo o Estado, contemplando as gestantes e puérperas com ou sem comorbidades.

Garanhuns | Para melhor fluidez no trânsito, AMSTT programa nova sincronização dos semáforos





A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), informa que através da Diretoria de Trânsito e da Gerência de Engenharia de Tráfego e Sinalização, vem intensificando desde o início deste mês, ações relativas à mobilidade urbana, visando proporcionar uma maior fluidez do trânsito em vias como as Avenidas Rui Barbosa, Júlio Brasileiro, Nilo Peçanha, e ruas XV de Novembro, Dantas Barreto e Dr. José Mariano.

Para isso, foi realizado um estudo baseado em análises feitas pela Central de Videomonitoramento de Trânsito da AMSTT, bem como nos locais, para que os semáforos das citadas vias trabalhem em sincronia, sem contudo, prejudicar o fluxo nas vias transversais. Dessa forma, foram realizadas novas programações baseadas em horários de fluxos maiores e/ou menores, observando-se os dias úteis e fins de semana.

Na Av. Nilo Peçanha, por exemplo, via com grande quantidade de veículos, foi realizado um ajuste no tempo semafórico para dar maior agilidade aos veículos vindos da Av. Santo Antônio. Para a população entender de forma simples como funciona o sincronismo semafórico, o Diretor-Presidente da AMSTT, Rodolpho Almeida, cita o exemplo da Av. Rui Barbosa, salientando que “se os veículos trafegarem numa velocidade média de 40 km/h, estes conseguirão aproveitar o tempo com sinal verde em três ou mais semáforos”.

Rodolpho salienta ainda que para isso acontecer, a colaboração dos condutores é fundamental, pois faz-se necessário que estes continuem respeitando a sinalização de forma geral, não fazendo fila dupla, não parando em áreas de conflito e não utilizando o celular enquanto dirigem, pois só com a colaboração de todos é que a programação que foi realizada nos semáforos irá continuar funcionando como esperado.

terça-feira, 27 de julho de 2021

Paulo Câmara defende manutenção do ramal da Transnordestina para Suape






    O governador Paulo Câmara se reuniu por videoconferência, nesta terça-feira (27.07), com a expressiva maioria dos deputados federais pernambucanos, além dos senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, para discutir os novos direcionamentos dados pelo governo federal ao projeto da Ferrovia Transnordestina. O encontro marcou o alinhamento da bancada federal de Pernambuco e do Governo do Estado em apoiar a permanência do ramal de ligação ao Porto de Suape. Após a apresentação técnica, feita pelo diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins, o governador se comprometeu em dar continuidade e colocar em prática esse entendimento.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde apresentamos as questões locais que tornam inquestionável a permanência do nosso porto no projeto. O que não pode é Suape ficar de fora, considerando tudo o que representa no contexto da Transnordestina. É muito mais viável economicamente, e é fundamental para o desenvolvimento da região Nordeste”, pontuou Paulo Câmara.

Com um encontro marcado para o próximo dia 16 com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Paulo Câmara adiantou que outras reuniões estão previstas, para auxiliar no andamento do processo. “Temos uma reunião (com o ministro) programada para agosto, mas, por sugestão da bancada, teremos também encontros com outros representantes dos poderes, como o presidente da Câmara Federal e com o Tribunal de Contas da União. Vamos estabelecer as agendas necessárias. É o momento de cairmos em campo buscando essa definição”, finalizou o governador.

Nota de Pesar

 



Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento de Massilon Falcão, que deixa um legado cultural grandioso para Garanhuns e o estado de Pernambuco. Com suas lentes maravilhosas e olhar apurado, Massilon registrou nossa gente, nossa história e a beleza romântica de Garanhuns, participando ativamente do desenvolvimento cultural desta região.


Farão falta sua boa conversa, pensar crítico, sua arte e sua bodega.

Aos familiares e amigos, expressamos nossos sentimentos pela perda e desejamos conforto nos desígnios de Deus, com a certeza que Massilon cumpriu uma bela missão.

Aproveitamos para informar que o velório acontecerá na tarde desta terça-feira (27) no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.

Garanhuns, 27 de julho de 2021.

Pernambuco recebe mais de meio milhão de vacinas esta semana





O governador Paulo Câmara informou, nesta segunda-feira (26.07), por meio de pronunciamento, que Pernambuco vai receber, nos próximos dias, 506.470 doses de vacinas contra a Covid-19. Estão previstas para amanhã as chegadas em dois voos de 164.200 doses da Coronavac/Butantan e 247.500 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Já na próxima quarta-feira (28.07), chegarão ao Recife mais 94.770 doses da Pfizer/BioNTech.

Segundo Paulo Câmara, a entrega já está confirmada pelo Ministério da Saúde, e será a maior já registrada em uma mesma semana. “Esse total de um pouco mais de meio milhão de vacinas vai nos permitir avançar nas faixas etárias, em todo o Estado”, afirmou o governador, que alertou a população para a importância da segunda dose. “Se você já tomou a primeira, não perca o prazo para completar a sua imunização”, finalizou.

Ao todo, desde o dia 18 de janeiro, Pernambuco já recebeu 6.455.800 doses de imunizantes, sendo 3.309.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.269.160 da Coronavac/Butantan, 709.020 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Paulo Câmara autoriza início da requalificação do pavilhão de eventos do Centro de Convenções de Pernambuco





O governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (26.07), a ordem de serviço que autoriza a requalificação do pavilhão de feiras e eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Orçadas em R$ 1,7 milhão, as obras já devem começar nesta terça-feira (27.07), e incluem a recuperação e polimento do piso em concreto (totalizando 18.650 m²), recuperação e substituição de calhas técnicas (1.700m), reforma dos banheiros com acréscimo de fraldário e da cozinha do mezanino do pavilhão.

“Vamos fazer a reformulação do Centro de Convenções de Pernambuco para melhorar a infraestrutura e adaptar esse grande espaço para a retomada dos eventos, que vai exigir muito trabalho, precauções e protocolos, que já estão sendo pensados. Queremos que o Cecon esteja pronto e efetivamente adaptado à nova realidade que estamos vivendo em virtude da Covid-19”, destacou Paulo Câmara.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, a proposta de requalificação foi um pleito que surgiu durante as reuniões da Câmara Setorial de Turismo. “O espaço tem uma importância singular para o turismo de negócios em Pernambuco. Nossa decisão por executar esta obra é fruto de conversas com diversos atores da área. Passado o período de pandemia, acreditamos que o uso do espaço ganhará ainda mais relevância para os diversos negócios que são incentivados no local”, afirmou Roberto Abreu. A AD Diper vai custear e gerenciar as obras, cujo prazo de conclusão está previsto para daqui a dois meses.

Antes da pandemia, o pavilhão chegou a receber uma média anual de 32 eventos, com público médio de 300 mil pessoas. O espaço opera há 40 anos, apoiando o desenvolvimento do trade turístico de Pernambuco. Segundo o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, ainda em 2021 estão programadas oito feiras, dos mais variados segmentos. “Estamos bem confiantes com a execução das obras. Teremos tempo hábil para deixar o Centro de Convenções renovado para os primeiros eventos que acontecem em outubro. Ações como essa são importantes para a retomada das feiras de negócios que aquecem nossa economia, geram emprego e renda e movimentam toda a cadeia do turismo”, salientou Novaes. A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, também participou da assinatura.

É no pavilhão do Centro de Convenções que acontece, anualmente, a maior feira criativa da América Latina – a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O evento, coordenado pela AD Diper, gera renda para mais de cinco mil expositores durante 12 dias, sendo geralmente realizado no início do mês de julho, há 20 edições. Este ano, por conta da pandemia, acontecerá entre 10 e 19 de dezembro.

Acordo de Cooperação vai agilizar desconto na conta de energia para agricultores/as familiares




Agricultores e agricultoras familiares poderão se cadastrar de forma mais rápida para acessar os benefícios tarifários social ou rural de energia elétrica, que dão até 65% de desconto na conta. A Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, a partir de uma articulação do deputado estadual Doriel Barros (PT-PE), que possibilita que os sindicatos rurais façam o cadastramento e já enviem para a Celpe a documentação do trabalhador e da trabalhadora rural.

Os detalhes para adesão aos benefícios serão informados em Seminário Virtual nesta terça-feira (27), de 9h às 12h. Na atividade, os 174 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRs), atuantes nas três regiões do estado, vão conhecer mais sobre as tarifas social e rural, os critérios para acessá-las e quais os documentos que devem ser enviados pelo agricultor e a agricultora, quilombolas e indígenas para acessarem esse direito. As lideranças sindicais vão poder tirar dúvidas com a equipe técnica da Celpe.

“O Sindicato rural será a porta de entrada para o agricultor e a agricultora darem entrada no benefício e terem acesso ao desconto na conta de energia, por meio das tarifas social ou rural. Estamos muito otimistas com essa parceria que vai possibilitar às famílias uma economia que vai fortalecer a agricultura familiar e a vida sustentável no campo”, explicou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

Acordo de Cooperação Técnica –A assinatura ocorreu no último dia 13 de julho, no prédio da Celpe, no centro do Recife, com a presença de Cícera Nunes, do presidente da Celpe, Saulo Cabral e Silva, do diretor de Relações Institucionais da Celpe, João Paulo Neves Baptista, e do deputado estadual Doriel Barros.

“Temos lutado para assegurar esse direito dos agricultores e agricultoras familiares a uma energia elétrica mais barata. Para isso, já apresentamos indicações e Projeto de Lei na Assembleia. Por isso, estamos muito felizes em termos contribuído com essa articulação. Com a conquista desse termo de cooperação, acreditamos que essa política chegará de forma mais rápida a quem realmente precisa”, destaca Doriel Barros.

O Seminário é promovido pela Fetape, Celpe e pelo deputado estadual Doriel Barros, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da ALEPE.


Assessoria de Imprensa e Comunicação:
Fetape: Gleiceani Nogueira (81) 99982.0641
Ylka Oliveira (81) 99585.4847

Assessoria do deputado Doriel Barros:
Ana Célia Floriano (81) 99924.4575

COVID-19 em queda

 



Com média móvel de 1.101,4 mortes por Covid-19, a pandemia no Brasil voltou ao patamar de queda. A taxa é a mais baixa desde 23 de fevereiro e 15% menor do que a apurada em 11 de julho. Já a média de casos está em estabilidade, com 44.584,1 infectados diários, número 2,51% mais baixo do que o registrado há duas semanas. O avanço da campanha de vacinação é o principal responsável pelo recuo dos índices. Até o domingo, 45,4% da população – ou mais de 95,4 milhões de pessoas – receberam ao menos uma dose de um imunizante, enquanto 15,9% – 33,5 milhões – receberam as duas. Além disso, outras 4.045.166 de pessoas foram inoculadas com o fármaco de dose única da Janssen.

VEJA

Prefeito Sivaldo Albino e secretário André Longo visitam unidades de enfrentamento à Covid-19 em Garanhuns





O secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou na última sexta-feira (23) as unidades que integram a rede de combate à Covid-19 em Garanhuns. Durante a ocasião, o secretário esteve acompanhado do prefeito Sivaldo Albino, em visita a Unidade de Tratamento Covid-19 e Hospital Regional Dom Moura (HRDM). Em seguida, os gestores cumpriram agenda no Palácio Celso Galvão, onde a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES), participou de uma reunião no Gabinete do Prefeito.

Também estiveram presentes o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes; a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; o secretário-executivo da pasta, Paulo Mendonça; o secretário de Comunicação Social, Ronaldo César; o diretor do HRDM, Venâncio Leonardo; e o secretário-geral do Consórcio Público Para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam), Cayo Albino. Além de equipe técnica da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.

“Esta visita também foi um pedido direto do governador Paulo Câmara, que tem acompanhado a evolução dos indicadores da Covid-19 em todo o estado. E em especial aqui em Garanhuns, onde o Governo do Estado viabilizou, através de parceria com a Prefeitura, a instalação de 30 leitos de UTI para enfrentamento à pandemia”, destaca o Secretário Estadual de Saúde, André Longo.

A visita aconteceu em um momento onde o município de Garanhuns registra uma queda expressiva na taxa de ocupação dos leitos de UTI e retaguarda voltados para o combate à Covid-19. Atualmente o município conta com 22 leitos de retaguarda na UTC, 18 no Hospital Regional Dom Moura e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. Os leitos clínicos de enfermaria estão com 14% de ocupação.

O município conta ainda com 40 leitos de UTI; considerando os 10 leitos na UTC, 10 leitos no Hospital Regional Dom Moura e 20 leitos no Hospital Perpétuo Socorro. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está atualmente em 30% da capacidade.

“Os esforços do Governo do Estado e da Prefeitura de Garanhuns foram e continuam sendo essenciais para que pudéssemos chegar a este momento de tranquilidade. Este cenário é fruto da ampliação de leitos em nossa região, em conjunto com os avanços na vacinação e medidas preventivas. Por isso, devemos continuar nos cuidando para que estes números reduzam cada vez mais”, completa o prefeito Sivaldo Albino.

 

Dominghetti elogiou Dias logo após jantar de suposta propina: 'Espetacular'


"Espetacular." Assim o policial Luiz Paulo Dominghetti, que há até pouco tempo se apresentava em Brasília como vendedor de vacinas, enalteceu o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias.

O elogio foi feito menos de 24 horas depois de um jantar no restaurante Vasto, na capital federal, em 25 de fevereiro deste ano. No encontro, o cabo da PM mineira diz ter ouvido de Dias suposto pedido de propina para que o governo levasse adiante uma oferta de eventuais 400 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca.

A mensagem consta de um diálogo via WhatsApp entre Dominghetti e o pai, Paulo César Pereira, e narra toda a saga do policial -_ que atuava como um representante comercial informal da empresa americana Davati Medical Supply -- à espera de um desfecho positivo nas negociações com o Ministério da Saúde.

O UOL teve acesso ao material, parte do conjunto de evidências, provas e documentos obtidos pela CPI da Covid, no Senado Federal. Nas conversas com o pai, nos dias 25 e 26 de fevereiro, Dominghetti não faz menção à suposta cobrança de propina. Clique aqui para ler na íntegra.

sábado, 24 de julho de 2021

MOVIMENTO OLÍMPICO: Prefeitura de Garanhuns realizará evento esportivo em comemoração às Olimpíadas de Tokyo 2021

Serão realizadas diversas ações entre os dias 24 de julho e 31 de agosto



A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, realiza neste sábado (24), as primeiras competições do ‘Movimento Olímpico 2021’. A edição do evento é uma alusão às Olimpíadas deste ano, que acontecem em Tokyo, no Japão. A solenidade de abertura acontecerá na Quadra de Esportes da Cohab 3, às 19h30.

Ao longo de toda programação serão diversos tipos de disputa, entre futsal, basquete, futevôlei, vôlei de areia entre outras competições das mais diversas modalidades, em vários locais da cidade. Ainda dentro da programação haverá um momento especial em homenagem à atletas da cidade e do passado, no dia 27 de agosto, que acontecerá na Codeam, é o que explica o secretário da pasta, Carlos Tevano.

“Esse projeto já vem sendo pensado por mim há um certo tempo e se chamará ‘Eu Atleta’. O intuito é que as pessoas conheçam os desportistas que fizeram um nome na história de Garanhuns. Nós temos aqui grandes figuras que precisam ser resgatadas na memória dos garanhuenses”, pontua Tevano.

Seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, apesar do avanço do município no enfrentamento a pandemia, não será permitida a presença de público durante as apresentações. Durante a semana, os alunos da Academia ao Ar Livre e da Academia Garanhuns, poderão participar de atividades esportivas que estão sendo preparadas pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.

Arte: Lucas Monteiro
Texto: Allan Gustavo

É HOJE / Info TV realiza live ‘Garanhuns Canta o FIG' reunindo diversos artistas garanhuenses

Transmissão será realizada neste sábado (24), às 19h, no YouTube e no Facebook da Info TV Web


Para quem está com saudade do Festival de Inverno de Garanhuns, que por mais um ano não foi realizado por causa da pandemia, vai ter a oportunidade de curtir uma live especial neste sábado (24). A partir das 19h, a Info TV realiza o ‘Garanhuns Canta o FIG”, que poderá ser assistido tanto pelo YouTube (youtube.com/infotvweb) quanto pelo Facebook (facebook.com/infotvweb) da emissora. A transmissão acontecerá direto do Centro Cultural, palco de tantas edições do Festival.

O projeto é recheado de novidades. Os internautas elegeram, pelo Instagram da Info TV, os shows mais marcantes da história do FIG. Na live, mais de 10 artistas garanhuenses interpretarão esses shows, além de várias surpresas. Entre os escolhidos pelo público, estão Capital Inicial, José Augusto, Flávio José e Priscila Senna.

“Faremos também alguns tributos a grandes artistas que passaram pelos palcos do FIG. Vai ser um espetáculo belíssimo. Preparamos momentos que irão divertir e emocionar, além de ajudar a matar a saudade do Festival de Inverno de Garanhuns”, revelou Clodovaldo Ferreira, diretor da Info TV.

Os talentos da nossa região que estarão presentes serão Rogério Diniz, Sandoval Ferreira, Amanda Back, Ronaldo César, Carla Marques, Valéria Santos, Andrea Amorim, Paulo Ferreira, Arthur Pessoa, Paula Viller, Claudio José, Mailson Couto e Tuxinha. A live será apresentada pelo comunicador Marcos Cardoso, locutor oficial do FIG, e pelo ator Nadiel Torres.

HOMENAGEM

A Info TV também realizará uma homenagem ao saudoso Zé da Macuca, na live 'Garanhuns Canta o FIG'. Um dos mais importantes fazedores de cultura de Pernambuco, José Oliveira Rocha, faleceu no dia 21 de maio. Zé fundou o Boi da Macuca em 1989, agremiação cultural que ganhou repercussão em todo o estado. Vale a pena conferir o que está sendo preparado pela Info TV.

Ex-aluno da UFAPE aprovado como professor em Universidade dos Estados Unidos



O Zootecnista ex-aluno da UAG-UFRPE (atual UFAPE), Wellison Jarles da Silva Diniz, obteve aprovação para ocupar as funções de professor assistente e pesquisador em Genômica Animal no Departamento de Ciência Animal da Auburn University, em Auburn, nos Estados Unidos.

Wellison irá lecionar na graduação de Zootecnia (Animal Science), a disciplina de Melhoramento Genético Animal. A partir de suas pesquisas, ele tem procurado elucidar a base genômica da programação fetal em bovinos de corte e características economicamente importantes em animais de interesse agropecuário, como a eficiência alimentar, a qualidade de carne e a resistência à doenças, chegando a este objetivo através de abordagens da genômica funcional e biologia de sistemas.

Durante sua graduação na Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE (UAG/UFRPE), Wellison participou como bolsista da iniciação científica (PIBIC) na área de ornitologia, sob a supervisão dos professores Dra. Rachel Lyra Neves e Dr. Wallace Telino-Jr, e também, foi bolsista do PIBIC sob a supervisão do Prof. Dr. Kleber Régis em genética animal.

Integrante de projetos de extensão na área de bovinocultura leiteira, Wellison foi também monitor das disciplinas de Zoologia e Melhoramento Genético Animal, teve seu estágio supervisionado obrigatório realizado na Embrapa Pecuária Sudeste, na área de biologia molecular aplicada à produção animal, e logo após a conquista de seu grau superior, decidiu iniciar o mestrado.

Realizou o mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Participou do programa de doutorado sanduíche na Technical University of Denmark – Lyngby, na Dinamarca.

Pós-doutorado no Departamento de Ciência Animal da North Dakota State University – Fargo, EUA.

Para ler a matéria completa, acesse ufape.edu.br.

Material publicado nas redes sociais da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

'Sommeliers' usam grupos no Telegram para achar 'vacina preferida'

 




Um grupo no Telegram com cerca de 3.000 moradores de São Paulo busca diariamente sua vacina preferida contra a covid. Há ainda outros divididos por regiões da capital e da Grande São Paulo.

Os integrantes trocam informações sobre Pfizer, AstraZeneca, Janssen e CoronaVac, os quatro imunizantes atualmente em uso no Brasil.

A repórter Lola Ferreira acompanhou a rotina de seis deles, que somam 20 mil dos chamados "sommeliers de vacina". Eles adiam a vacinação em busca de um imunizante favorito. A prática é criticada por autoridades e especialistas, por atrapalhar o cronograma de vacinação.

O grupo não é secreto, qualquer um pode entrar se tiver o link. Mas nem tudo pode. Não é permitido falar mal de nenhum imunizante nem tentar convencer ninguém. Também não se deve falar sobre política ou ser anticiência.

Os grupos são alimentados voluntariamente por aqueles que foram a postos de vacinação. Há quem percorra até três postos para informar o tamanho das filas e quais vacinas são aplicadas.

Nem sempre há justificativa para as escolhas de vacina. "Sinto em mim que não é para tomar essa", disse uma mulher sobre a CoronaVac. Outro falou que "só de pirraça" ia continuar procurando a da preferência.

UOL

Paulo Câmara é homenageado pelo apoio e incentivo que tem dado ao esporte pernambucano




Em agradecimento ao seu apoio e empenho em defesa do esporte pernambucano, o governador Paulo Câmara recebeu, nesta sexta-feira (23.07), no Palácio do Campo das Princesas, a placa “Governador Amigo do Esporte". A homenagem foi oferecida por entidades que tiveram projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e também pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – que patrocina as iniciativas esportivas.

“Tive a satisfação de receber hoje a comunidade esportiva de Pernambuco no dia desta homenagem. Ficamos felizes de ter uma política pública que está avançando, mesmo em um período difícil de pandemia. Continuaremos progredindo na estruturação da prática esportiva em todo o Estado e no incentivo a técnicos e atletas, para que eles tenham cada vez mais condições de treinar, se desenvolver e fazer do esporte um elemento indutor de desenvolvimento em Pernambuco”, destacou Paulo Câmara.

Apesar da crise sanitária, seis projetos foram aprovados com base na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte: Nosso Clube Instituto Vitaliza (basquete); Gerando Futebol 2 (futebol e futebol society); Time Aquáticos PE (natação, maratonas aquáticas e polo aquático); JUBs (futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo e natação); Basquete RD e Cesta dos Sonhos, ambos de basquete.

De acordo com o secretário-executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez, essa homenagem é um reconhecimento muito importante ao governador e à Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. “Desde 2015, a lei trouxe competições, conseguiu construir quadras e incluir socialmente milhares de crianças em todo o Estado, possibilitando a revelação de grandes talentos do nosso esporte”, ressaltou. O secretário executivo de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Leonardo Santos, reforçou que os projetos desenvolvidos são uma demonstração da prioridade dada ao esporte em Pernambuco. “O governador sempre reconheceu o papel transformador que o esporte possui”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da Copergás, André Campos, enfatizou que com os projetos aprovados na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, Pernambuco abraça os sonhos de milhares de jovens, que têm no esporte uma grande porta de entrada para conquistar um futuro com mais oportunidades. “Em meio às inúmeras demandas que têm, o governador elegeu essa política como uma das prioridades da sua gestão. Nos sentimos honrados em participar desse reconhecimento”, arrematou.

Também estiveram presentes à solenidade o presidente da Federação Pernambucana de Basquete, Cláudio Monteiro; o vice-presidente da Federação Acadêmica de Pernambuco, Roberto Gomes; o coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Atividades Físicas – IDAFE, Roberto Dornelas; além da ex-atleta da Seleção Brasileira Feminina de Basquete, Adrianinha.

Pernambuco tem menor número de internados em seis meses e anuncia flexibilizações no Plano de Convivência




O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (22.07), flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda (26.07), o horário de funcionamento das atividades econômicas em geral será uniformizado em todas as macrorregiões de saúde, igualando todo o Estado à Macrorregião 1, que contempla o Grande Recife, Matas Norte e Sul e parte do Agreste.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, explicou os detalhes das novas determinações. “Os bares e restaurantes, por exemplo, vão poder funcionar em todo o território estadual das 5h às 23h, todos os dias da semana e feriados. Já os shoppings centers e galerias comerciais estão autorizados a funcionar das 9h às 22h, em todo o Estado, nos dias de semana, fins de semana e feriados”, esclareceu. Ela anunciou ainda que as atividades esportivas terão o retorno do público, no limite de até 100 pessoas, com exceção dos jogos de futebol profissional em estádios.

A realização dessas atividades poderá acontecer até às 23h durante toda a semana. Sobre a liberação de música ao vivo no Estado, Ana Paula Vilaça pontuou que as apresentações são permitidas com até três integrantes, utilizando quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor. No entanto, continua vetada a permanência de pessoas em pé e também a demarcação de pistas de dança.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – Pela primeira vez desde o início de janeiro, Pernambuco registrou menos de 800 pacientes internados em leitos de UTI para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na rede pública. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, o Estado continua assistindo a um cenário de desaceleração dos indicadores da Covid-19 em todas as regiões. Na Semana Epidemiológica (SE) 28, encerrada no último sábado (17.07), os casos de SRAG voltaram ao patamar do final do ano passado.

“Foram 705 notificações, o que representa queda de 23% em relação à SE 27 (920) e de 28% em 15 dias (979). Já nas solicitações por leitos de UTI, tivemos uma queda de 8,6% entre as semanas 28 e 27. Com isso, as taxas de ocupação, mesmo com a redução progressiva de leitos, permanecem em patamares baixos, próximos a de 50%”, informou Longo. Para o secretário, o cenário positivo é fruto de uma combinação de fatores essenciais: “Primeiro, a compreensão da grande maioria da população, que assumiu a responsabilidade com a proteção de toda a sociedade. Mas reforço que os próximos passos ainda dependem das nossas atitudes”, argumentou.

André Longo lembrou que o esforço realizado pela gestão foi determinante para que Pernambuco tenha registrado uma das melhores respostas no enfrentamento da Covid-19 no Brasil em 2021, com a segunda menor taxa de mortalidade por 100 mil habitantes do País. “Neste momento em que a variante Delta, que já tem transmissão comunitária em alguns Estados, traz uma preocupação adicional em todo o mundo, precisamos acelerar a vacinação e fazer com que as pessoas completem todo o esquema vacinal. É primordial ainda manter e reforçar os cuidados, mesmo quem já está com a imunização completa”, concluiu.

FILIPINOS – A Secretaria de Saúde informou ainda que um dos tripulantes filipinos do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre – um homem de 48 anos – recebeu alta hospitalar na última quarta-feira (21.07). O outro tripulante segue internado na enfermaria de uma unidade de saúde privada do Recife, com quadro estável. Já os 41 profissionais que tiveram contato com a tripulação estão sendo monitorados pela SES, com 38 negativos para a doença, um positivo e dois em análise.

V GERES: Números atualizados de vacinas distribuídas e aplicadas, em 22 de julho de 2021

 



A V Gerência Regional de Saúde (V GERES), com sede em Garanhuns, informa que foram aplicadas 326.868 doses de vacinas contra a Covid-19, que correspondem a 85,46% do total de 380.333 doses distribuídas aos 21 municípios que fazem parte de sua abrangência. As demais doses se encontram em poder das Secretarias Municipais de Saúde para vacinação de primeira e segunda doses. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira, 22 de julho, às 10:00h.

A V GERES recebe as vacinas da Secretaria Estadual de Saúde e faz a distribuição através do Programa Nacional de Imunização às Secretarias Municipais de Saúde, que devem cumprir rigorosamente a vacinação dos grupos prioritários, conforme cronograma estabelecido pela SES / PE.

Os dados estão disponíveis no LocalizaSUS.

Pré-conferências de Assistência Social têm início em Garanhuns






Visando a preparação da comunidade para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social e a discussão dos eixos trabalhados, estão sendo realizadas, até o dia 10 de agosto, as pré-conferências. Nessa quarta-feira (21), a ação contemplou o Cras Bela Vista, no prédio da Escola Jaime Luna, além do Cras Magano. Já nesta quinta-feira (22), foi a vez do Cras Várzea, na Escola Silvino Almeida, assim como o Cras Heliópolis, receberem as atividades.

As Conferências Municipais são espaços democráticos que servem, entre outras questões, para unir poder público e sociedade civil no debate das políticas públicas para os próximos anos. Com o tema: “Assistência Social – Direito do povo e dever do Estado, com cofinanciamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, a conferência será realizada, em Garanhuns, nos dias 24 e 25 de agosto de 2021.

Dando continuidade às pré-conferências, no dia 27 de julho o Cras Quilombo será o contemplado pela manhã e, no dia 28, o Cras Boa Vista (no prédio da Escola Padre Dehon), no turno da tarde. Nos dias 03, 05 e 10 de agosto, o evento acontecerá nos distritos de São Pedro, Miracica e Iratama, respectivamente.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

GARANHUNS / Prefeitura avança na elaboração de projeto para recuperação do trecho da Avenida Senador Paulo Pessoa Guerra




A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, segue trabalhando na elaboração do projeto para recuperação do trecho afetado pelas fortes chuvas na Avenida Senador Paulo Pessoa Guerra. O secretário Alexandre Marinho monitora de perto, junto ao prefeito Sivaldo Albino, o andamento da situação.

“É um projeto complexo por vários motivos. Não adianta fazer um serviço provisório e na próxima chuva abrir novamente. Por isso a gestão está preocupada em fazer um planejamento definitivo, para que o problema não volte a acontecer. Nossa equipe técnica está empenhada em concluir o mais rápido possível”, afirmou Alexandre.

Já foi finalizada a topografia do local. Estão sendo realizados os estudos de compactação e a análise de solo, além da elaboração dos projetos estrutural e auxiliares. Ademais, a Prefeitura também tem trabalhado o licenciamento da intervenção junto aos órgãos ambientais, já que a execução da obra envolve área de preservação ambiental.

"Estamos trabalhando intensamente para que as obras de recuperação possam ser iniciadas no menor período de tempo possível, mas com responsabilidade redobrada. Foram justamente a pressa e a falta de visão de futuro que levaram nossa cidade a precisar hoje gastar vários milhões de reais para reconstruir obras de baixa qualidade e executadas de forma açodada", afirmou o secretário Alexandre Marinho.

Fotos: Jancley Gomes

Secretário Estadual de Saúde e Prefeito de Garanhuns inauguram Centro Especializado em Oftalmologia




Garanhuns ganhará nesta sexta-feira (23/07), uma nova unidade da rede OFTALMO PE, unidade de saúde especializada em consultas, exames e cirurgias oftalmológicas. O evento de inauguração acontece às 11:00h, e contará com as presenças do Secretário Estadual de Saúde, Dr. André Longo, do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, prefeitos e prefeitas convidadas de diversos municípios da região e equipes das secretarias municipais de saúde.

Concebida para atender a demanda em oftalmologia da segunda e terceira macrorregiões de saúde, que têm sede em Garanhuns, Caruaru e Arcoverde, a nova unidade OFTALMO PE, contará com consultórios equipados, exames com alta tecnologia, centro cirúrgico moderno, e um serviço de emergência oftalmológica 24 horas.

Segundo Sivaldo Albino, a OFTALMO PE fará parte da rede conveniada com a Prefeitura de Garanhuns e Governo do Estado, através do SUS, e terá capacidade para realizar 9.000 exames, 2.000 cirurgias e até 4.000 consultas mensais. “O investimento realizado nesta unidade de saúde oftalmológica é na ordem de R$ 5 milhões e contempla nossa população mais necessitada deste olhar para a saúde pública. É mais um sonho realizado em parceria com a iniciativa privada e com nosso governador Paulo Câmara, através do secretário de saúde, Dr. André Longo, a quem agradecemos o empenho por Garanhuns” – Afirma o prefeito.

A OFTALMO PE está localizada na Rua Buenos Aires, n° 480, Heliópolis, Garanhuns – PE.

Paulo Câmara sanciona lei que garante subvenção ao Hospital de Câncer de Pernambuco




O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quinta-feira (22.07), a lei que autoriza a concessão de uma subvenção social de aproximadamente R$ 2,4 milhões ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Os recursos serão destinados a equipar a unidade e concluir a recuperação do prédio desativado após um incêndio ocorrido em 2014.

“Aprovamos um projeto na Assembleia Legislativa que garante essa subvenção ao Hospital de Câncer, e vai possibilitar a abertura de novos leitos, a oferta de um melhor serviço, de novos exames e novos espaços para cuidar das pessoas. A oncologia é uma área extremamente essencial em Pernambuco”, destacou Paulo Câmara.

Fundado em 1945, o HCP é uma instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos exclusivamente por meio do Sistema único de Saúde (SUS). De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, cerca de 50% dos pacientes em tratamento de oncologia em todo o Estado procuram o HCP, e as verbas destinadas à instituição serão fundamentais para melhorar o atendimento. “É um reconhecimento a essa unidade hospitalar, buscando incentivar a expansão e a qualificação do atendimento à população pernambucana”, reforçou.

O HCP já recuperou o pavimento térreo do prédio anexo, destruído pelo incêndio em 2014, e instalou no local o novo Centro de Quimioterapia. Com a subvenção, será possível recuperar os demais pavimentos do prédio, onde funcionarão o novo Centro de Transplante de Medula Óssea – TMO, 24 leitos para hematologia, 20 leitos de UTI, um novo centro cirúrgico com 12 salas e a central de material de esterilização, além de 13 leitos da sala de repouso. A previsão é de que até dezembro deste ano a reestruturação do prédio esteja concluída.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Câncer de Pernambuco, Ricardo de Almeida, os novos recursos são de extrema importância para a população, que será a grande beneficiada com as ações de prevenção, educação, tratamento e também de ensino e pesquisa que são oferecidas no hospital. “Com a recuperação do prédio, todos esses serviços serão potencializados", afirmou. Almeida esteve acompanhado de Cláudia Barbosa, superintendente administrativa do HCP.

Vacinação é ampliada para trabalhadores da indústria com 18 anos ou mais em Garanhuns

 



A Secretaria de Saúde de Garanhuns amplia, a partir desta quarta-feira (21), a faixa etária para vacinação dos trabalhadores da indústria. A partir de agora, profissionais desta categoria com 18 anos ou mais já podem ser imunizados contra a Covid-19, e o cadastro já está disponível através da Plataforma Vem Vacina Garanhuns (vemvacinagaranhuns.site).

Fazem parte desta etapa todos os profissionais com atuação em Garanhuns, registrados nos setores industriais que constam em lista disponível na Plataforma Vem Vacina.

Para a vacinação dentro do grupo prioritário os trabalhadores devem apresentar a seguinte documentação: carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de CNAE e sua descrição.

Covid: Medo de reação faz aumentar nº de faltosos na 2ª dose em SP




Dados do governo do estado de São Paulo apontam que, até ontem, 642 mil pessoas não foram tomar sua segunda dose de vacina contra a covid-19. Em comparação com junho, houve um aumento de 168% no número de faltosos.

Ao todo, 284,4 mil pessoas ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da CoronaVac e 357,6 mil da vacina da AstraZeneca/Oxford. Esse número só tem crescido.

Uma das explicações para isso, na opinião da Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, é o medo das reações adversas.

"Sabemos que as reações também têm causado medo nas pessoas. Muitas pessoas se assustam, mas a pandemia é muito mais grave do que não se vacinar, do que não completar o esquema vacinal", disse em entrevista exclusiva ao repórter Leonardo Martins.

O governo intensificou nesta semana os pedidos para que as prefeituras convoquem os faltosos com envio de mensagem de texto ou email.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.